Top X – 40 Copas do Mundo – Parte 1

Você está visualizando atualmente Top X – 40 Copas do Mundo – Parte 1

Fala, galera que  mesmo lutando pela ideia #nãovaitercopa, tenta aproveitar um pouco do divertimento desse evento!

Embora boa parte dos iluminerds seja contra a Copa do Mundo no “Padrão Fifa”, assim como contra as medidas arbitrárias impostas pelo governo para que este evento não se tornasse chacota internacional – ou ainda, a defesa dos interesses do grande empresariado – nós do Iluminerds estamos trazendo um especial Copa do Mundo 2014, através da cobertura dos jogos em tempo real via Twitter e postagens temáticas. Nesse sentido, passearei com vocês pelo mundo das Copas Anteriores, através de algumas curiosidades. Vamos lá? Top 40 – Curiosidades das Copas!

copa30Pimba na gorduchinha!

1930 é o ano de início deste torneio, com a primeira Copa do Mundo de Futebol, e como para tudo se tem uma primeira vez,  foi Lucien Laurent quem a desvirginou, na goleada da França no México

lucienlaurent103
É realmente um pimpão, este jovem mancebo maroto e descabaçador…

Voltou para Las Casas mais cedo!

Sobre as regras do jogo, embora muito tenha sido alterado, vale a pena ressaltar que, à época, não existia o cartão vermelho. Mesmo assim, De Las Casas foi o 1º jogador a ser expulso de uma partida em Mundiais. O fato, único na Copa de 30, ocorreu na vitória da Romênia sobre o Peru por 3 a 1, quando o zagueiro peruano empurrou o árbitro chileno Alberto Warken.

Mario-de-las-Casas
Notem o uniforme e a sua incrível semelhança com um dobok, o kimono do Tae Kwon Do. Vestidos para porrar.

 

copa34Vira Casaca?

Lembram-se da questão que quase deu briga, quando um seleto grupo de jogadores brasileiros se naturalizarou italiano para a disputa do mundialito de futsal? Então, naturalizado italiano, Filó foi o primeiro brasileiro a ganhar uma Copa do Mundo. Na Copa de 1930, Filó ficou de fora por conta de uma disputa entre as federações de São Paulo e Rio de Janeiro. Só atletas de clubes fluminenses representaram o Brasil. Filó foi para a Lazio, da Itália, em 1931. No ano seguinte, já defendia a seleção italiana. Entrou em campo somente na estreia da Copa de 1934, na vitória por 7 a 1 sobre os Estados Unidos.

filo-1934

Quatro-olhos!

– Qual foi cara, vai jogar de óculos?

– Sim!

Ao menos foi o que disse o suíço Leopold Kielholz antes de fazer três gols em duas partidas.

 

$T2eC16dHJGwE9n)yUsZOBQS2vUvH6Q~~60_35
Nas horas vagas, ele fazia pose de intelectual.

copa38Füher é o C@r@$#@!

Temor a Hitler? Embora boa parte dos países vizinhos já soubesse do poderio do Terceiro Reich, um modesto porém habilidosíssimo jogador chamado Matthias Sindelar ousou desafiá-lo, ao recusar-se a defender a seleção Alemã durante a Copa. Tal atitude foi um grande ato de coragem do mesmo homem que, anos antes, comemorara intensamente em frente a oficiais nazistas ao marcar um dos gols da vitória da seleção Austríaca num jogo em que fora combinado o empate.

sindi10
Meu nome é Sr. Culhões. Muito prazer.

Bem vindo amigos da… Só que não!

Viva ao Rádio!  E pela primeira vez na história, nós , brasileiros, pudemos acompanhar a transmissão ao vivo das partidas da seleção através da voz de Gagliano Netto.

h0067a2

Bola Murcha!

Não é de hoje que a política interfere no mundo da bola. Desta vez, na cerimônia solene de abertura, Albert Labrun (presidente da França), foi convidado para dar o pontapé inicial. Porém o dirigente errou o chute, arrancando risos dos torcedores.

yroger-viollet-45
Muito bigode e pouca habilidade.

Vencer ou arcar com as consequências”.

Mussolini deixava seu recado antes do mundial aos jogadores, assim, manda quem pode e obedece quem tem juízo! Ao menos foi dessa maneira que a azzura tornou-se uma extensão dos camisas negras de Mussolini, trocando o azul pelo preto do fascismo.  Obviamente, o ditador utilizou-se do torneio para promover, de todas as maneiras possíveis, seu “governo” e as qualidades do país. Para isso, antes de mais nada, Mussolini ordenou que a seleção dona da casa conquistasse o torneio, nem que fosse preciso agregar jogadores de outras nações

soccer_a_fascistsalute_576
Heil Hitler!!!… Opa… Ditador errado…

 

copa50E a final será entre? Hãn?

