Iluminamos: God Of War

Você está visualizando atualmente Iluminamos: God Of War

Gow01Olá Nerds e Nerdas, tudo bom? Recentemente chegou ao Brasil, através da editora Leya, o livro God Of War escrito por Matthew Stover e Robert Vardeman, traduzido pela Flávia Gazi. Apesar do destaque “A história oficial que deu origem ao jogo”, pensei que pudesse ser um spinoff ou alguma história sobre o passado de Kratos.

Ao ler o prólogo e o primeiro capítulo fiquei muito com a sensação de ter jogado dinheiro fora, pois pensei: “é sério mesmo que vocês irão me descrever o jogo em forma de livro?”. A grande verdade é que a maior parte do livro é o que conhecemos do primeiro jogo, alguns detalhes e descrições que são comuns nesse tipo de mídia e só.

O que há de interessante no livro: os bastidores do Olimpo, principalmente como Atena abusou de sua sabedoria para conseguir “punir” seu irmão Ares. Essa parte, que não encontramos no jogo, é, sim, muito relevante para o contexto geral da Mitologia de God Of War, mas eu considero irrelevante se classificarmos e considerarmos que o livro veio depois da trilogia e de seus jogos complementares. Fiquei com a sensação de: “ok, isso não é novidade”.

Entender os motivos que fizeram Poseidon e outros Deuses ajudarem Kratos em suas batalhas é interessante, confesso, mas volto a ser repetitivo: para quem jogou os jogos isso é um detalhe irrelevante.

Pode ser que eu esteja reclamando demais, que esse conteúdo enriquece, sim, toda a Saga de Gof Of War, mas, infelizmente não tive essa sensação.

Entretanto, para mim, ficou claro que o personagem principal do livro não é Kratos, sim, Atenas. Suas estratégias de manipulação para atingir certos objetivos e por causa disso fiquei com uma sensação de mistura entre “olha só como essa Deusa é sacana” com “de uma certa forma, como a Deusa da justiça, suas atitudes estão corretas”. Ou seja, ora via Atenas como uma manipuladora descarada e ora a via como uma Deusa que cumpre o seu papel de justa.

Em resumo, não recomendo o livro para aqueles que já jogaram os jogos principais da franquia, pois seu conteúdo não acrescenta muita coisa na narrativa, mas se você é daqueles que gosta de saber tudo sobre a história dos jogos, então, compre o livro.

Abraços

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Este post tem 13 comentários

  1. Rocha Ribeiro

    Acho que comprarei cara, mesmo conhecendo toda a trama dos games. God Of War é um game que jogo e gosto muito (estou até tentando platinar os 5 lançados), mas acho que a trama é foda mesmo só no primeiro game, fica claro que ele não foi idealizado para ser uma trilogia, quintologia ou infinitologia. Os diálogo no 3º game ficam muito imbecis, claro que compensa em ação, mas é lamentável pois o 1º é tão redondinho. No mais, bom post.

    1. Leonardo Delarue

      Verdade. Mas não nego que logo a cena de porra entre Kratos e Poseidon é sensacional. Eu platinei o GoW 3, mas dei um tempo no PS3. Pretendo platinar os 3 jogos principais.

      1. Rocha Ribeiro

        Ah sim, acho que o roteiro do 1º game é o melhor mas a direção do 3º é muito competente, talvez superior (não acredito que estou falando de direção de game), eles brincam mais com os ângulos de câmera, a cena da surra do Poseidon e quando o Kratos “enfrenta” Helios e tem que usar a mão para tapar a luz são muito bem boladas. Compra certa o livro, só me pergunto se irá aparecer “O” para pressionar em algum momento.

  2. Gustavo Audi

    Disseram a mesma coisa sobre o livro do Assassin’s Creed…
    Mas acho que no futuro isso deve mudar: vão perceber que não basta transcrever o jogo para o livro, mas é preciso usar as peculiaridades da mídia a favor da história para realmente criar algo diferente e atraente. Bom, pelo menos para quem já jogou os jogos…

    1. Leonardo Delarue

      Era o que estava conversando comum professor ontem. Só agora está chegando no Brasil o conceito de transmídia relacionado aos jogos. Não sei se lá fora os livros são complementares e aos poucos eles chegarão aqui.

    1. Gustavo Audi

      Mas na jogabilidade ou na história? Ou nos dois?

  3. Suellen

    quero comprar esse livro pro meu irmão..só q estou em dúvida pois ñ tenho certeza se é realmente a história ou comentários sobre a criação do jogo e curiosidades!! Alguem poderia me ajudar??

Deixe um comentário