Gibimania: Milo Manara – Ilustrador, gênio e tarado.

Você está visualizando atualmente Gibimania: Milo Manara – Ilustrador, gênio e tarado.

Amantes dos quadrinhos, apreciadores da arte erótica ou apenas punheteiros de plantão. Já deixo bem claro que esse post é recomendado para maiores de 16 anos, vai ter peitinhos e muito mais. É destinado a homens e mulheres que realmente curtem a arte e possuem uma mente aberta com relação ao sexo e afins. Aliás, isso tudo é o que o gênio da ilustração, Milo Manara, esboça nas páginas brancas.

Aos machistas de plantão que podem estar achando estranho esse post estar saindo das mãos de uma mulher. No mínimo estão querendo saber se sou lésbica ou bissexual. Mas na verdade sou apreciadora da arte. Vejo beleza e arte em qualquer lugar, e o gênero sexual pouco me importa, desde que seja arte! Beijos!

Milo Manara

Manara, como é mais conhecido, é um desenhista, ilustrador e também escritor. Italiano de sangue quente e imaginação mais quente ainda, conseguindo colocar as mulheres de sua imaginação em formas exuberantes e maliciosas com um toque de inocência juvenil e devastadora.

Se as ‘mulheres de Manara’ realmente existissem, com certeza muitos homens teriam perdido suas cabeças ou, no mínimo, enlouquecido.

Manara começou no mundo encantado das HQ’s em 1969 (Ui!) colocando a sua arte na revista Genius, em meio a mesma época em que explodia os sucessos de espiões, como o famoso 007.

genius-1genius-24genius-2

Trabalhou com Fuvio Viano, na qual o mesmo criou três títulos de bolso: Helga, Vartan e Genius. A história de Genius é voltada a um detetive do FBI que sente dificuldades de alcançar a justiça, cumprindo as leis dos homens, levando-o a trabalhar obscuramente com o seu alter ego “Genius”.

Milo Manara - Genius

Apesar da sua “boa intenção” de ser herói e trabalhar em prol da justiça, Genius é perturbado com a morte prematura do pai, que o leva a repugnar as leis politicamente corretas da sociedade. E, como todo bom herói dos anos 60, ele contava com a assistência de dois mulherões muito bem desenhadas: Mirna e Amore.

Milo Manara

O estilo de desenhar de Manara tem como principal objetivo mostrar um desenho claro e nítido. Seus traços são suaves e leves, porém suas mulheres são voluptuosas e sensuais, possuindo aquela leve delicadeza que só uma mulher é capaz de ter. E isso ele expressa muito bem através de suas ilustrações. O que mais chama atenção em seu trabalho é a forma como ele esboça a simplicidade de suas obras tornando-as grandiosas através dos mínimos detalhes de traçado simples. Os corpos são esculpidos através da ponta do grafite, colocando vida em um papel inanimado.

6

Protestante, ambientalista, hippie e de uma consciência fora do comum para a sua época, Manara estampou com a sua arte revistas da cena underground, como a Heavy Metal dos anos 80, na qual fazia as histórias de Sun Wukong, aproveitando o espaço público para direcionar as suas críticas socio-políticas.

O tema de suas ilustrações variam entre mulheres, sexo, exibicionismo, sadismo, voyerismo e muitos outros fetiches que podem habitar a mente humana. Seu humor é cínico, divertido e negro. É a perfeita mistura entre prazer e dor em formato de HQ. Mas, ainda assim, ele consegue adaptar tudo isso aos traços finos ligados ao lado mais feminino de cada mulher ilustrada.

Quanto mais pornográfica for a sua mulher, mais delicada é a sua aparência! Mais angelical é o seu semblante.

Milo-Manara-785x587
click_by_milo_manara_by_deevelliott-d4nwa2d

Suas obras mais importantes são: A série de quatro volumes The Bórgias, sendo o primeiro volume “La conquista del papado”, publicado em 2004, o segundo volume, “Il potere e l’incesto”, em 2006, o terceiro “La Fiamme del Rogo”, em 2007 e, finalmente, o quarto “Tutto é Vanittá”, em 2010.

X men - Manara

Outra obra, que alia os traços delicados de Manara com uma história incrível, é a junção de Neil Gaiman com Milo Manara, sendo as ilustrações do primeiro capítulo realizadas por Manara para o livro “Sandman: Endless Nights”. Lembrando que essa parceria veio dos anos 90 com a criação de Breaktrough.

Gaiman e Manara

E como ele ainda se encontra vivo (oremos para que continue assim e fazendo a alegria da galera nerd), em 2012 seu último lançamento foi a parte 2 da série “Caravaggio”, além de ilustrar a segunda capa da “Uncanny Avengers” da Marvel.

UNCAVEN2-1

É claro que não podemos deixar de citar a tão conhecida série CLICK, o Kamasutra diante da sua incrível visão sobre o sexo, Bolero e Salomé.

