Iluminamos: Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário

Você está visualizando atualmente Iluminamos: Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário

trailer-os-cavaleiros-do-zodiaco-a-lenda-do-santuario-dublado

Os guardiões do universo hão de vencer o mal. O seu destino é combater, por um mundo ideal… Fala galera saudosista e de armadura reluzente!  Como puderam ver na minha canção introdutória, hoje falaremos sobre a tão esperada refilmagem dos Cavaleiros do Zodíaco.

Para aqueles que ainda não leram a sinopse:

Na luta para defender Atena e colocá-la em seu lugar de direito, os Cavaleiros de Bronze lutam para superar o Mestre do Santuário e os poderosos Cavaleiros de Ouro, guardiões das 12 casas. Inicialmente chamado de “Saint Seiya – Knights of the Zodiac”, o filme é uma adaptação para os cinemas da saga “Cavaleiros do Zodíaco”.

lendadosantuário2014

Fenômeno no Brasil nos anos 90, a série animada dos Cavaleiros do Zodíaco agora chega aos cinemas. Como boa parte de nós já sabemos, o filme é baseado no mangá de Masami Kurumada: Saint Seiya – mais especificamente em seu primeiro arco, conhecido aqui no Brasil como a Saga do Santuário. Então, você, nerd saudosista, que aguentou os setenta e três  episódios de enrolação com brilho nos olhos, deve estar estranhando a possibilidade de toda essa história ser compactada em uma hora e meia de filme, certo?

Os novos Cavaleiros de Ouro.
Os novos Cavaleiros de Ouro.

Então, meu caro. O primeiro conselho que deve ser dado aos espectadores, honestamente, é da própria produtora, ao afirmar que o filme não passa de uma homenagem aos 40 anos de carreira do Grande Mestre – Arnes, Shion, ou Arles? – Masami Kurumada.  Dessa forma, por ser tratar apenas de uma “homenagem”, a história não segue a mesma necessidade dramática, tornando-se uma espécie de releitura.

Ikki Vs Shura, como pode?
Ikki Vs Shura, como pode?

Contudo, eis que surge outra pergunta:

– Uma releitura é ruim?

Respondo-lhes que não necessariamente. Porém, se relegarmos o saudosismo e a atual velhice ao segundo plano, poderemos desfrutar de um mundo novo, repleto de possibilidades diversas. Pois, além da computação gráfica – que cumpre bem seu papel, embora pareça vídeo introdutório de algum jogo de PS3 -, também lidaremos com novas armaduras e conceitos, onde poderemos elencar:

  •  As novas armaduras são realmente armaduras. Pois protegem o corpo inteiro do guerreiro, incluindo uma espécie de capacete.
  • As antigas e pouco práticas urnas gigantes, que levavam as armaduras, agora são singelos pingentes, bem similares às placas de identificação do exército, teletransportando as armaduras de outra dimensão.
  • O Santuário Sagrado, repleto de guerreiros místicos e poderes inexplicáveis,  felizmente,  não está na mesma dimensão que a nossa.
  • Os cavaleiros de ouro finalmente são valorizados, fica evidente que eles estão muitos níveis acima dos de bronze.
  • Batalhas novas e completamente imprevisíveis!
Os-Cavaleiros-do-Zodíaco-A-Lenda-do-Santuário-750x400
Shiryu Boladão, invocado no dragão!

Além é claro da resolução de questões óbvias como:

  • Por que de não há atalhos entre as doze casas?
  • Por que alguns Cavaleiros de Ouro, embora se movam na velocidade da luz, não impediam o progresso dos demais invasores, escolhendo apenas um para enfrentá-los?
  • O que impede os demais cavaleiros de ouro de se juntarem em defesa da verdadeira deusa Athena?
  • Por que o Cavaleiro de Sagitário colocaria armadilhas em sua casa, visto que seu cosmos os guiaria até a mensagem contida em seu testamento?

Ps: Pior que na série original, o Seiya parece uma criança lesada com 10 anos de idade, repleto de piadas sem graça e gestos caricatos e toscos de vários animes atuais.

Dadas as devidas explicações, caso busque um filme para se divertir e não tenha preconceito com releituras, já que a obra não segue praticamente nada da linha cronológica original, ainda assim, é garantida uma boa dose de entretenimento e recordações.

8477805481c149abd78db7900cbcefe2
Seiya na sua melhor forma, calado e pronto para o combate!

Agora, caso você nunca tenha visto a série original, o filme não terá o mesmo peso, pois além da história ser corrida e a química entre os personagens ser de uma profundidade quase nula. Quem não está totalmente familiarizado com a história certamente não vai ter a mesma empatia ou quiçá se empolgar. Por fim, é nítido que o filme foi produzido para os fãs.

Embora saibamos que até mesmo as obras originais (mangá e anime) não passariam em nosso crivo crítico dos 15 anos de uma obra, ver esse filme passa a ser uma boa desculpa razão para reunir os velhos amigos e se divertir como antigamente.

Trailer Oficial:

Don Vitto

Escritor, acadêmico e mafioso nas horas vagas... Nascido no Rio de Janeiro, desde novo tivera contato com a realidade das grandes metrópoles brasileiras, e pelo mesmo motivo, embrenhado no submundo carioca dedica boa parte de seu tempo a explanar tudo que acontece por debaixo dos panos.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário