Como conseguir um emprego no mercado de Jogos

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Olá, nerds e nerdas, tudo bom?

Recentemente, li um artigo da MissMisa no IGN em que ela dava conselhos para aqueles que querem entrar no mercado dos jogos. Embora seja da Inglaterra, suas dicas também se encaixam para o mercado brasileiro.

Como trabalho nessa área, resolvi traduzir algumas passagens e acrescentar mais conteúdo. Com a experiência que adquiri nesse setor, talvez possa ajudar àqueles que gostam e querem trabalhar com jogos. Claro que, como em qualquer outro emprego, algumas características são padrão, como, por exemplo, estar sempre atualizado com o que acontece ao seu redor, ser pró-ativo etc.

  • Escolha uma disciplina:

Isso significa tentar encontrar uma área que se encaixe com as suas habilidades. Estúdios indie muitas vezes precisam de pessoas que possam fazer um pouco de tudo. Entretanto, você não precisa saber tudo de todas as coisas, mas ter uma noção das demais ferramentas e, de preferência, ter bom conhecimento daquelas que você mais gosta. Com o tempo, você vai se especializando naquilo que mais tem interesse.

Esse tipo de escolha fará com que você desenvolva um portfólio focado, com muitas experiências e, principalmente, terá uma visão bem ampla das coisas e não apenas uma uma visão medíocre de tudo.

  • Não seja um cara só de idéias.

Ter ideias é sempre bom, mas de nada adianta se você não tentar colocá-las em prática, ou seja, você precisa por a mão na massa e correr atrás. Não dá para a pessoa, simplesmente, ficar sentada dizendo o que as pessoas devem fazer. Os criadores de jogos muitas vezes têm forte conhecimento das disciplinas de script e/ou de outros setores, mas eles não ficam apenas nas ideias, eles colocam isso em prática.

Se você está sentado lá, pensando em várias coisas interessantes, saiba que há muitas ferramentas que irão te auxiliar na passagem das suas ideias para o papel. Mesmo que você não tenha uma profundidade artística ou técnica sobre como fazer essa passagem, saiba que há programas como o Sketch Up e Unity que podem te ajudar bastante. Ser designer de um jogo leva tempo e esforço e muito raramente você irá trabalhar só como o “designer’ do jogo. Geralmente, os designers são os que mais tem trabalho durante o desenvolvimento dos jogos, pois eles precisam pensar em seu funcionamento e nos principais detalhes.

  • Obter experiência de trabalho.

Aqui é chover no molhado. Sempre é importante adquirir experiência, não importa o que você faz. No caso do mercado de jogos, acredito que seja mais complicado, pois, aqui no Brasil, ainda não temos um setor formado. Pelo contrário – o setor de jogos assim como o de entretenimento está em construção. Isso é bom porque o setor está aquecido. Como a base para se entrar nesse mercado é ter conhecimento das ferramentas, meu conselho, enquanto você está tentando entrar em alguma empresa, é procurar cursos que tenham relevância no mercado, estude aquilo que gosta, ou seja, tenha uma disciplina.

  • Network.

Particularmente, eu odeio essa palavra, mas é de suma importância que você tenha contatos. Converse com todos que puder e vá para todos os eventos relacionados ao seu interesse. No meu caso, eu fui à ALERJ para uma audiência pública sobre jogos e foi assim que consegui entrar no mercado. Isso só aconteceu porque eu tenho um grande amigo, Arthur Protasio, que coordena o IGDA aqui no Rio de Janeiro, que, por sinal, conheci na internet devido ao seu ótimo canal no Youtube sobre narrativas nos jogos. E, para chegar até o Arthur, eu fui a alguns eventos aqui no Rio de Janeiro, conhecendo também a galera do site Girls Of War.

Se você, assim como eu, quer trabalhar no mercado de jogos, mas é formado em administração ou não é da parte de produção, recomendo ler artigos sobre o mercado, entenda um pouco de marketing, comportamento do consumidor, quais são as novas tecnologias, ou seja, fique antenado. Alguns sites que talvez ajudem: GamaSutra, Game Insdustry, Gamespot, IGN, Game Vicio, Eurogamer e Casual Games Association.