Sim, meus caros, não houve uma final propriamente dita, e sim um quadrangular entre as quatro equipes que passaram da primeira fase da competição para decidir o campeão mundial.

Vai jogar descalço mesmo?

Não. E Assim a FIFA proibiu a Índia de participar da Copa, afinal, era perigoso que os jogadores disputassem suas partidas sem qualquer tipo de calçado.

 

copa54Tevê, Tu vê, nós vê!

A partida de estreia da Copa, entre Iugoslávia e França (quando os iugoslavos venceram pelo placar de 1 a 0), foi a primeira a ter transmissão direta televisionada. Consequentemente, pela 1ª vez atletas usaram número fixo nas costas das camisas: a intenção era facilitar a identificação pela TV

Canarinho!

Pela primeira vez o Brasil usava camisas amarelas e calções azuis, uniforme imortalizado anos mais tarde. O radialista Geraldo José de Almeida criou o apelido: “seleção canarinho”

imagem719
Notem a barriguinha proeminente de Baltazar, 3º jogador agachado, da esquerda para a direita. Símbolo de uma época em que o esporte bretão se fazia com paixão, bolso vazio e poucas idas à academia.

 

 

copa58Botou pro alto!

E foi através do ex-capitão vascaíno Bellini  que eternizou-se o gesto de erguer a taça com as mãos, na verdade, a pedido dos fotógrafos.

20140607-0213-1-bellini-em-foto-de-1961-colorizada-digitalmente
Bellini também era o terror das gatinhas e dos brotos. Foi o primeiro a usar sua imagem com fins publicitários.

Pelé e seu único 10!

Chega a ser interessante esta mitologia em torno da camisa 10, porém, será que Pelé vestiu a camisa 10 ou foi a camisa 10 que vestiu Pelé? A mítica escolha deu-se por um acaso, afinal, como os dirigentes do Brasil haviam se esquecido de mandar para a Fifa a numeração dos jogadores para a disputa na competição, a própria entidade precisou definir a numeração dos brasileiros e, na última hora, o 10 foi dado a Pelé.

PELE_XUXA
Pelé e o filé.

 

copa62

Who Let the Dogs out??

E após esta singela indagação, durante a partida entre Brasil e Inglaterra pudemos ver o craque inglês Greaves ser imortalizado ao tentar remover um dos cães que invadiram o campo

GREAVESDOGGRAB

A marca do goleador!

Vavá foi o 1º jogador a marcar gols em duas finais consecutivas de Copa, em 1958 e 1962

vava.1

 

copa66Mané Fuleco… Aqui é de Leão Willie!

E foi com este slogan genial e futurístico que fora criado a primeira mascote desenhada para promover a competição

leao-willie-copa-66
O leão sonâmbulo Willie e sua juba poligonal.

Os cães e as copas parte 2!

Novamente os cães se tornam protagonistas de uma Copa do Mundo, só que desta vez, um cão em específico. O vira-latas Pickles tornou-se um dos maiores heróis do evento. Como um digno seguidor do famoso detetive Sherlock Holmes, o cachorrinho descobriu o paradeiro da taça Jules Rimet – roubada de uma exposição no Westminster Central Hall três meses antes da Copa – ajudando a Scotland Yard ao farejar  a estátua enrolada em jornais, durante uma caminhada por South London.

t_117269_pickles-achou-a-taca-jules-rimet-embrulhada-em-folhas-de-jornal-no-quintal-do-vizinho-de-corbett
Meu nome é Pickles, Cachorro Pickles.

Don Vitto

Escritor, acadêmico e mafioso nas horas vagas... Nascido no Rio de Janeiro, desde novo tivera contato com a realidade das grandes metrópoles brasileiras, e pelo mesmo motivo, embrenhado no submundo carioca dedica boa parte de seu tempo a explanar tudo que acontece por debaixo dos panos.

Este post tem 7 comentários

  1. Vilipendiador Unperucked

    Um post curioso, com curiosidades e escrito por um cara… digamos… curioso.

  2. JJota

    Um post que termina com uma imagem de bestialismo… Pqp!

    1. Don Vittor

      Verdade, nem percebi. rs Agora já sabemos a origem do Hell rs

Deixe um comentário