ILUMINAMOS: Fabulosos Vingadores #8 – ou seria ainda uma revista da Fabulosa X-Force?

Você está visualizando atualmente ILUMINAMOS: Fabulosos Vingadores #8 – ou seria ainda uma revista da Fabulosa X-Force?

first-look-at-uncanny-avengers-8-by-rick-reme-L-muLwjK

Desde o início, Fabulosos Vingadores tem sido uma boa revista, com um bom enredo que gira em torno da tentativa de Rick Remender em contar sua história sobre o vilão Apocalypse, o que nada mais é do que a continuação de seu trabalho passado em Fabulosa X-Force.

Agora num título de maior visibilidade, Remender foi bem sucedido em alguns aspectos da adaptação entre revistas: as ameaças são maiores, os vilões são mais importantes e personagens menos conhecidos do grande público não colecionador regular de quadrinhos, como Fantomex  e Deadpool, foram substituídos por Thor e o Capitão América.

Por outro lado, essas mesmas ameaças maiores fazem com que a revista pareça querer se tornar mítica em muito pouco tempo de existência. A página inicial, em que o deus do trovão se prepara para dispersar os destroços que ameaçam nossa querida e maravilhosa cidade do Rio de Janeiro, poderiam ter sido melhores apreciadas se não fossem pelas intermináveis caixas de texto ao estilo Chris Claremont. Sim, elas servem para mostrar toda a preocupação em salvar a cidade querida do prefeito Eduardo Paes, mas esse exagero impediu que o fã curtisse toda a ação que esperou trinta dias para ver.

mar130609-03

Já a participação de Sol Nascente nessa revista está cada vez melhor, esse mês ele protagonizou grandes momentos, meus parabéns ao roteirista por incorporar esse personagem ao grupo.

Enquanto isso, os filhos gêmeos de Apocalypse continuam se estabelecendo como os herdeiros por direito de seu pai no Universo Marvel e particularmente no contexto mutante. Se por um lado muito de seu passado e motivações continuam pouco claras, isso deve-se mais as manipulações de Kang em transportá-los pelo tempo e espaço do que uma fraqueza na construção deles como personagens.

Suas ações no presente por outro lado fazem deles grandes antagonistas. A reação dos dois ao estado atual do Clã Akkaba e ao evento “Dinastia M”? Fantástica! Seus poderes? Muito legais! E sua participação em tudo isso? Ainda confusa, mas, como dito acima, parte é culpa de Kang e a participação do vilão Massacre pode ser considerada o fio condutor para que a revista tenha pulado tão drasticamente da ameaça do Caveira Vermelha para os herdeiros de Em Sabah Nur…

1323121

Se todas essas conexões promoverem um confronto no futuro próximo entre os Vingadores, Apocalipyse, Kang e o Caveira Vermelha, tudo terá valido a pena.

Por enquanto, os únicos embates reais que esse título tem mostrado nesses últimos meses são entre os integrantes desse esquadrão de Vingadores e os novos membros mutantes. A tensão cresce a cada edição por inúmeras razões: os heróis humanos desconfiam dos mutantes, Wolverine guarda inúmeros segredos sujos, Vampira critica a atitude hipócrita dos Vingadores veteranos pelo perdão dado à Feiticeira Escarlate após seus crimes contra a raça mutante..

Remender é muito bom em trabalhar conflitos entre integrantes de um grupo e seu estilo pode por muitos ser considerado melhor aproveitado em revistas com temática obscura como Vingadores Secretos e Fabulosa X-Force do que propriamente em Vingadores.

Acuña não é um desenhista ruim e seu traço tem melhorado a cada trabalho, mas sua narrativa visual pode causar estranheza em leitores acostumados com Cassaday e Coipel. Contudo, se tivesse que escolher entre os três para ter um artista que melhor apresentasse uma história de Apocalypse escrita por Remender, seria Acuña com certeza.

