PANTEÃO POP – ANAKIN SKYWALKER – PARTE 2

Você está visualizando atualmente PANTEÃO POP – ANAKIN SKYWALKER – PARTE 2

Aqui continuo a traçar uma pequena biografia da vida daquele que foi um dos maiores Cavaleiros Jedi e um dos mais poderosos Lordes Sith de todos os tempos. A primeira parte você pode ver aqui.

UM GUERREIRO SEM PAPAS NA LÍNGUA

A Guerra dos Clones terminou estabelecendo a fama de Anakin Skywalker.  Nomeado Cavaleiro (as baixas severas entre os Jedi em Geonosis e a escalada vertiginosa da guerra apressaram a promoção de diversos padawans), deu mostras sempre crescentes de suas qualidades, entre elas um assombroso controle da Força, maestria como piloto de combate, desenvolvimento de raciocínio tático, alta capacidade de comando de pequenas unidades  e uma coragem à beira do desprendimento.

Soldados das Tropas Clone
Soldados das Tropas Clone

Mas existiam os poréns.  Problemas disciplinares e quebra de hierarquia em primeiro plano. Skywalker achava a guerra mal conduzida pelos políticos de Coruscant e criticava abertamente o Conselho Jedi

por acatar tal planejamento defeituoso. Acreditava que guerreiros do porte dele, principalmente, e de Obi-Wan Kenobi estavam sendo desperdiçados em missões diplomáticas inúteis, quando deveriam estar caçando os principais líderes separatistas: Conde Dookan e seu chefe militar, General Grievous.

Grievous foi uma antecipação grotesca do que seria feito com Darth Vader
Grievous foi uma antecipação grotesca do que seria feito com Darth Vader

CANSADO DE GUERRA

A verdade era que a indefinição da guerra angustiava o jovem. Tendo pouco convivido com sua esposa, ansiava pela vida familiar completa que lhe foi negada por toda a vida. Sua impaciência aumentou ao descobrir que ela estava grávida. Passou a fazer planos que incluíam abandonar a Ordem, mas seu senso de dever e desejo de que seus filhos fossem criados em uma galáxia segura (ainda que esta segurança fosse garantida por um governo com mão de ferro) o mantinham engajado.

Como se vê, Skywalker estava diante de um dilema: ele queria uma vida simples, mas segura; aceitava sair da Ordem, mas não antes de terminar aquele conflito armado.  Padmé também sonhava com uma vida calma, mas ela era, antes de mais nada, uma partidária fervorosa da República, empenhada em manter a democracia. Este ponto de vista divergente politicamente era o único senão de um relacionamento que se tornava cada vez mais importante para os dois.

OS ERROS DO CONSELHO

Yoda, Mace Windu e Obi-Wan. Em nenhum deles foram encontrados o entusiasmo e a fé em relação ao Escolhido.
Yoda, Mace Windu e Obi-Wan. Em nenhum deles foram encontrados o entusiasmo e a fé em relação ao Escolhido.

Apesar de ter em Anakin um dos seus principais guerreiros e um ídolo popular nos planetas que se mantinham leais à República, o Conselho Jedi continuou a tratá-lo com desdém em vez de atenção, com receio em vez de respeito. E cometendo erros absurdos. Destaco três.

O primeiro foi perpetrado diretamente por Yoda, que  entregou ao recém-nomeado Cavaleiro a responsabilidade de treinar uma padawan, a togruta Ahsoka Tano. O velho Mestre tentava assim incutir responsabilidade no intenso Jedi. Mas deve ter esquecido de atentar para a personalidade da garota. Ahsoka era teimosa, desobediente, um pouco arrogante e não via problemas em usar armas como o medo pra alcançar seus objetivos em combate. Ela também começou a nutrir sentimentos por um oficial das tropas clone. Como se pode notar, nem ela nem seu mestre foram de muita influência positiva um para o outro.

Ahsoka ia a absurdos pra se mostrar digna da afeição de seu mestre Skywalker. Poderosa, ela sobreviveu a encontros com o General Grievous e com a assassina Asajj Ventress.
Ahsoka ia a absurdos pra se mostrar digna da afeição de seu mestre Skywalker. Poderosa, ela sobreviveu a encontros com o General Grievous e com a assassina Asajj Ventress.

Até o momento, os historiadores da Galáxia não conseguiram descobrir que fim levou Ahsoka. No entanto, o fato de seu nome nunca ter sido citado depois do seu desaparecimento, seja pelos Jedi, seja por Anakin, sugere que algo extremamente traumático aconteceu. Há versões que apontam uma queda dela para o Lado Sombrio bem antes de Skywalker, tendo este sido obrigado a matá-la. Outros dizem que ela foi morta por ele quando descobriu que seu mestre estava sendo influenciado por um Lorde Sith.  A versão mais correta talvez seja a que aponta a simples deserção da menina, encorajada por seu mestre, que há tempos vinha pensando em fazer a mesma coisa.

