Cinema de Horror Francês e suas protagonistas femininas

Você está visualizando atualmente Cinema de Horror Francês e suas protagonistas femininas

O New French Extremity – Novo Extremismo Francês- que veio chamando atenção na última década, além de serem conhecidos por muito sangue, extrema violência, sexo e outros temas tabus, uma de suas principais características são suas personagens principais sempre femininas.

Aqui vai um top 5 dos melhores filmes franceses, a maioria são filmes de horror, mas que trazem personagens protagonistas femininas fortes e que vale muito a pena conferir:

5º lugar: Frontières(s) (A Fronteira), 2007  

Direção: Xavier Gens

Roteiro: Xavier Gens

Elenco: Karina Testa, Samuel Le Bihan, Estelle Lefébure, Aurélien Wiik

Duração: 108 minutos

Idioma: Francês / Alemão

Sinopse: Uma jovem está grávida, mas precisa esconder a gravidez de seus pais, então ela e seus amigos roubam parar arrecadar dinheiro para que ela possa fazer um aborto na Holanda. Para fugir da polícia, os jovens se escondem em um albergue, o que não sabem é que o albergue é gerenciado nada mais, nada menos por Neonazistas Canibais.

Considerações: O filme possui vários clichês, mas a novidade são os vilões, que filme tem neonazista canibais? hahahahahah Em algumas partes do filme vemos grandes referências ao clássico Massacre da Serra Elétrica de 74. Litros e mais litros de sangue e uma protagonista muito forte que consegue superar seus vilões canibais.

 

4° lugar: Haute Tension (Alta Tensão), 2003

 

Direção: Alexandre Aja

Roteiro: Alexandre Aja e Grégory Levasseur

Elenco: Cécile de France, Maïwenn Le Besco, Philippe Nahon

Duração: 91 minutos

Idioma: Francês

Sinopse: Duas amigas viajam para uma casa de campo para poderem estudar tranquilamente. Mas quando anoitece um maníaco invade a casa provocando o maior terror na vida das meninas e da família que estava na casa.

Considerações: Um dos maiores clássicos do horror francês, Alta Tensão é inovador em vários aspectos, cenas de extrema violência, cabeça dilacerada, tudo o que compõe esse filme maravilhoso com um dos melhores Plot Twist do cinema do horror. Duas protagonistas femininas e um segredo muito obscuro que as duas irão desvendar.

 

3° lugar: A L’Intérieur (A Invasora), 2007

Direção: Alexandre Bustillo e Julien Maury

Roteiro: Alexandre Bustillo

Elenco: Béatrice Dalle, Alysson Paradis, Tahar Rahim

Duração: 82 minutos

Idioma: Francês

Sinopse: Alguns meses após perder o marido em um acidente, essa mulher prestes a dar a luz é atormentada por uma invasora que quer roubar seu bebê.

 

 

Considerações: Pra variar um pouco hahahah temos aqui mais um exemplar de brutalidade e muitos litros de sangue, um enredo simples, porém muito eficiente. Duas protagonistas femininas e uma delas lutando incansavelmente pela sua vida e a de seu bebê. Um filme com cenas perturbadoras, mas indispensável para os fãs do gênero.

 

2º lugar: Irrevérsible (Irreversível), 2002

Direção: Gaspar Noé

Roteiro: Gaspar Noé

Elenco: Vincent Cassel, Albert Dupontel, Monica Bellucci, Jo Prestia, Philippe Nahon

Duração: 97 minutos

Idioma: Francês

Sinopse: Pierre e Marcus vão atrás de vingança após a namorada de Maarcus ser estuprada.

 

Considerações: Irreversível não é exatamente um filme de horror, mas seu enredo é perturbador por se tratar da maldade humana. Uma das maiores obras de Gaspar Noé, o filme causa repulsa ao mostrar uma cena de quase 10 minutos de um estupro, sem dúvidas uma das cenas mais chocantes do cinema. O filme é indispensável para qualquer amante do cinema Europeu.

 

1º lugar: Martyrs (Mártires), 2008

 

Direção: Pascal Laugier

Roteiro: Pascal Laugier

Elenco: Morjana Alaoui, Mylène Jampanoï, Catherine Bégin

Duração: 99 minutos

Idioma: Francês

Sinopse: Lucie é mantida em um cativeiro onde é submetida a várias torturas, até o dia em que consegue fugir. Lucie é encontrada e levada para um abrigo onde conhece sua melhor amiga Anna, mas o passado trás marcas para Lucie e ela resolve ir atrás de vingança à família que a torturou e sua amiga Anna acaba se envolvendo na vingança onde acontecem coisas irreversíveis na vida das duas amigas.

Considerações: A maior obra prima do horror Francês, não vou me aprofundar muito, pois já falei somente sobre ele aqui no Iluminerds, mas um dos pontes fortes do filme são suas protagonistas femininas fortes, que lutam pela sua sobrevivência.

Carolina

Amante de filme de terror desde que me conheço por gente.

Este post tem 2 comentários

  1. Super do BdE

    Gostei muito Haute Tension, EXCETO pelo Plot Twist.

  2. cassio melnec junior

    o NFE tem realmente muita coisa boa. diria que , mais ainda do que o carater forte das personagens femininas, a NFE tenta demonstrar a degradação da mulher em meios sociais muitas vezes machistas e violentos. quem já acompanhou alguns filmes do movimento, percebe logo que a única constante destes filmes são a crueldade humana, que não conhece limites.

Deixe um comentário