Gamers do Contra

Você está visualizando atualmente Gamers do Contra

http://www.iluminerds.com.br/wp-content/uploads/2012/11/Contra-Cover.jpg

Fala rapaziada iluminada, são mais ou menos três da manhã e estou entediado, parei para dar uma olhadinha  nos games da Steam, por sinal já comprei o COD Black Ops 2 (vem review por aí). Voltando a vaca fria, olhava a Steam quando me deparei com jogos Indie e, ao analisar uns do tipo sidescroller, lembrei do clássico dos clássicos, do inigualável, do inatingível, do fantástico CONTRA. Quem decide escrever um post neste horário definitivamente perde as estribeiras, então aproveitarei para polemizar.

Jogos sidescroller também são conhecidos como jogos 2D. Eles fazem aquele estilo Super Mario, Mega Man e Sonic (Contra também está nesta lista). Só tem um detalhe importante, Contra é jogo de homem, de macho alfa, de nerd brucutu, aqui não tem cogumelo, bichinhos saltitantes ou robozinhos coloridos não, no Contra você luta contra uns soldados vermelhos (provavelmente comunistas…eheh) e alienígenas.

http://www.iluminerds.com.br/wp-content/uploads/2012/11/images.jpg

Vejam bem, Mario, Sonic, Megaman e cia são bons games, não estou discutindo isso, minha argumentação aqui refere-se a preferência – certamente serei fuzilado pelos fanboys do Mario. Contra, além de ser difícil, era lindo para época e vinha ao encontro das crianças e adolescentes que assistiam aos Comandos em Ação, Rambo, Predador, Aliens O Resgate, Sexta Feira 13 e Comandos Para Matar.

Os fanboys de Mario, por sua vez, curtiam Smurfs, Cavalo de Fogo, Goonies, Gremlins e A História Sem Fim. A turma do Contra andava de BMX, skate, brincava com Comandos Em Ação, He-Man e Thundercats, jogava vôlei, basquete e futebol, na praia pegava jacaré ou onda, e no prédio, rua ou condomínio curtia polícia e ladrão. A trupe do Mario andava de patins, brincava com Ursinhos Carinhosos, jogava queimado, na praia brincava na areia, porque tinha medo do mar, e adorava um pique bandeira. (Nota do Editor: HAUHAUAHAUA)

Contra era baseado em muito pulo, e chumbo grosso pra Call of Duty nenhum botar defeito, era um dos jogos mais difíceis e incríveis da geração 8 bits. em fases alternadas rolava ação meio que em terceira pessoa (inédito para época), os adversários mandavam para cima tudo o que tinham enquanto você pulava, corria e atirava freneticamente. Tentando não perder uma vida sequer.

Para passar pelas fases era necessário persistência e habilidade. Quando alguém zerava chamava os amigos para repetir o feito com testemunhas, que ao término do jogo celebravam com você e anunciavam o seu nome aos quatro cantos do mundo para que seu lendário feito jamais seja esquecido pelas futuras gerações.

http://www.iluminerds.com.br/wp-content/uploads/2012/11/kickinass.jpg

Iluminados, com 10 anos eu jogava Contra e não entendia como alguém podia curtir Mario, com aqueles pulos bobos e aquele cenário tediosamente igual. Sem falar do mundo de Mario ser muito infantilizado, com inimigos bobinhos e nada aterrorizantes, as plantas carnívoras que cuspiam fogo são um excelente exemplo disso. No Contra era comum a molecada dizer que o Player 1 era o Arnold Schwazenegger, enquanto o Player 2 era o Stallone. Sentiu a diferença? De um lado um encanador qualquer e, do outro, supersoldados nos moldes dos melhores brucutus da época. É sério, não tem comparação!  Outro detalhe, Mario tinha diversos clones, como Alex Kidd da Sega, Contra nunca foi devidamente clonado, as cópias, se existiram, não chegaram nas terras tupiniquins.

http://www.iluminerds.com.br/wp-content/uploads/2012/11/contra-facehugger.jpg

Um adicional incrível era a possibilidade de se jogar com um amigo, isso só tornava o jogo ainda mais difícil porque, se ambos não estivessem sincronizados, um colaboraria para o outro morrer. Devemos somar a isso todo um cuidado na hora de compartilhar armas, itens e a bendita pontuação, que só lhe renderia duas vidas durante todo o jogo.  Se a dupla estivesse realmente afinada, cada jogador lucraria com uma delas.

Não desmereço as franquias das quais falei, só afirmo que, para o meu gosto e de muitos dos meus amigos da época, Mario e cia perdem de longe para jogos com apelo na ficção científica, guerra, terror, HQ ou a velha e boa pancadaria.

http://www.iluminerds.com.br/wp-content/uploads/2012/11/mega_man_powered_upa.jpg

Mario e sua tchurma NUNCA SERÃO como Contra, Ninja Gaiden, Castlevania e Double Dragon. Os machos alfa jogaram e adoraram esses aí, enquanto Megaman, Mario e Sonic formaram sua fanbase entre os machos beta, gama e delta. Faço agora uma última provocação, façam um exame de consciência e respondam sinceramente se vocês são do grupo da faca na caveira ou do bando da faca na manteiga.

Administrador Iluminerd

A mais estranha figura nesse grupo: não posta, não participa de podcast, mas foi ele quem uniu todas as pessoas dessa bagaça...

Este post tem 4 comentários

  1. Rosinha

    Ótimo post, Ripper. Lembro de minhas noites de jogatina no NES enfrentando os escorpiões rosa.

    1. Mister Ripper

      Que bom q gostou meu amigo, estou pensando em fazer outros dois posts sobre jogos para celebrar o orgulho do macho alfa…rs Brincadeiras a parte esse jogo arrebentava, quem jogou sente saudades.

  2. Don Vittor

    Ótimo post meu amigo! E sendo um representante do seleto clã dos machos alfa, posso dizer que Mario Nunca será!

    1. Mister Ripper

      Com certeza Don, esse povo do Mario é todo metrosexual…rs

Deixe um comentário