Top X – Os 20 Melhores Episódios de Seinfeld (na minha opinião de merda) – Parte 2

Você está visualizando atualmente Top X – Os 20 Melhores Episódios de Seinfeld (na minha opinião de merda) – Parte 2

A série Seinfeld ficou no ar de 1991 a 1999, alcançando índices de audiência cada vez maiores, ao longo das temporadas, e indo ao auge nos últimos episódios da 9ª temporada: chegou a ganhar com folga a final do Superbowl, em audiência. Por ter sido uma série com um humor um tanto quanto inusitado, fez história. Além disso, a série praticava esse humor a partir do perfil de 4 personagens extremamente excêntricos e diferenciados. A primeira parte deste Top X está aqui.

Jerry Seinfeld, o protagonista, costuma ser a balança do grupo. O mais equilibrado tanto financeira quanto emocionalmente; quase sempre termina o episódio do mesmo jeito que começou. É o único com emprego estável ao longo de toda a Sitcom (ele é comediante de Stand-up – Comédia em Pé) e costuma ser o apoio constante dos outros.

6) The Chinese Restaurant

É o 11º episódio da 2ª temporada, e, junto com outros 6 episódios (que serão mencionados em breve), é um dos mais importantes episódios de toda a série, sendo um ponto de referência definitivo do “humor sobre nada” que a série perpetuará ao longo das 7 temporadas seguintes. Neste episódio, Jerry, George e Elaine estão no lobby de um restaurante chinês, aguardando uma mesa vaga, para que consigam jantar e, em seguida, verem o filme Plano 9 do Espaço Sideral, no cinema.

TX-Seinfeldp2-Plan9
Um clássico dos flmes de Ficção Científica de baixo orçamento, sendo considerado o pior filme de todos os tempos

Enquanto não conseguem uma mesa para o jantar passam o tempo inteiro no saguão do restaurante, esperando e conversando uns com os outros. George tenta entrar em contato com sua possível namorada, para dar a ela o endereço do restaurante, mas não consegue nunca falar no orelhão (na época, celulares eram aparelhos caros, de difícil acesso e nada portáteis), que vive ocupado, e vai ficando cada vez mais ansioso, nervoso e neurótico. Elaine, por outro lado, vai ficando cada vez mais faminta, a ponto de o Jerry apostar $ 50 dólares para que ela chegasse numa mesa de jantar repleta de velhinhos e roubasse um rolinho primavera, comendo ali mesmo.

TX-Seinfeldp2-chinese

Este é o um dos poucos episódios em que Kramer não aparece, e se passa todo em tempo real, ou seja, sem cortes, sem edições, representando um tempo real de espera por mesa num restaurante. Os executivos da NBC (emissora que transmitia a série) se recusaram terminantemente a produzir e levar o episódio ao ar, acusando-o de não ter nenhum plot ou linha narrativa, e achando que este seria desinteressante para o expectador. O episódio só foi ao ar porque Larry David (co-criador da série, junto com Jerry) ameaçou abandonar a série caso o episódio não fosse ao ar, ou tivesse seu roteiro modificado.

O esforço valeu a pena, este é um dos mais clássicos e emblemáticos episódios

7) The Note

1º episódio da 3ª temporada, mostra Jerry, George e Elaine tentando conseguir massagens de graça, por meio de encaminhamentos falsos para o plano de saúde emitidos pelo dentista de Jerry, Roy.

TX-Seinfeldp2-ROY
Roy, o dentista

Os subplots são ótimos: Jerry se encrenca com o plano de saúde, pois tanto ele quanto Elaine mandam encaminhamentos ao mesmo tempo para o plano de saúde, demonstrando possibilidade de fraude. Com isso Roy, o dentista de Jerry, acaba sendo ameaçado de perder seu consultório. Jerry acaba sendo banido da clínica de massagem, por fazer comentários indevidos sobre sequestro de crianças com o filho de uma das massoterapeutas.

