Iluminamos: PALETÔ DE LAMÊ – os cantores mais populares do Brasil de volta no Leblon!

Você está visualizando atualmente Iluminamos: PALETÔ DE LAMÊ – os cantores mais populares do Brasil de volta no Leblon!

“O Leblon é uma ilha de tranquilidade” – cantou a minha garota. “Visível na estreiteza das ruas laterais, impróprias para ônibus”, completou.

Para quem não frequenta este bairro carioca, é necessária uma consulta ao Google Maps, em busca de sua exata localização. Assim, uma viagem de metrô, outra de ônibus, mais um pedido de informações, e finalmente encontramos o lugar. O Teatro do Leblon.

Encravado numa galeria peculiarmente de braços abertos para a rua, polvilhada de lojas de produtos naturais, a Sala Marília Pêra recebeu mês passado a estreia não de uma peça convencional, mas de um verdadeiro show. Nele, os atores Erika Riba e Robson Camilo, com o luxuoso acompanhamento de uma suingada guitarra, uma presente bateria, um estimulante teclado e um baixo, interpretam o melhor do cancioneiro popular dos anos 70 e 80, relegado ao ostracismo nas décadas seguintes, juntamente com a maioria dos artistas que as entoavam, como Lindomar Castilho, Evaldo Braga, Almir Rogério, dentre outros.

Em Paletó de Lamê, eles realmente interpretam, digo, não sou o maior fã do estilo romântico rasgado e popular que se fazia naqueles anos dourados (em que os refrões eram compostos por palavras, não onomatopeias como tchu e tcha…), mas a verdade é que o espetáculo torna aquilo tão apaixonado e coerente que é impossível deixar as poltronas sem cantarolar, bater palminhas e sorrir.

Sim, como cantores trajados a rigor ou embrulhados para presente em biroscas da esquina ou imensos estádios, os atores jogam para a plateia, conscientemente, reverenciando antigos sucessos de audiência, dignos de um playback cantado em uníssono pelas macacas de auditório do Cassino do Chacrinha.

Ou você já sabia que Mark Davis era o nome usado por Fábio Jr. quando ele começou cantando em inglês, para delírio das cocotinhas? Essa e outras curiosidades permeiam o musical, que reserva até mesmo um momento clube de bairro, com oferecimento de faixa a um talento especialmente convidado, que divide com eles uma canção, cujo refrão parece ler nossa mente, pedindo aos crooners antes mesmo que eles façam o tradicional bis: “Não se vá!” – sucesso de Jane e Herondy.

Paletô de Lamê – Em cartaz até 28/10/2012 – Teatro do Leblon – Rua Conde Bernardotte, 26 – Leblon – Tel.: (21) 2529-7700 – Sexta e sábado, às 18h30; domingo às 17h

Rodrigo Sava

Arqueólogo do Impossível em alguma Terra paralela

Deixe um comentário