Esses elementos podem te dar uma ideia maior sobre como é, de fato, a indústria do jogo e como e você pode obter respostas para as suas perguntas.

  • Não seja um recluso.

A indústria de jogos é um ambiente altamente social. Ainda por cima, é fortemente baseado no trabalho em equipe. Se você é o melhor programador do mundo, mas não tem habilidades sociais, é improvável que vá conseguir o emprego. O mercado, seja ele de jogos ou de qualquer outro setor, busca pessoas que possam lidar com os outros, ou seja, é preciso ser capaz de se sentir confortável em público e o candidato deve ser capaz de falar sobre coisas que as outras pessoas julguem muito nerd, afinal, no ramos de jogos só tem nerd.

Por experiência, digo que é muito bom aqueles debates, que surgem no meio do trabalho, sobre quem é o melhor vilão, falar mal de certos jogos, contar piada e situações que todos entendem etc.

  • Ter uma educação formal.

Outro assunto que é chover no molhado. Além de experiência, você precisa se formar em uma área para poder conseguir entrar no mercado. Infelizmente, hoje eu vejo o diploma apenas como um mero pré-requisito, e me refiro a todas as áreas. Acredito que, com o aumento de muitas instituições de ensino superior, o mercado se blindou exigindo sempre um “algo a mais” e, no mercado de jogos, ensino superior e noção de inglês são o básico.

Meu conselho, conforme disse antes, é que você procure um curso e/ou uma instituição de ensino que é bem vista pelo mercado, pois o mundo é escroto (como o Dr. House) e muitas empresas nem olham currículo de pessoas formadas em instituições que não têm muita credibilidade.

  • Não espere para trabalhar nos jogos que você quer.

Assim como em todos os trabalhos, nem sempre você só irá ter contato com aquilo que gosta. No mundo dos jogos, isso não é exceção. Às vezes, acontecerá de você trabalhar num jogo para meninas, desenhar vestidos, programar ações como cantar ou qualquer outra coisa e, nem por isso, você deve fazer as coisas “nas coxas”. Lembre-se de que você é um profissional ou quer ser um. Logo, comprometimento é essencial.

  • Ame o seu trabalho.

Simples e direto, não? Tenha em mente que gostar de jogar videogame não é a mesma coisa que trabalhar com videogame. Como em qualquer emprego, existem cobranças, metas, irritação, estresse, alegria, diversão e reconhecimento.

Bom, pessoal, como disse na introdução, peguei o conteúdo da Misam, tentei adaptar para a nossa realidade e acrescentei algumas observações pessoas. Espero que isso ajude alguns.

Sintam-se livre para colaborarem com mais dicas e informações nos comentários.

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Este post tem 31 comentários

  1. Cynthia Franca

    Eu já estou neste mercado há uns 3 anos… é bem por aí mesmo. Principalmente a parte social e nem sempre fazer o que se gosta. Bom artigo! =)

  2. Don Vittor

    É Delarue, acho que esses conselhos se encaixam em qualquer mercado. Precisamos ser demagogos, engolir sapos e trabalhar com coisas que não gostamos, ao menos, até atingirmos o patamar necessário para traçarmos o nosso próprio caminho, ou fazer um site nerd e torcer para que isso dê certo aUHAAHUUUH

  3. Sandra Mel

    Muito bom Delarue! Dicas preciosas, que servem para qualquer coisa que você faça…bjos

    1. Obrigado mesmo Sandra. De uma certa forma as dicas servem, praticamente, para todas as áreas. O problema é que muita gente acha que trabalhar com jogos é a coisa mais divertida do mundo. 🙂

  4. PJ

    Bem legal, bem motivador e realista!

    Eu tenho uma pergunta: Para ferramentas livres como o Blender existe mercado?

    1. scOOby_Pacheco

      Cara, saber ferramentas livres é um diferencial muito apreciado no mercado. É só você pensar que sabendo utilizar (muito bem) esses softwares, você economiza dinheiro para as empresas, isso te torna um profissional muito mais atraente do que aqueles que só sabem mexer com softwares pagos (e caros). =)

      1. PJ

        Poxa gente não poderia ler algo mais animador, mexo com Blender a pouco tempo mas sou apaixonado por esse software e outros ferramentas livres, sempre tive fé em ferramentas livres e agora mais ainda!!!

  5. Bruno Negrão Zica

    Delarue, no topico “Escolha uma disciplina:” quais são estas disciplinas? tem como vc falar um pouco de cada uma delas? obrigado.

    1. No caso seria você se dedicar a uma área específica, ou seja, se for programação – saber usar os programas; se for Game Design – entender as mecânicas de um jogo; se for Analisador de Qualidade – saber encontrar os erros (bugs) nos jogos para que ele chegue ao mercado com menos defeitos possíveis.

  6. DQX1212

    Muito bom o post.

    Só uma observação, quanto ao mercado brasileiro o foco está em sua grande maioria em jogos para mobile e advergames (jogos de propaganda e marketing). Minha meta é trabalhar para produzir games para PC e console, dos quais exigem uma equipe maior e mais tempo de trabalho. Infelizmente no Brasil existem pouquíssimas instituições que ofereçam um cursos mais abrangente e específico, específico que digo para design gráfico, modelagem 3D, animação, programação, roteiro, entre outros. Ter uma base abrangente onde se tenha conhecimento de todas as etapas para a produção de game por completo é importante para entender as rotinas e procedimentos de produção. Mas após a base faz necessário a especialização na sua área de melhor atuação. Quanto mais específico e mais capaz de produzir um conteúdo fantástico melhor você será visto no mercado internacional.

    1. Leonardo Delarue

      Olha DQX1212 .. estou no mercado de games há 2 anos … se o seu objetivo é trabalhar com jogos para PC ou console você precisa ter uma reserva de capital muito grande. No mercado brasileiro, infelizmente, não há muitos incentivos e para viver de seus próprios produtos ou você é uma pessoa com muitos recursos ou tem um investidor ou tem uma poupança cheia. Geralmente um advergame com uma equipe de 14 pessoas demora cerca de 3 meses para ser feito. Claro que dependendo da complexidade do jogo esse tempo pode ser maior ou menor. Abraços

  7. Crys

    Gostei muito do post. Pretendo estudar e entrar no mercado futuramente. Jogos é e sempre foi minha paixão, então porque não continuar nela? kkk’
    Uma pergunta. A SAGA (School of Art, Games and Animation) tem um bom ensino/credibilidade para o mercado?
    Já pesquisei muito, porém as opiniões são contrárias. Se alguém puder me ajudar, agradeceria muito.

    1. Leonardo Delarue

      Olá Crys, tudo bom? Não sei de qual estado você é (eu sou do RJ), mas posso dizer que o curso Seven não bem visto aqui no mercado. Quanto a SAGA vou me informar e depois te respondo.!! Agora recomendo caso você não conheça, o site https://www.coursera.org/ Ele oferece cursos online e de graça. Eu mesmo já fiz dois cursos lá eles oferecem uma base teórica muito boa, com exercícios e, caso você queira, te dão diploma!! Abraços

  8. Leandro

    Oi Leonardo, gostei muito do Post. Eu tenho grande interesse em entrar para o mercado e venho me especializando em jogos a algum tempo. Já fiz um flash game um pouco grande e venho desenvolvendo um jogo para android.

    O problema é que não sou formado, eu fiz 3 anos de Sistema de informação na Unirio, e infelizmente estudava muito pouco da área de arte que gosto muito também e acabei largando. Eu diria que tenho uma programação decente e desenho decente também. Estou montando portfólio atualmente.

    Vc acredita que mesmo não tenha diploma, com um portfólio porte eu posso conseguir um emprego?

