VGL e a música dos Games

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Olá, nerds e nerdas, tudo bom? Aproveitando que neste sábado acontecerá, aqui no Rio de Janeiro, o concerto Vídeo Game Live, resolvi fazer uma matéria sobre a história do concerto e a evolução das músicas dos videogames.

A história do VGL:

O VGL. para quem ainda não conhece, é uma série de concertos criada e produzida pelos veteranos da indústria e compositores de música para jogos eletrônicos Tommy Tallarico e Jack Wall com o intuito de ajudar, encorajar e apoiar a cultura e arte dos jogos eletrônicos, apresentando músicas de mais de 50 títulos. Cada segmento apresentado é complementado por imagens de vídeo projetadas, iluminação sincronizada, e segmentos interativos no palco com a audiência. Durante o planejamento, a tecnologia necessária para a comunicação entre o maestro e os artistas, bem como a sincronização com os efeitos de luzes, também foi desenvolvida.

O primeiro show aconteceu em julho de 2005, no Hollywood Bowl, e uma turnê programada para 11 apresentações. O VGL descobriu que havia uma demanda reprimida e, a cada ano, aumentava o número de concertos e cidades visitadas. O Brasil é o único país que recebeu todas as edições e a de sábado será a sétima – eu já fui a 6.

Sobre o mercado:

Não é de hoje que a indústria de games supera, em arrecadações, o cinema. Somente nos Estados Unidos, o setor dos games movimentou mais de US$ 5 bilhões nos anos de 2009 e 2010, criando aproximadamente 35 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. Apesar da crise econômica entre 2009-2010, gerando uma pequena queda, o número de empregos gerados vem crescendo continuamente desde 2005, mesmo em face à crise econômica de 2008.

Acredito que o grande sucesso para os jogos e o VGL está diretamente associado com a Economia Criativa, tema que John Howkins, pioneiro no assunto, abordava desde 2008.

Música dos jogos:

O conceito básico é a música original criada para servir de trilha sonora para videogames, bem como qualquer outra peça musical relativa à essa mídia, e pode ser considerado um estilo musical por si próprio. Para resumir, a evolução das músicas dos jogos está diretamente associado ao avanço da tecnologia, então vou colocar alguns exemplos para facilitar.

Super Mario Bros. (1980)

Street Fighter (1992)

Final Fantasy VII (1997)

World Of Warcraft (2004)

Inovação:

O diferencial do VGL para outros eventos é o que ele oferece. Não é apenas um concerto, tem toda uma experiência embutida e ela começa antes mesmo de o show começar. As etapas dessa experiência são divididas na seguinte maneira:

  • Standard de jogos
  • Concurso de Cosplay
  • Desafio no palco
  • Sessão de autógrafos

Outra coisa que me chamou atenção no VGL é que ele se assemelha muito com a característica do Cirque du Soleil, ou seja, o principal não é um artista específico e sim o conjunto. No caso do VGL, o conjunto se resume ao set list escolhido pelos usuários no fórum oficial e os convidados especiais. Como estamos falando de música, é claro que algumas são clássicas e sempre estarão presentes, mas, a cada ano, um set list diferenciado é apresentado e o legal é que, na sessão de autógrafos, o Tommy pergunta qual música você gostaria de ouvir no próximo show. Ano passado eu pedi Terra`s Theme do Final Fantasy VI, agora vamos torcer para que ela seja tocada no sábado. A soma dessas características e a atenção que ele dá para cada um é o que torna esse evento magnífico

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

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