Teria Ahsoka realmente caído para o Lado Sombrio?
Teria Ahsoka realmente caído para o Lado Sombrio?

Agora, raciocine comigo um momento. Você suspeita do Supremo Chanceler da República Palpatine. Este é próximo a um dos seus mais valorosos guerreiros. Você tem a oportunidade de colocá-lo em uma situação vantajosa que diminuiria a influência nociva de Palpatine e transformaria Anakin não só em uma fonte de informação para o Conselho como também de desinformação para o Chanceler. O que você faz? Hein? Eu, com certeza, não perderia tempo nem arriscaria tanto tentando passar lições escrotas de humildade. Acho que, muito provavelmente, você também não.

Senado da República Galáctica.
Senado da República Galáctica.

Mas foi isso que o Conselho fez. Palpatine deu aula de psicologia e dogmática Jedi. Ao “se intrometer” na Ordem, pedindo um lugar ao seu protegido Skywalker como representante do Supremo Chanceler junto ao Conselho, ele sabia que os Mestres adotariam uma solução meia-boca, colocando-o como um simples ouvinte e negando-lhe a promoção. Aquilo ofendeu Skywalker, que almejava o grau para, mais do que simplesmente satisfazer seu ego, ter voz ativa no planejamento das operações militares.

Por fim, quando Anakin começou a ter estranhos sonhos premonitórios que mostravam Padmé morrendo durante o parto, ele procurou a ajuda de Yoda, que mais uma vez começou o velho e chato discurso “O medo… mimimi… ódio… bobobó… Lado Sombrio” e não ajudou em porra nenhuma. Palpatine, por outro lado, aproveitou-se do desamparo do rapaz e plantou nele a ideia de que um estudioso da Força – um estudioso que não fosse limitado pelas crenças Jedi – poderia alcançar até mesmo as chaves pra vencer a morte.

Palpatine teve seu caminho facilitado pelo próprio Conselho Jedi.
Palpatine teve seu caminho facilitado pelo próprio Conselho Jedi.

A QUEDA

Os detratores de Skywalker com muita facilidade esquecem que, quando ele descobriu que Palpatine era Darth Sidious, um Lorde Sith, ele decidiu entregá-lo para a Ordem. Apesar de todo o seu dilema emocional, que envolvia principalmente a possibilidade de, mais uma vez, tornar-se sozinho no mundo, Anakin optou por, mais uma vez, ficar do lado do Conselho que sempre o tratou de forma errada.

Mestre Mace Windu, os Jedi não deveriam ser imunes a raiva?
Mestre Mace Windu, os Jedi não deveriam ser imunes a raiva?

Dizem que, diante de alguém que pode ser tão ou mais poderoso do que você, só se pode comandar através do exemplo. Quis o destino que o mais gabaritado membro do Conselho presente no Templo Jedi naquele dia fosse não Obi-Wan nem Yoda, mas Mestre Windu.  Este deu um show de arrogância ao se nomear para capturar, sem avisar ninguém do Conselho ou da República, o Supremo Chanceler. Sua atitude impensada teve os mais diversos efeitos. A curto prazo custou a vida dos dois Cavaleiros que o acompanharam e provocou o momento decisivo em que Anakin se perdeu.

Mestre Windu não soube agir com a ponderação que sempre exigiu de Anakin.
Mestre Windu não soube agir com a ponderação que sempre exigiu de Anakin.

Isso ocorreu no momento em que Mace Windu tinha Darth Sidious subjugado. O Escolhido apelou para que Palpatine fosse preso, mas o Mestre Jedi resolveu agir como juiz e executor, mais uma vez demonstrando pouco apreço pela vontade de Skywalker.

É necessário lembrar que muito do encanto de Anakin pelo Supremo Chanceler havia sido rompido quando este o ordenou que matasse o rendido Conde Dookan. Apesar de ter cumprido o comando, o Jedi se sentiu muito mal por ter agido daquela forma. Tanto que depois desafiou um comando direto de Palpatine para que abandonasse o ferido Obi-Wan.

Skywalker queria uma vida de paz. Mas também não queria fugir do seu dever.
Skywalker queria uma vida de paz. Mas também não queria fugir do seu dever.

Naquele momento, a mente de Skywalker havia encontrado algo em que apoiar sua crença de que os Jedi, apesar de tudo, eram melhores do que os Sith. E Windu destruiu esta distinção quando se rebaixou ao nível do inimigo.