Uncanny-8-Cover

Fabulosos Vingadores é uma revista estranha. Os conceitos até agora são todos retirados de um de seus títulos passados, na franquia mutante. A diferença é que agora muito do que antes era mantido nas sombras está vindo cada vez mais à luz. É mais ou menos como se Brian Michael Bendis tivesse assumido a revista dos Vingadores e continuasse trabalhando os conceitos que vinha desenvolvendo por anos no Demolidor… Entretanto, se você tiver boa vontade e se permitir esperar para ver o resultado disso tudo, algo de bom com certeza vai acontecer. Eu estive no futuro ao lado de Kang, eu sei!

Colaborador

Colaborador não é uma pessoa, mas uma ideia. Expandindo essa ideia, expandimos o domínio nerd por todo o cosmos. O Colaborador é a figura máxima dos Iluminerds - é o novo membro (ui) que poderá se juntar nalgum dia... Ou quando os aliens pararem com essa zoeira de decorar plantações ou quando o Obama soltar o vírus zumbi no mundo...

Este post tem 11 comentários

  1. toddy

    Com certeza é uma das poucas revistas com o nome Vingadores que prestam hoje em dia, poderia ficar melhor se tirassem o Destrutor de líder da equipe! Essa cena do Thor é bem maneira, uma pena. assim como você colocou, de não mostrarem mais paisagens do Rio! Mandou bem meu camarada!!!

  2. Bianca Wernecky

    Olha, eu gosto muito dessa revista, nunca fui a favor de tornar a Feiticeira Escarlate uma mulher maluca… Perigosa tudo bem, mas até aí ela merece redenção, a Vampira teve direito, o Ciclope merecidamente deve ter também , assim como ela está tendo… O que me enche o saco é eles ficarem focando em rixas pessoais em vez de chutar a bunda de vilão, nunca mais vamos ver isso acontecer???

    1. Olha, Bianca, taí uma coisa curiosa sobre os Vingadores – as rixas pessoais são o primeiro motivo da formação do grupo. Esse conceito – pessoas com o ego enorme que se juntam pelo bem comum – já está na primeira história do Stan Lee. Ao longo dos anos, posso me lembrar de inúmeras brigas envolvendo membros ativos do grupo (Jaqueta Amarela e Vespa, Hércules e Namor, Mercúrio e Gavião Arqueiro, Máquina de Combate e Gavião Arqueiro, Wolverine e Capitão, Dr. Druida e Cavaleiro Negro, Cavaleiro Negro e Sersi). Talvez, o maior segredo do grupo seja a dosagem entre as brigas internas e chutar a fiofó do vilão da semana…

      1. Egon - Caça-fantasmas/dragões/

        é por isso que digo que New Avengers(que nem é uma equipe de vingadores) é a melhor do momento, vc fica achando que namor vai pra cima do pantera a cada pagina

    2. Egon - Caça-fantasmas/dragões/

      vai com calma, agora eles pararam de lutar contra outros herois não é algo para se reclamar

  3. Hank Mckoy

    Se eu não estivesse muito bem representado na revista do Wolverine e os X-men, Novíssimos X-men e nos Novos Vingadores, era com essa equipe que ia ser perfeito eu fazer parte, ainda mais que tem o Magnum, meu chapa das antigas entre o grupo!

  4. Egon - Caça-fantasmas/dragões/

    Esse Openã tem alguma fixação pelo Brasil(leia-se rio de janeiro) ou é impressão minha?

    1. Venerável Victor Vaughan

      Que bom que tem essa fixação amigo, melhor pra nós, aliás o James Robinson pegou uma pinimba com a gente por causa do Alan Scott e toda vez que algo é destruído em Terra 2, chance maior de ser no Brasil. uahauhauahauah

  5. Anthonio Stark

    Adorei o texto,Venerable!A revista não diz,mas fui EU que pedi ao Thor pra salvar a cidade do Rio…sua casa podia ter sido destruída nessa…um abraço de Ferro!

    1. Venerável Victor Vaughan

      Que injustiça, não? Mas o Thor precisa de uma propagandinha, você já não!

Deixe um comentário