Super Size Me 2 – o que achamos do filme

Você está visualizando atualmente Super Size Me 2 – o que achamos do filme

No primeiro documentário, que teve o subtítulo “A Dieta do Palhaço”, o diretor Morgan Spurlock submeteu-se a fazer todas as refeições diárias no McDonalds para analisar o impacto disso na saúde humana. É possível que o sucesso do filme tenha provocado uma mudança de postura de fast-foods em geral, que passaram a implementar cardápios mais saudáveis.

O novo documentário investiga essa teorização, e demonstra que não foi exatamente o que aconteceu. A partir da tentativa do diretor de criar um fast-food saudável, em contraponto às críticas que fez no passado, observamos que as mudanças verificadas nos restaurantes de comida rápida foram mais cosméticas que reais.

Eis que, além de uma investigação que levou a uma denúncia consistente sobre o controle da cadeia de produção e comercialização de frango nos EUA, o doc se destaca pelo retrato do papel da propaganda e marketing no segmento de fast-food. E no perigo da desvirtuação dessa poderosa ferramenta para a veiculação de meias-verdades, o que vale para qualquer setor do comércio.

Super Size Me 2 é uma aula sobre o mundo dos negócios, o poder do marketing  e o papel dos pequenos produtores e dos consumidores, e deveria fazer parte dos currículos escolares e acadêmicos.

Rodrigo Sava

Arqueólogo do Impossível em alguma Terra paralela

Deixe um comentário