MANARA_El Gaucho_06
Para quem não sabe algumas de suas ilustrações se transformaram em animações, que, por razões óbvias, não é todo mundo que tem acesso, mas nos dias de hoje até no ‘Seu Tubo’ você encontra uma versão completa.

Se liga um pouco mais abaixo!

E, só para informar, também existe um deck de tarot ilustrado por ele, e assumo que foi uma das melhores aquisições da minha vida, mesmo que eu nunca venha a jogar com esse baralho (para isso eu tenho os outros!).
8Mataram um pouco a curiosidade? Ficaram ainda mais “animadinhos” com as ilustrações? Tudo o que eu posso dizer é: leiam, vejam, devorem tudo que Manara criou. Entrem em cada história contada, ilustrada, devassada e divirta-se! 😉

Administrador Iluminerd

A mais estranha figura nesse grupo: não posta, não participa de podcast, mas foi ele quem uniu todas as pessoas dessa bagaça...

Este post tem 56 comentários

  1. JJota

    Declaro este o melhor post de todos os tempos já publicado nos Iluminerds!

    1. José Messias

      Declaro este o melhor post de todos os tempos já publicado nos Iluminerds! [2]

  2. JJota

    Os Borgias e Click são os melhores trabalhos dele. Gullivera também é muito divertido.

    1. Mariana Costa

      Os Borgias é um dos meus favoritos do Manara, principalmente como ele encaixa as cenas eróticas em cenários tão “sagrados”.

      1. JJota

        E o roteiro, do chileno Alejandro Jodorowsky, é muito bom.

          1. JJota

            Exatamente. Ele é elegante (no bom sentido)…

          2. Mariana Costa

            Elegante e de bom tom. hahahaha

  3. Inacreditavel_Neo

    Disse tudo.

    As mulheres do Manara fogem do tipo “cavalas”, como as do Paolo Eleuteri Serpieri, mas ganham de 10 quando o assunto é safadeza e sensualidade.

    Mas ainda sou fã da Druuna. Hehehehehehe!

  4. Linik

    Erotismo ainda é uma questão delicada,nos dias atuais mesmo com tanta publicidade assim,mas dane-se existe a internet.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Rosinha

    Ótimo post, Mariana.

    Creio que os nerds deprava… Digo, apreciadores da arte do Manara vão gostar muito do post.

  6. Nexus

    Bom Milk, Manara é um dos meus artistas preferidos, junto com, Mucha, Paolo Serpieri e Crepax, achei muito bom o texto e espero ler mais sobre esses grandes artistas que me inspiram sempre para os meus trabalhos!

    1. Mariana Costa

      Nexus, o Mucha eu conheci por causa de uma ilustração que ele fez em um Deck de Tarot, que por sinal é muito linda. Acho que foi um dos baralhos mais delicados que já vi, quando se trata de ilustração erótica.

      Crepax eu não conhecia, mas vou pesquisar e buscar conhecer. Cacei algumas imagens e gostei do estilo dele! (Ótima indicação!). Quem sabe não rola um post sobre ele também, depois que eu ler/ver as artes dele? 😉

      1. Nexus

        Muito bom, vale a pena um Podcast sobre o Assunto! tem muita coisa boa, principalmente trabalhos europeus!

    2. Rosinha

      Trabalhos, hein, Nexus…

      Muito sutil, rapaz. Parabéns.

  7. Sandra Mel

    Parabéns pela matéria Milk, e por enfiar o pé na porta e mostrar muita personalidade…Curto a arte também, bjoss

    1. Leonardo Delarue

      A Milk (Leite em inglês e que eu acho que tem tudo a ver com o post) se mostrou uma moça de respeito … afinal .. teve coragem ou culhões para fazer um post e o melhor com muito conteúdo. 🙂

      1. Mariana Costa

        Milk onde há mais de uma Mariana habitando o mesmo local. =P
        E obrigada pelo moça de respeito, Sr. Delarue! Estou com uma boa lista para os próximos posts.

      2. Sandra Mel

        Ah Delarue, tinha que falar do nome kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o problema quando uma mulher fala sobre o assunto, acaba assustando até os mais “descolados”

  8. Jorge Luiz Fernandes

    Gostei muito do texto!E Manara é genial!

  9. Leonardo Delarue

    Confesso que não conheço o Manara, mas gostei do trabalho dele e acho que realmente a nossa Millk não tem nada de “Menina ingênua do interior que foi para a cidade grande” Parabéns pelo post. Salvou a minha noite solitária. 🙂

    1. JJota

      Não… conhece… o… Manara????!!!!!!!!!!!!!!!!!?????????????!!!!!!!!!!!!!

  10. Tiago

    Curti o post Mari. Afinal os “nerds” vão curtir muito o jeito de ilustrar do Manara!!!!!

  11. Carlos Cordero Vodka

    Grande matéria sobre esse genial artista italiano q, desde q me entendo por gnt e HQ, me inspira a desenhar cada vez mais!

    Parabéns pelo post, Mari!

Deixe um comentário