Agindo em um impulso, Anakin terminou provocando a morte de Mestre Windu. No mesmo instante, caiu em si e se viu perdido, despojado de tudo de um momento para o outro. Via um futuro terrível, expulso da Ordem Jedi e renegado pela República. Se tornasse um prisioneiro ou um fugitivo, estaria desamparando Padmé da mesma forma como ele um dia acreditou ter feito com sua mãe. Ela morreria. E sozinha.

Ele não queria mais uma vez falhar com uma mulher que era toda a sua família
Ele não queria mais uma vez falhar com uma mulher que era toda a sua família

Não é de se espantar que ele tenha decidido mudar de lado e, mais do que isso, criado em sua cabeça e em seu coração toda uma versão que justificasse tal ato. Pela primeira vez liberto de todas as amarras, ele agiu como o sedento que encontra um oásis e bebe água até estar se sentindo terrivelmente enjoado.

Anakin Skywalker logo se arrependeria inutilmente de sua decisão.

A Galáxia lamentaria ainda mais.

O Escolhido havia se tornado um Lorde Sith. Havia se tornado Darth Vader.

JJota

Já foi o espírito vivo dos anos 80 e, como tal, quase pereceu nos anos 90. Salvo - graças, principalmente, ao Selo Vertigo -, descobriu nos últimos anos que a única forma de se manter fã de quadrinhos é desenvolvendo uma cronologia própria, sem heróis superiores ou corporações idiotas.

Este post tem 15 comentários

  1. Linik

    Caraca,JOTA…se superou,o segundo melhor post que já escreveu…o regratezeando é invicto e fixo no primeiro lugar…embora eu não leve clone wars em conta a morte de Ahsoka pode ter influenciado mesmo a queda de Anakin.

    1. JJota

      Como já conversamos, Star Wars, pra mim, é a história de Anakin. Acho bobagem ficar comparando trilogias, cada uma tem o seu próprio zeigeist. E sempre achei Skywalker um personagem extremamente trágico.

      1. Linik

        Perfeitamnte…Darth Vader para mim é raiva e tragédia numa armadura negra.

    1. JJota

      He, he, he…

      Por alguns personagens, meu lado advogado sempre fala mais alto!

      1. Vintersorg

        esse comentário estourou o boiolômetro huaiaiahuiahaiahiuahuaiah.

        Em tempo, acho a trilogia nova uma merda ( o primeiro é até ok, o 2 e 3 fedem) e não conheço chongas do universo expandido.

        Em 17 de janeiro de 2013 17:22, Disqus escreveu:

        1. JJota

          Eu até conheço um pouco o Universo Expandido, mas não me ligo com nada que tenha acontecido antes ou depois de Darth Vader. Acho que o resto existe apenas para justificar aquele momento. E eu defendo as duas trilogias, deixando bem claro que não existe, pra mim, essa de a antigo ser maravilhosa: ela tem bons momentos, assim como a nova. A história é um fiapo, mas cativa.

          E o advogado significante deste site é o Don Vitto Rosinha.

          Se bem que o Harvey tem dado (eita!) uma força por aqui…

        2. Linik

          Caraca velho,é exatamente o oposto…o primeiro é uma merda e o 2 e o 3 ok…tu gosta do JarJar binks,veio?

          1. Vintersorg

            nope.
            Mas, com exceção dele, acho o primeiro até maneiro por causa do Qui Gon e do Darth Maul.

            Em 18 de janeiro de 2013 09:21, Disqus escreveu:

          2. JJota

            Uma das maiores merdas do Lucas foi ter matado o Qui-Gon e Darth Maul logo no primeiro filme…

          3. Vintersorg

            [2]

            Em 24 de janeiro de 2013 11:17, Disqus escreveu:

  2. Agnaldo Santiago

    Simplesmente sensacional, Jota, mostrando como o Conselho, infelizmente, assinou sua ruína com caneta permanente ao agir da forma que agiu. E, com isso, trouxe à vida o personagem mais atormentado de toda a Saga. Recentemente vi a matéria na Wookiepedia sobre a armadura de Vader, e todas as coisas ruins que ela trouxe, que sobrepujaram as boas, ao meu ver. Talvez seja uma fonte interessante (caso você não tenha, o que eu não acho) sobre a figura de Darth Vader.
    Só uma correção, foram 3 os Jedi que acompanharam Windu: Kit Fisto, Saesee Tiin e Agen Kolar.

    1. JJota

      Opa, obrigado pela correção, Agnaldo. Na terceira parte vou finalizar minha visão sobre Anakin Skywalker.

Deixe um comentário