George, ao ir ao consultório do dentista Roy pra tentar conseguir um encaminhamento, fica desconfiado, pois se sente estranhamente atraído por um enorme pôster do Boxeador Evander Holyfield, pendurado na parede do consultório. Ao fazer a massagem, George reluta em ser massageado por um homem, e acaba sentindo que seu pênis “se moveu”; começando a ficar desesperado com a possibilidade de ser homossexual.

TX-Seinfeldp2-note2
George, com medo de sair do armário.

Kramer, enquanto isso, passa o episódio inteiro tentando convencer os outros de que viu o lendário jogador de baseball Joe Dimaggio numa lanchonete barata, molhando donuts em um café. Os improvisos do Kramer, no final do episódio, são evidentes: ele chega a bater na mesa, inesperadamente, espantando os outros três amigos, enquanto Julia Louis-Dreyfus, a Elaine, sem saber o que fazer, começa a olhar na direção do auditório e dos diretores. Hilário.

TX-Seinfeldp2-Kramerdimaggio
Julia Louis-Dreyfus se assusta de verdade, levando a mão ao peito, quando Kramer esmurra a mesa…

8) The Parking Garage

Assim como o episódio do restaurante chinês, esse também é um dos considerados, quase num cânone, como um dos mais marcantes e clássicos episódios da série. Jerry, George e Elaine teriam ido ao Shopping, convidados pelo Kramer, pois este teria encontrado lá a superpromoção de um ar condicionado gigantesco. Depois da compra, enquanto leva a enorme caixa do ar condicionado pelo estacionamento, Kramer percebe que não tem a menor ideia de onde deixou o carro, causando o desespero dos outros 3 amigos. O desespero aumenta, uma vez que Jerry começa a ficar doido de vontade de dar uma mijada, e acaba sendo incentivado por Kramer a mijar atrás de uma das colunas do estacionamento, o que o coloca em apuros.

TX-Seinfeldp2-KramerPee
Vai ali atrás, Jerry. O que te impede? Quem é você? Uma ovelhinha que segue tudo o que os outros ordenam, ou um rebelde, que mija onde bem entender, como quiser???

Além disso, George tem hora marcada pra levar a mãe pra comemoração do aniversário dela (e a velha é simplesmente doida de pedra), enquanto o peixinho de aquário que Elaine comprou começa, lentamente, a se deteriorar dentro do saco plástico.

TX-Seinfeldp2-parkingfish

Também como no episódio do restaurante chinês, tenta-se aqui retratar uma situação inusitada em tempo real, havendo apenas um singelo corte de transição, que demonstra claramente que os 4 já estão há muitas horas dentro do estacionamento que, como descobriram um pouco antes, tinha vários andares, todos pintados de maneira muito parecida.

TX-Seinfeldp2-Parking1

Novamente, uma situação inusitada ocorre no final do episódio: os 4 finalmente encontram o carro, e, quando o Kramer dá a partida, o carro, que, segundo constava no roteiro, deveria ligar, simplesmente não funciona. O imprevisto acontece na hora certa, fechando com chave de ouro o péssimo dia. Na cena final é possível ver os quatro, dentro do carro, inclinando a cabeça, se escondendo e se sacudindo de tanto rir com o imprevisto extremamente conveniente.

9) The Café

Outro daqueles casos em que todos os subplots são interessantes e engraçados. Neste episódio, Jerry cria uma estranha fascinação por um restaurante pequenino, chamado de “The Dream Café”, que abrira recentemente em frente ao seu prédio e passa dias e dias vazio, sem um cliente sequer. Penalizado, Jerry decide almoçar lá e convida todos os outros 3 para lá comerem também, e são recebidos com muita festa pelo dono do Restaurante, o paquistanês Babu Bhatt.

TX-Seinfeldp2-dreamcafe1

Depois de várias situações inusitadas (incluindo um novo improviso do Kramer, que despenca por entre as mesas e cadeiras), Jerry tenta convencer Babu de que o estilo visual e menu confusos do restaurante não atrairiam atenção e sugere que ele mude o menu e a decoração, criando o único restaurante com comida genuinamente paquistanesa no bairro. Infelizmente, após a reinauguração o restaurante continua sendo um fracasso, Babu vai à falência, é ameaçado de deportação e transforma Jerry no grande culpado, usando a frase de efeito que seria inclusive relembrada em outros episódios, dali em diante:

TX-Seinfeldp2-babu
You’re a very, very bad man!