  9. Gabriel Del Lomo

    Fala Leonardo, sei que o post é um pouco velho mas começei a pesquisar e achei o post legal.
    Farei 18 agora este ano e cursarei JOGOS DIGITAIS na UNIP aqui em Sorocaba-SP. Minhas aulas começam agora em fevereiro mas ja estou tentando fazer algumas pesquisas sobre o assunto e queria saber cursos e/ou apostilas que vão me auxiliar no campo, teria alguma ideia ?
    Queria me especializar em jogos em geral, sendo digitais, seja pra console ou para outras plataformas mesmo, teria algumas dicas ou ensinamentos ?

    Att,
    Gabriel

    1. Fala Gabriel, tudo bom?
      Olha, o pessoal aqui é todo formado em programação e trabalha com Unity. Mas vou fazer umas perguntas para eles e depois te passo melhor a informação.
      Abraços

  10. Ayrton

    Óla, gostaria de saber como são vistos os cursos EAD na área, pois tem um trecho que você diz: “muitas empresas nem olham currículo de pessoas formadas em instituições que não têm muita credibilidade.”

    1. Leonardo Delarue

      Olá Ayrton, tudo bom? Fiz uma pesquisa sobre a sua dúvida e a resposta que obtive é que o que irá influenciar não é o fato de ter feito um curso EAD e sim o nome do curso. Não estou ciente de quais cursos são bem vistos ou não. Abraços

  11. Pedro Lucena

    Olá Leonardo, encontrei o site e achei muito bom o artigo. Pelo comentarios pesquei que voce trabalha com jogos e gostaria de algumas dicas. No momento estou desenvolvendo um jogo para celulares usando AS3/ADOBE AIR, que esta em um estagio bastante avaçado, venho desenvolvendo ele como um projeto paralelo a bastante tempo nas minha horas vagas durante a faculdade e hoje em dia. Minha ideia é usar esse jogo como um portifolio e quando tiver grana para a arte lançar ele. Porem eu sei que existe uma certa resistencia ao ActionScript, varias pessoas torcem o nariz quando digo a linguagem q uso. Estive pensando em migrar pra Unity mas o projeto realmente esta grande e terei muito trabalho para fazer a migração. Entao minha pergunta é se devo continuar no AS3 ou devo logo partir para Unity.

    Minha formação é em engenharia eletrica, um professor me disse que isso seria suficiente para trabalhar na area, sei que nao tem ligação com jogos, por isso estou pensando em fazer um curso voltado para computação. Sou do RJ tb, eu já tenho uma boa pratica em programação mais em AS3, porem gostaria de me especializar no que o mercado está pedindo. voce poderia me indicar um curso legal aqui no rio?

    Att. Pedro

  12. Nicolas Machado

    Ja faz tempo essa publicaçao, entao talvez você nem me responda. Quais faculdades devo procurar para trabalhar nessa profissao? Sou do Rj.

    1. Leonardo Delarue

      Olá Nicolas, tudo bom? Apesar de já ter um tempo que fiz essa postagem, sempre que posso repondo os comentários!! Com relação a sua dúvida depende da área em que você quer atuar: Programação? Artes? Administrativa? Se o seu foco é programação e/ou Game Design ou recomendaria Ciência da computação. Porque? Ao terminar a faculdade você terá uma compreensão de um “todo” e não apenas de games.

  13. Lucas B.

    Oi Leonardo,
    Sou formado em Engenharia de Produção na UFF, porém sempre fui e sou apaixonado por games. Gostaria muito de trabalhar na área. Você acha que tem espaço para um engenheiro de produção no mercado de games? Conhece algum caminho que eu poderia percorrer para chegar lá?
    Um abraço e obrigado desde já!

    1. Leonardo Delarue

      Olá Lucas, beleza? Sem bem sincero, sim é possível. O que você precisa descobrir é em qual área quer atuar? Programação? QA? Game Desgin? Uma vez que você decidir é só uma questão de fazer uma leitura sobre o tema. Você também pode focar em marketing, planejamento etc. Hoje há uma grande variedade de cursos para a área de games.
      Abraços

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