Iluminamos: iCarly

Você está visualizando atualmente Iluminamos: iCarly
Sam olha para Freddie e inexplicavelmente pensa no elo perdido entre os Menudos e Michael Jackson
Sam olha para Freddie e inexplicavelmente pensa no elo perdido entre os Menudos e Michael Jackson

A Fátima Bernardes assassinou a Tv Globinho, mas a Rede Bandeirantes (alguém ainda a chama assim?) mantém acesa a chama de seu Band Kids, recheando-o todas as manhãs com produções do canal americano Nickelodeon, como Tartarugas Ninjas em 3D, Supah Ninjas e uma animaçãozinha dos Transformers.

Entretanto, uma das produções exibidas no bloco infantil matutino me agradou bastante, não sei se pelos motivos errados: iCarly.

A despeito de ser dirigido ao público infantojuvenil (#voltahifen), com linguagem simples e cenários coloridos, há um tipo de humor absurdo que faria inveja a Hermes & Renato. Algumas situações, embora plasticamente fofinhas, ocultam questões politicamente incorretas.

Como diria Vinicius de Moraes: "Porque hoje é sábado".
Como diria Vinicius de Moraes: “Porque hoje é sábado”.

Na série, as melhores amigas Carly e Sam estudam juntas e apresentam um programa na web no qual inventam brincadeiras e encenações loucas. Carly, aliás, é bonitinha, boa menina e talz, e quase não dá pra acreditar no episódio que girou em torno dela pelada na banheira (cheia de espuma, claro!). A moça ficou com o dedo preso na torneira, e gente de todo tipo apareceu para tentar libertá-la, inclusive o carinha com quem ela tinha encontro marcado para aquele dia, que se contentou com o jantar romântico à beira da banheira, sem pular pra dentro dela (é um seriado “infantojuvenil”, gente!).

Sem contar que a personagem Max é praticamente uma maldita punk: já foi presa, é conhecedora de motos e apreciadora de comidas tão gordurosas que a venda só é permitida no Canadá (deve haver um manual nos EUA que determina que personagens femininas liberadas ou delinquentes devam se chamar Max, vide a peituda igualmente sem papas na língua de 2 Broke Girls).

Sam delicia-se com um punhado de gordura trans hidrogenada rosa
Sam delicia-se com um punhado de gordura trans hidrogenada rosa

Spencer, o irmão da protagonista, é um adulto tão adolescente quanto os que encontramos hoje em dia, com a diferença determinante que ele consegue se virar muito bem sozinho, ou quase isso, com talento para inventos e, naturalmente, consertos domésticos. Só não chegue muito perto quando ele estiver realizando uma de suas esculturas de… manteiga.

Há um careta bonzinho, inofensivo e dominado pela mãe chamado Freddie. Ele maneja a câmera que grava o programa das meninas, sofre na mão da Max e deve se chicotear toda vez que pensa na Carly de modo libidinoso.

Spencer, Gibby e uma de suas outras cabeças
Spencer, Gibby e uma de suas outras cabeças

Embora Max seja a mais vidaloka do seriado, o troféu Joselito vai mesmo para um gordinho chamado Gibby. O mancebo coleciona réplicas de sua própria cabeça, e já foi capaz de trabalhar num banheiro masculino quando descobriu que oferecer ajuda aos apertados ou aliviados senhores poderia render uma boa grana. E isso tudo conseguindo evitar qualquer conotação sexual! Na verdade, ele servia lencinhos, música personalizada, doces e almôndegas (!).

iCarly (royalties para a Apple) é o nome do fictício programa exibido pelo grupo de amigos na internet, aparentemente improvisado e dirigido a crianças, pelo qual eles se tornam conhecidos e admirados por uma legião de fãs, que inclui até mesmo a primeira dama americana, a Sra. Obama, que faz uma participação num dos episódios, mostrando o prestígio e/ou a audiência da série, que passa na Band por volta das 11h.

Michelle tentando explicar ao Spencer sobre o medicare
Michelle tentando explicar ao Spencer sobre o medicare

Rodrigo Sava

Arqueólogo do Impossível em alguma Terra paralela

Este post tem 15 comentários

  1. José Messias

    Peraí, Sava, há um problema ai….eu assisto essa bagaça na Nick….ocasionalmente.
    O personagem da loirinha se chama Sam, tanto que foi o que você colocou na legenda. De onde surgiu essa Max? (ou essa é a forma que ela é chamada na dublagem da Band?)

    1. Harvey_o_Adevogado

      Eu lembro da super vicky. Será que ela tinha entrada usb?

      1. Vilipendiador Unperucked

        Não era da época, mas um cabo de audio e video devia rolar.
        Se é que me faço entender.

          1. Vilipendiador Unperucked

            Traduziu errado.
            Me referia a plugar em dois buracos.

    2. Rodrigo Sava

      Verdade, José! Max é Sam! Sam é Max! Considerai a errata. Ambas são meninas assanhadas da televisão! Max é um pouco mais, definitivamente. Como não nos deixa mentir 2 Broke Girls e os filmes do Thor! #prontofalei

  2. Vilipendiador Unperucked

    Eu comeria a Carly, tranquilamente.
    Sem mais.

      1. Vilipendiador Unperucked

        Pouuurra! O negão, se ainda não partiu ela no meio, deve ao menos tê-la trincado.

      2. Vilipendiador Unperucked

        Então não teremos de sair na porrada pelas fêmeas.

      3. Harvey_o_Adevogado

        Messias, sempre com seus comentários preciosos…

  3. Mega Mendigo

    Esse seriado era muito foda. Tinha umas piadas muito viajantes e até críticas, como aquele que a Sam fez criancinhas de escravas pra confeccionarem camisas pra ela! http://zip.net/bfnnf4

  4. Anubis_Necromancer

    iCarly é foda.
    Já bati várias para a Sam.

Deixe um comentário