Enquanto isso, George namora uma moça que está fazendo uma pesquisa de mestrado sobre educação, e, pra impressioná-la, resolve fazer o teste de Q.I. que faz parte do estudo. Acontece que George tem o Q.I. comprovadamente baixo, e, pra não fazer feio, resolve roubar no teste, entregando-o pra Elaine, que tem um Q.I. de 147.

10) The Alternate Side

Este é um exemplo clássico da formula criada por Larry David e usada quase à perfeição. Nesta fórmula, inúmeros subplots que, aparentemente, nada teriam a ver uns com os outros, acabam resultando em desdobramentos inesperados, e, no fim, todos os subplots acabam coincidindo, criando situações inesperadas em cadeia.

Neste episódio, Jerry tem seu carro roubado, e acaba conversando com o ladrão, que atende o telefone do carro de Jerry. Aproveitando a deixa, Kramer pede ao ladrão que devolva suas luvas, que estão no porta-luvas. George, ainda desempregado, pede pra ficar no lugar de Sid, o manobrista da rua de Jerry, que precisa ir visitar o sobrinho doente, com isso, passa a ganhar as gorjetas de manobrista, ao mesmo tempo em que muda os carros constantemente de lugar (a legislação local não permite que carros fiquem estacionados por muito tempo na mesma vaga).

TX-Seinfeldp2-Sid
Sid, o manobrista.

Ao mesmo tempo, Elaine tenta cuidar de seu novo namorado de 66 anos, enquanto Kramer, inesperadamente, consegue uma ponta num filme do Woody Allen, que estava sendo gravado nas redondezas. A ponta de Kramer no filme consistia de uma simples fala: “These pretzels are making me thristy!” (estes pretzels estão me dando sede!). Esta fala acaba sendo dita por todos os quatro personagens, em momentos e situações diferentes, o que colabora pra que a frase se popularize e acabe sendo mais uma das frases de efeito que o episódio eternizará. A frase fez tanto sucesso que Jerry, depois deste episódio ir ao ar, teve que aturar expectadores que atiravam pretzels no palco, durante suas apresentações de Stand-up.

TX-Seinfeldp2-pretzels

No fim das contas, estes 4 subplots acabam se interligando: George causa um acidente, manobrando um dos carros, o que ocasiona um engarrafamento monstro. Com isso, a ambulância que iria socorrer o namorado de Elaine, que tinha acabado de sofrer um enfarto, demora a chegar, causando danos neurológicos nele e tornando ele dependente da Elaine. Por causa dos atrasos todos provocados pelo engarrafamento, as gravações do novo filme de Woody Allen acabam sendo atrasadas, deixando o diretor nervoso. Com o nervosismo, Kramer, ao dizer sua frase, bate na mesa e quebra uma caneca que acaba machucando Woody Allen; isso o leva a despedir Kramer, que acaba não fazendo sua sonhada ponta. Por outro lado, Sid, o manobrista, acaba perdendo inúmeros clientes por causa das lambanças do George. No final, o ladrão devolve as luvas de Kramer, mas nada de aparecer o carro roubado de Jerry, o que deixa ele irritado.

Até a próxima, com a 3ª parte!

Colossus de Cyttorak

Detentor dos segredos da Mãe-Rússia, fã incondicional de jogos da antiga SNK (antes de virar esse arremedo, chamado SNK Playmore), e da Konami, Piotr Nikolaievitch Rasputin Campello parte em busca daquilo que nenhum membro da antiga URSS poderia ter - conhecimento do mundo ocidental. Nessa nova vida, que já conta com três décadas de aventuras, Colossus de Cyttorak já aprendeu uma coisa - não se deve misturar Sucrilhos com vodka, nunca!!!!

Deixe um comentário