Brainstrume – A notícia das velhas “novidades” noticiadas

Você está visualizando atualmente Brainstrume – A notícia das velhas “novidades” noticiadas

No último dia 15 de agosto, Sorocaba celebrou seus 359 anos de idade. E, então, como foi isso? Participei de atividades em comemoração de nossa cidade, e é nos fatos ao redor do desfile cível que quero basear este texto. Para isso, resolvi ler mais sobre o que foi noticiado sobre o desfile. Procurei em vários sites na internet para ler sobre o assunto e algo me chamou atenção: as notícias sobre o que estava acontecendo eram todas previsíveis, idênticas, mas não apenas por se tratar de algo esperado, mas sim, pela forma como foi passada. Por exemplo:

  • G1 – uma breve nota, 2 parágrafos, algo do tipo, data, anos que a cidade comemorou, número estimado de estudantes, alguns nomes de escolas participantes e local do desfile.
  • Cruzeiro do Sul – por ser o jornal da cidade, tivemos incríveis 2 parágrafos e algumas entrevistas – a novidade foi a programação das festividades que estavam por vir.
  • Diário de SP – este foi “bem melhor”, meia página, um record, incluindo, além do óbvio já citado, alguns testemunhos de “admiradores” que eram uma senhora de 79 anos que acompanhava os netos no desfile; um casal de 29 e 28 anos que estavam lá para ver a filha de 10 anos desfilar; e o relato de um aluno de 13 anos que desfilou.

Nitidamente, as entrevistas serviram apenas para acrescentar um “qualquer coisa bonitinha” para o texto. O que foi relevante foram as informações que constavam: mais de 30 fanfarras, 5.000 pessoas estiveram no local de acordo com a Guarda Municipal, 2.500 alunos desfilaram. O que nos mostra claramente que, para cada aluno, existia uma pessoa assistindo, ou seja, um parente.

Os exemplos acima me fizeram pensar – o que noticiar? Que a vozinha está feliz?! Que o prefeito se aproveitou do momento e disse que irá inaugurar um posto de saúde na zona leste até o fim do ano?! Sim, pois foi isso que aconteceu. Mas por que não acrescentarmos um pouco mais de elementos e não apenas fatos. Quero noticiar aqui o que eu vi naquele dia.

Não existe qualquer estímulo social para frequentar esses desfiles, quem estava lá foi apenas para ver seu filho.

Esta é a noticia, andei e perguntei para outras pessoas, o que você acha do desfile? As respostas foram: “não vou acordar cedo para nada”. “Nem tem exército!” (esperando algo como os desfiles de 7 de setembro de Brasília), “Eu? Ir lá ouvir político falar abobrinha?”. Fica claro que, na verdade, o desfile é apenas um circo montado para satisfazer uma inutilidade, colocar crianças passando calor e sede, ensaiar instrumentos, apenas com um propósito político para conseguir algum apelo positivo popular? Pão e circo?

Ou podemos pensar que o sorocabano (e por que não o brasileiro?) não tem o hábito de reconhecer civicamente fatos históricos importantes e, também, participar do cenário político?. Ou posso entender que essas reportagens de 2 parágrafos dizem a verdade, que o povo de Sorocaba participa em peso, manifesta-se, gosta e acompanha os políticos e os trabalhos educacionais e pedagógicos que são feitos na cidade?

Percebe-se que, mesmo com todos os esforços, as crianças adoram sair da escola
Percebe-se que, mesmo com todos os esforços, as crianças adoram sair da escola

VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU: POR QUE VOU A UM DESFILE DE 7 DE SETEMBRO?

Por que ainda temos um desfile tão militar, sendo que nosso forte não é o exercito? E as as cidades que não possuem sequer um tiro de guerra?  humm?

vem pra rua

Será que o movimento #vemprarua apenas existe para reclamar? Não está na hora de pensarmos em um #vempraruacidadãodebem? Onde está o interesse além de ver um familiar desfilar? O que se pode ver, nesta breve e não generalizada opinião, é que o sorocabano não participa se não for obrigado, divertido ou se não ganhar algo em troca, como por exemplo uma muda de árvore que foi doada pela Secretaria do Meio Ambiente lá na Praça Cel. Fernando Prestes.

Essa é a noticia que gostaria de ler, essa é a novidade no velho que muitos querem esconder, na minha civilizada opinião.

VÁ AO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO, VÁ LUTAR E CONHECER PELA HISTÓRIA DESSA MERDA DE PAÍS! PARA QUEM JÁ SABE, UM DIA ELE DEIXE DE SER ESSA MERDA CORRUPTA! NOSSO PAIS É FORTE, VAMOS MUDAR ISSO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!!!! POR FAVOR !

E que a Força esteja com você, que é forte, pois esse país precisa.

Administrador Iluminerd

A mais estranha figura nesse grupo: não posta, não participa de podcast, mas foi ele quem uniu todas as pessoas dessa bagaça...

Deixe um comentário