Recentemente participei do seminário de Privacidade, sigilo, compartilhamento, promovido pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM-ECA/USP); pelo Instituto Palavra Aberta e em conjunto com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC (CPF-SESC). Com palestras, debates e comunicações, foram discutidas questões de interesse público que envolvem nossas relações com a internet.
Os anais estarão disponíveis em breve e, para quem tem interesse em descobrir um pouco mais sobre como a reflexão acerca de assuntos como termos de usos de redes sociais, censura, privacidade, entre outros, pode nos ajudar a usar a internet de forma mais consciente, sugiro a leitura deles.
Pensando justamente em formas de equalizar as consequências de monopólios digitais como o Google e nos ajudar a tirar maior proveito da internet, usando suas ferramentas de forma mais crítica, a Unesco, em parceria com empresas do setor público e privado, lançou o projeto Mil Clicks.
https://www.youtube.com/watch?v=J0jn2LfN6T8
(texto publicado originalmente no site da revista Publicittà)
O professor e economista Gilson Schwartz será o responsável por promover os Mil Clicks na USP, uma sigla para Media and Information Literacy, da UNESCO. E que é o Mil Clicks? Trata-se de um novo conceito de moeda criativa para gerar uma economia de curtidas, compartilhamentos e social media entre os participantes como mostra o vídeo. Schwartz, além de professor da USP, é representante do Games For Change no Brasil, ONG norte-americana que milita por jogos de impacto social como é o caso do Mil Clicks.
Nos últimos anos, a informação e a comunicação estão se tornando globais. Isso é impulsionado pela internet, que está evoluindo como o principal agente de conexão entre as pessoas e as instituições. A internet abre a oportunidade para as mais diversas fontes de informação em todo o mundo. A diversidade de fontes de informação traz benefícios, riscos e desafios que vão além de indivíduos, são para as comunidades, as nações e o mundo todo. O preocupante é que o acesso à informação como combustível para o desenvolvimento ainda não está disponível a todos. Além disso, a capacidade crítica dos cidadãos em usar a comunicação e informação, voltada ao desenvolvimento sustentável, para a promoção do diálogo intercultural e para criar um mundo mais inclusivo está longe de ser global.
A iniciativa UNESCO MIL Clicks é um movimento das mídias sociais criado para possibilitar e estimular formas inovadoras, criativas e não formais de aprendizagem sobre AMI e também sobre o diálogo intercultural. Os jovens constituem o público alvo do MIL CLICKS. Aprenda mais e junte-se ao movimento aqui. A iniciativa foi iniciada pela UNESCO em cooperação com a Comissão Europeia, o Governo da Arábia Saudita, USP, Centro Sérvio de Educação em Mídia e muitos outros parceiros.
Links relacionados:
Site oficial da MIL Week (em inglês)
UNESCO no Brasil – MIL Week (em português)
Site MIL CLICKS (em português)