Iron Maiden e Literatura – Parte 4 (Final)

Você está visualizando atualmente Iron Maiden e Literatura – Parte 4 (Final)

Olá Nerds e Nerdas, tudo bom? Chegamos ao final da nossa coluna sobre a relação das músicas do Iron Maiden com a Literatura. Como fiz uma lista com base na cronologia dos álbuns lançados, esse post se dedicará basicamente aos trabalhos feitos, pela Donzela, após a volta do vocalista Bruce Dickinson. Para quem ainda não leu os outros posts aqui estão os links: Parte 1, Parte 2 e Parte 3.

The Edge Of Darkness

Acredito que todos viram ou pelos menos ouviram falar de um filme chamado Apocalyse Now, um clássico do Francis Ford Coppola. Para quem não conhece segue uma breve sinopse: o filme acontece durante a Guerra do Vietnam, por volta de 1969, e um alto comando do exército americano designa o capitão Willard para matar o coronel Kurtz, que tinha enlouquecido e assassinado inocentes no interior da selva no Camboja.

Então você se pergunta: a música é sobre o filme? E eu respondo: não. Na verdade ambas obras são baseadas no livro Heart of Darknes (O Coração das Trevas), escrito pelo britânico Joseph Conrad.

Com relação à música, em minha opinião, ela é A Música do X-Factor. Eu defendo The Edge Of Darkness como a melhor música do álbum porque ela possui um ritmo sensacional, uma melodia vocal e interpretação fantástica de Blaze, dando uma sonoridade bem pesada e – por que não? – dramática. Tive a oportunidade ouvi-la ao vivo quando Blaze veio ao Rio na turnê do, também excelente álbum, The Man Who Would Not Die.


Brave New World

Essa música é baseada no livro homônimo escrito pelo ingês, Aldous Huxley. O livro é um romance que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologica e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e as regras sociais dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga chamada “soma”, sem efeitos colaterais aparentes. As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe. Mas como nem tudo são flores, uma revolução acontece quando um dos “selvagens”, que vive em uma espécie de reserva, é trazido para a chamada sociedade civilizada e acaba se tornando uma dor de cabeça para os governantes.

Não sei porque, mas quando pesquisei sobre esse livro, ele me lembrou muito o filme O Demolidor com o Sylvester Stallone, Wesley Snipes e Sandra Bullock, mas é claro que temos outros filmes com a mesma temática.

Out Of The Silent Planet

A música é baseada no livro homônio escrito por C.S. Lewis, o mesmo criador de As Crônicas de Narnia. Pelo o que pesquisei sobre o livro, ele foi o primeiro livro de uma Trilogia Espacial e o protagonista se chama Ransom, um professor de Filologia (pelo o que encontrei em alguns sites Ransom seria uma uma homenagem ao amigo J. R. R. Tolkien, também filólogo).

Neste primeiro livro, Ransom é raptado por dois cientistas e levado cativo para Marte, a fim de supostamente ser oferecido como sacrifício humano ao Oyarsa, o governante daquele mundo. Na verdade, o Oyarsa é um servo de Maleldil, o único Criador. Além de uma fantástica narrativa de ficção científica, Além do Planeta Silencioso (como foi traduzido para o português) é repleto de conteúdos filosóficos e teológicos, os quais são apresentados por Lewis no decorrer da história.

When The Wild Wind Blows

Essa linda canção é baseada na graphic novel escrita pelo ilustrador Raymond Briggs. Ela foi lançada em 1982 e em 1986 foi feito uma animação dessa obra. O livro conta a história dos Bloggses, Jim e Hilda. Ao ouvir uma mensagem no rádio sobre um “início das hostilidades”, Jim começa imediatamente a construção de um abrigo e eles permanecem neste abrigo por vários dias.

Pelo o que pesquisei, a graphic novel é uma comédia suave sobre as informações que os governos utilizam, principalmente, durante os períodos de guerra.

Sobre a música, ela é uma das melhores músicas da Donzela; ela é simplesmente linda. Depois que procurei um pouco mais sobre a música e encontrei a graphic novel, sua mensagem ficou muito mais clara para mim. Pretendo assistir o filme e comprar a graphic, mas acredito que ela não esteja em catálogo.

Abraços

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Este post tem 2 comentários

  1. Vintersorg

    ótima série de postes, Delarue.

    Out of the silent planet é uma das minhas músicas preferidas de Brave new World.

    E when the wild wind blows é simplesmente foda!

  2. Bianca Rubens

    adorei… sabia de alguns livros, mas n sabia q haviam tantas músicas assim q foram baseadas em livros

Deixe um comentário