Casa inteligente, Domótica e Automação

Você está visualizando atualmente Casa inteligente, Domótica e Automação

dormaticaDomótica é a automatização e o controle aplicados á residência. Esta automatização e controle se realizam mediante o uso de equipamentos que dispõem da capacidade de comunicar-se interativamente entre si e seguir as instruções de um programa previamente estabelecido pelo usuário da residência e com possibilidades de alterações conforme seus interesses.

Em consequência, a Domótica permite uma maior qualidade de vida, reduz o trabalho domestico, aumenta o bem-estar e a segurança, racionaliza o consumo de energia e, além disso, sua evolução permite oferecer continuamente novas aplicações em gestão de energia e outros controles de acesso.

Trata-se da aplicação de sistemas de controle baseados na automação para todas as funções encontradas no ambiente, integrando seus acionamentos e visando sempre a praticidade, simplicidade e objetividade dos comandos. Todas estas funções sem se desfazer da beleza, do conforto e valorizando o ambiente.

Dentre os principais benefícios que a automação residencial proporciona estão a segurança, conforto, economia, comodidade, entretenimento, velocidade, flexibilidade e interatividade

Apartamentos de 65m² com duas vagas na garagem, ampla área de lazer, ótima localização e preparados para automação, diz o anúncio de uma grande construtora em São Paulo. E detalhe: a automação aparece com o mesmo destaque dos outros itens, comprovando que se trata de um diferencial de respeito.

casaintNão à toa, o tema da CasaCor 2011 é justamente a tecnologia dentro das residências. Sendo esta a principal mostra de decoração do país, é de se imaginar que reflita o que pensam os profissionais mais importantes do setor, muitos dos quais estão tendo que (re)aprender os benefícios da eletrônica para satisfazer seus clientes.

Fugindo do velho estereótipo “casa dos Jetsons”, os recursos disponíveis hoje podem ser adotados não apenas em mansões e mega-apartamentos, mas até em residências de classe média. Daí a importância do esclarecimento, através da grande imprensa, para que as pessoas saibam investir bem o seu dinheiro e desfrutem os benefícios das novas tecnologias. Que vale a pena, já ficou claro que vale!

Suspeito que nossa espécie já desejava as ‘casas inteligentes’ desde os tempos pré-históricos. João das Cavernas está em um canto de sua caverna, pronto para relaxar após um longo dia de coleta (ele nunca foi do tipo que caçava) e, de repente, uma forte preocupação toma sua mente: teria ele apagado a fogueira na entrada da caverna? Ele vagamente se lembrava de tê-lo feito, mas, e se não o fez?

Milênios depois, somos surpreendidos pelo mesmo problema. Você se arrasta para fora da cama e desce dois lances de escadas apenas para conferir se desligou o aquecedor no porão.

AutoA automação residencial deveria ter resolvido isso. Durante décadas, empresas de tecnologia e revistas futuristas nos provocaram com visões de casas nas quais a iluminação, a temperatura, os sistemas de TV e áudio poderiam ser controlados por uma unidade central. Você poderia conferir o aquecedor do porão sem sair de debaixo das cobertas.

Dentre os principais benefícios que a automação residencial proporcionam estão a segurança, conforto, economia, comodidade, entretenimento, velocidade, flexibilidade e interatividade.

Está crescendo a procura por soluções de automação. Na construtora J.A. Baggio, com sede em Curitiba, a maioria dos clientes já pede alguns itens logo no projeto da casa, e ainda acaba adotando outros durante a construção. Hoje é possível controlar iluminação, ar-condicionado ou piso aquecido, abrir ou bloquear portas, acionar alarme ou qualquer outro dispositivo da residência por botões programáveis, controles remotos universais, telas sensíveis ao toque, celular ou mesmo internet. “Os clientes vêem este investimento como um ganho na qualidade de vida. Quando chegam à construtora, eles já têm em mente que a casa terá este ou aquele item de automação“, conta a engenheira Blanca Baggio, diretora comercial da empresa. Os itens mais procurados são voltados aos cenários de iluminação, segurança e home theater.

Colaborador

Colaborador não é uma pessoa, mas uma ideia. Expandindo essa ideia, expandimos o domínio nerd por todo o cosmos. O Colaborador é a figura máxima dos Iluminerds - é o novo membro (ui) que poderá se juntar nalgum dia... Ou quando os aliens pararem com essa zoeira de decorar plantações ou quando o Obama soltar o vírus zumbi no mundo...

Deixe um comentário