Iluminamos: Capitão América 2 – O Soldado Invernal

Você está visualizando atualmente Iluminamos: Capitão América 2 – O Soldado Invernal

Segunda-feira chuvosa, decidi ver o segundo filme do Capitas. Como já falei outras vezes aqui no site, sou meio benevolente com filmes. É preciso ser muito ruim pra eu não gostar. E ainda assim eu tento ver duas ou três vezes antes de considerar uma bosta. Ah! Também não fico procurando referências “junguianas” em qualquer filme.

No caso de Capitão América 2: O Soldado Invernal eu ainda tive alguns fatores que poderiam atrapalhar: expectativa alta (ou seja, maior chance de me frustrar), fui com a idéia de ser um filme estilo “Disney” (um experimento que decidi fazer) e ainda dublado. Qual resultado disso?

FILMAÇO! UMAS DAS MELHORES PRODUÇÕES DA MARVEL E DE SUPER-HERÓIS!

Histeria feita, resenharei evitando spoilers: esta sequência é baseada diretamente (óbvio), do arco do Soldado Invernal (relançado mais recentemente como “Tempo Esgotado”, pela coleção de graphic novels da Salvat), mas é possível reconhecer referências e cenas de outras sagas, como “Guerra Civil”, “Guerra Secreta” e “Os Supremos” do Universo Ultimate.

O maior feito do filme foi ter conseguido amadurecer não só o personagem, mas também o universo cinematográfico da Marvel. O tema principal é a confiança, e se desenrola no mundo da espionagem, só que com um super-herói, o que torna tudo mais grandioso que um filme de Jason Bourne. Em vez de o antes “inocente” Capitão, agora temos alguém que consegue perceber (e se incomodar) com as nuances entre o bem e o mal dos dias atuais, acentuadas ainda mais pela área de atuação da SHIELD, para quem trabalha agora enquanto se insere nos dias atuais.

capitao
Só tô de olho nessa tua espionagem aí, hein!

Mesmo para quem conhece os quadrinhos, e sabe bem como algumas coisas vão acontecer, creio que conseguirá ser impactado com algumas “cenas reveladoras”. A ponte com o filme anterior também é muito bem feita, mas se você não viu o primeiro filme (o que eu acho difícil), pode ver o segundo sem problemas. Existem algumas passagens que situam o espectador. A tradição da Marvel também continua em soltar “easter eggs” durante o filme. E são muitos. Alguns já divulgados pela internet e outros que em breve devem se revelar, pois são rápidas demais na tela, como nos vídeos dos alvos do projeto Insight (devem ter nomes interessantes ali). Mesmo na cena pós créditos temos referências. Ah! E existem duas cenas. O filme termina com tremenda carga, cheio de cenas que parecem indicar para onde não só o terceiro filme deve seguir, mas também a sequência dos Vingadores e até mesmo influências na segunda temporada da série Agents of SHIELD.

As piadinhas também estão presente, e são bem mais do que eu achei que seriam; no entanto são curtas, pontuais e quase todas voltadas para ironia, bem diferente do gracejo de “irmão adotivo” do Thor, em Os Vingadores. Em suma, não incomodam. Aliás, essa cena do Thor me obriga a dizer que os personagens não foram descaracterizados dessa vez, como aconteceu em Homem de Ferro 3, com aquela cena em Tony Stark invade o esconderijo do Mandarim como se fosse o maior agente secreto da terra.

capitas bucky
A porrada come solta! E de forma digna.
Aí sim, teremos uma histeria nerd nos cinemas.

Todos os atores, se não estão fantásticos, ao menos não comprometem. O Soldado Invernal (Sebastian Stan) impõe um tremendo respeito sempre que aparece. Creio que conseguiu ser um dos melhores vilões de filmes de “supers”. O Falcão (Anthony Mackie) é extreamente carismático e consegue nos fazer acreditar que a amizade com o Capitão realmente existe, mesmo em pouco tempo de historia. A Viúva Negra (Scarlett Johansson) está mais espiã e “mortal”, como sugere o nome de seu personagem. Nick Fury (Samuel L. Jackson), apesar de não apresentar novidades na sua atuação, está bem sacana. Chris Evans (Capitão) continua com aquela cara de garoto “criado a leite com pêra”, contudo bem mais amenizado, chegando ao ponto de me fazer esquecer disso quando entrava em ação.

As cenas estão muito bem dirigidas e passam a emoção que se pretende. Toda a cena do museu e da Peggy Carter emocionam ao ponto de talvez você “chorar como um ninja silencioso”, assim como as lutas e perseguições prendem a atenção. Aliás, as lutas merecem uma citação especial. Você consegue entender o que se passa em algumas, e no geral é possível aceitar os malabarismos peculiares de um filme de super-herói. Portanto, esqueça a cena cortada (e vergonhosa) do Capitão América em Vingadores.

Aos 22 segundos você verá um golpe mortal. Para quem assiste, é claro.

A dublagem foi conservada do primeiro filme e não compromete. Está bem feita e não tem aquele argumento depreciativo que muitos usam ao dizer que “o gordo tem voz de magro” e vice e versa. Então, se você não tem “achaques de bambi” por pensar que só filmes legendados prestam, recomendo optar pelo dublado para prender sua atenção nos detalhes da história. Destaque para o caderninho de anotações do Capitão, que possui a sua “versão brasileira” (bem bosta, mas vale a brincadeira).

