Ponta de Estoque: Super Street Fighter IV

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Sempre tem gente fazendo cobertura de novos games, porém, ninguém se lembra daqueles que não têm dinheiro pra ficar comprando lançamentos, mas também querem ter seus joguinhos. Esse é o objetivo básico desta coluna: ajudar a orientar as pessoas que querem ter jogos sem gastar tanto, e não se importam que sejam mais antigos.

Além disso, também é uma desculpa barata pra cagar regra em cima de jogos antigos que ainda são vendidos em promoção pelos camelódromos e infocenters da vida.

O jogo de estreia dessa nova coluna será o Super Street Fighter IV, lançado para PS3, e Xbox 360, no ano de 2010.

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Super Street Fighter IV pode ser descrito como um excelente jogo de luta. A princípio, seria uma DLC do Street Fighter IV original, mas, com a implementação de inúmeras novidades e novos personagens, o jogo foi ficando grande demais para ser uma simples DLC, e acabou-se optando por lançá-lo como um novo jogo, a um preço mais barato, para que os já possuidores do SFIV não se sentissem prejudicados.

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Graficamente, o jogo é rigorosamente o mesmo: são personagens 2D que lutam sobrepostos a cenários 3D. Tudo é extremamente detalhado e ricamente colorido. A técnica de animação Cell Shading foi usada neste jogo de maneira fantástica, alçando toda a experiência a níveis inéditos. A resolução dos personagens em Cell Shading é tão alta, e as cores tão uniformes à paleta de cores utilizada nos cenários 3D, que os elementos 2D e 3D acabam se mesclando perfeitamente, criando uma experiência visual única. Novos cenários 3D foram acrescentados e são deslumbrantes. Apesar de os lutadores estarem com um novo estilo gráfico – mais cartunesco e menos mangá – esse novo estilo impressiona pela riqueza de detalhes, tanto na expressividade dos personagens quanto nos detalhes das roupas e partes do corpo. O nível da animação dos lutadores é altíssimo.

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Minha única reserva é quanto às coxas da Chun-Li. São desproporcionais, com grossura elefantesca.

A abertura do jogo é bela, com lindos efeitos gráficos e texturizações. Os layouts dos menus, com seus efeitos sonoros e telas de fundo, são muito bonitos e bem selecionados. As músicas e efeitos sonoros sofreram uma ligeira melhora, em relação ao anterior: os barulhos de impacto dos golpes e efeitos de queda estão mais nítidos e empolgantes, com inúmeros sons diferentes disponíveis.

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Se Street Fighter IV já foi uma grande revitalização da franquia, que sofreu uma queda enorme na popularidade devido ao fraco Street Fighter III, Super Street Fighter IV leva essa revitalização a um novo patamar, na medida em que agora nos é apresentado um enorme elenco de 39 lutadores, com 10 lutadores novos, sendo que 8 deles são inéditos nessa versão (vindos de Street Fighter II e Street Fighter Alpha) enquanto 2 lutadores são completamente inéditos.

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Juri – uma lutadora coreana de Tae Kwon Do
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Hakan – um lutador turco de Luta-Livre que se lambuza todo de óleo.

Ao contrário do Street Fighter IV, nessa versão Super você não vai precisar ficar fazendo lutas maçantes específicas no modo arcade pra revelar ou destravar lutadores “secretos”. Nada disso. Todo mundo já está destravado de cara, sobrando mais tempo pra que você lute simplesmente pra se divertir. Além disso, pra alegria dos saudosistas de plantão, fases extras como aquela em que devemos detonar um carro de luxo ou destruir um monte de barris em 1 minuto – uma marca registrada do lendário Street Fighter II – voltaram com toda a força.

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Quem já é familiar à franquia Street Fighter não vai estranhar a mecânica da luta desta versão. Ela é praticamente a mesma, sendo que, com o acréscimo dos 10 novos lutadores e dos chefes do jogo anterior, o desafio ficou ligeiramente mais diversificado. O mecanismo de combos foi melhorado enormemente, e acaba sendo bastante divertido descobrir novas combinações e maneiras de ligar golpes diferentes. Os tempos dos golpes estão coerentes com os lutadores respectivos, e a disparidade entre os personagens some se você aprender a lidar direito com as técnicas e modos de combate de seus lutadores preferidos. Além disso, todos os lutadores ganharam um super-ultra-golpe-fodástico novo, com belas animações.

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A grande melhoria dessa versão, em contraposição ao Street Fighter IV anterior, é o modo multiplayer. É nesse modo que o jogo Super Street Fighter IV é digno de nota 10. Seu modo online é extremamente ágil, com menus intuitivos e lutas fáceis de serem arranjadas com adversários de qualquer lugar do mundo. A luta é rápida, não acontece nenhum tipo de lag, mesmo em conexões mais lentas. Entrei no modo multiplayer com uma conexão de 1 Mb, e joguei tranquilamente. Há vários modos de luta online, e você ganha pontos para seu lutador, caso ele seja vitorioso na luta. Esses pontos ganhos melhoram as habilidades de seu lutador, tornando a luta ainda mais interessante.

Se você levar em conta que a média de preço de jogos originais de PS3/Xbox varia entre R$ 70,00 e R$ 200,00, este jogo está com um preço extremamente atrativo: R$ 50,00. É um jogo imperdível. Se você achá-lo pelos quiosques e barracas de games da vida, e for fã de jogos de luta, compre.

FICHA TÉCNICA

Plataformas – Playstation 3 e Xbox 360

Ano de lançamento – 2010

Nota – 9,0

Preço – R$ 50,00

Colossus de Cyttorak

Detentor dos segredos da Mãe-Rússia, fã incondicional de jogos da antiga SNK (antes de virar esse arremedo, chamado SNK Playmore), e da Konami, Piotr Nikolaievitch Rasputin Campello parte em busca daquilo que nenhum membro da antiga URSS poderia ter - conhecimento do mundo ocidental. Nessa nova vida, que já conta com três décadas de aventuras, Colossus de Cyttorak já aprendeu uma coisa - não se deve misturar Sucrilhos com vodka, nunca!!!!

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