Caderno
Em cima a versão original da lista de referências para Steve Rogers se atualizar. Embaixo a brincadeira da versão brasileira, feita não só aqui mas também em outros países, como Itália, Espanha e México. Recomendar Xuxa provavelmente foi o plano mais diabólico dos vilões.

No geral, a experiência foi muito satisfatória, ao ponto de querer rever. Não sou ingênuo de achar que os filmes da Marvel agora acharam um caminho. Mesmo porque, ainda que a trama tenha ganho carga emocional ao tentar falar de vigilância e vazamento de dados governamentais, dandoe um plano de fundo mais elaborado, ainda nota-se certas amenidades (o efeito Disney?) e muitos clichês. Mas até aí os quadrinhos possuem várias ocasiões previsíveis (como personagens que morrem e voltam). O próprio trailer de Guardiões da Galáxia (exibido antes do filme) mostra que filmes mais leves e “família” estarão por aí. No entanto foi uma boa amostra de que também é possível transpor para as telas historias com um mínimo de conteúdo razoável, mantendo o tom fantasioso sem parecer tão infantil e respeitando personagens icônicos.

Vilipendiador Unperucked

Sempre se metendo em novos projetos e lutando contra pré-conceitos interiores. Já teve pilhas de HQ's, videogames e cartuchos. Hoje somente bons encadernados e um emulador. Ainda assim, sempre tenta colecionar algo. Pensou em escrever sobre a procrastinação mas achou melhor deixar pra semana que vem.

Este post tem 9 comentários

  1. Devo ir ver o filme nesse fim de semana. Tô ansioso… Tá todo mundo falando bem. De fato, como já te falei, só tô ansioso por dois filmes, de toda essa onda “marvel/DC”: esse do Capitas e o Guardiões. O resto, pode jogar na latrina.

    1. Vilipendiador Unperucked

      Engraçado… eu vi esse trailer dos Guardiões, antes do Capitas. E dublado.
      Tive outra impressão, me incomodou. Achei o filme bobo até demais.
      Em compensação, o do Aranha 2 (que tb teve trailer) e que eu tava cagando, fiquei com vontade de ver nas telonas. Parece que vai ser mais intenso do que o primeiro.

      Mas sabe cumé, né? Trailer é foda, para o bem ou para o mal.

      1. JJota

        Concordo com você. Se tem dois filmes que os trailers me deixaram com uma sensação ruim foi Guardiões da Galáxia e Homem-Aranha 2.

    1. Vilipendiador Unperucked

      Ainda bem que essa cena aí não entrou, pois é um tremendo corta tesão. Eu levantaria do meu lugar e iria embora do cinema por constrangimento.

  2. Geyson Freitas

    Fui com expectativa zero pra assistir esse filme no cinema, muito por culpa de Homem de Ferro 3 e Thor 2, mas felizmente o filme se mostrou ótimo (achei o melhor do Marvel Studios até aqui, muito melhor inclusive que Vingadores), com uma trama que se leva mais a sério, com ótimas cenas de lutas, tensão (coisa que jamais senti com nenhum filme da Marvel, nenhum jamais deixou a impressão que o perigo é real). Se seguissem essa linha para os próximos fimes já estaria de ótimo tamanho, uma pena que não deve acontecer.

    Em tempo, estou mais empolgado pelo filme dos X-men, é o meu grupo de heróis favorito, e do que saiu dos trailers e da cena inicial das Sentinelas atacando o grupo, o filme parece ter ficado sensacional.

    1. JJota

      Acho mesmo que X-Men poderá ser um filmaço. O mimimi contra o filme não acho que tenha sustentação. Colocar o Wolverine como elo de ligação é simplesmente levar em conta o X-Men mais famoso atualmente e o ator que, de certa forma, segurou a onda enquanto a franquia dormia.

      Putz, HdF3 e Thor 2 são ruins demais!

      1. Geyson Freitas

        Pois é, concordo. Claro que adoraria ver a Lince Negra como o elo de ligação entre os dois tempos, mas sabemos que comercialmente ela possui pouco apelo, e até mesmo pra inserir no passado de First Class ela não faria muito sentido, já que não estava viva ainda nos anos 70, época que se passará o filme. O que eu espero mesmo e até agora está parecendo que terá é um maior desenvolvimento e tempo em tela dos personagens do passado e não só em Wolverine, até porque não dá pra desperdiçar ótimos atores como McAvoy, Fassbender e Lawrence, e claro, tudo isso misturado com cenas bacanudas dos mutantes sendo assassinados no futuro rs.

        Essa fase 2 da Marvel é complicadíssima, dois filmes horríveis, e um bom, que é o do Capitão, como não boto fé nenhuma em Guardiões, e se o Joss Whedon fazer o mesmo estilo de roteiro dos Vingadores em Vingadores 2, podemos dizer que foi uma fase praticamente jogada no lixo, não adianta o pessoal teorizar em Guerra Civil mais pra frente se jamais iriamos encontrar um roteiro maduro e interessante nos filmes, agora é a hora perfeita da Marvel dar um outro tom pros seus filmes, aproveitar o que Capitão deixou aí e seguir essa linha pelo menos já em Vingadores 2.

Deixe um comentário