A morte e a morte de Charles Xavier

Você está visualizando atualmente A morte e a morte de Charles Xavier

Quincas Berro d’Água foi um proeminente funcionário público de Salvador nos anos cinqüenta; após inúmeras desilusões com a vida, que levava e julgava hipócrita, largou tudo que havia construído e se entregou a uma nova realidade, menos prestigiosa e muito mais feliz.

Charles Francis Xavier foi um dos mais poderosos heróis do universo Marvel, dono de um dom telepático sem par, devotou sua vida para o ideal da coexistência pacífica entre humanos e mutantes, formando sua equipe de “Homens X”, jovens portadores do gene mutante como ele, que lutam há anos por um mundo que os teme e odeia.

No romance de Jorge Amado, “A morte e a morte de Quincas Berro d’Água”, o protagonista Quincas, após décadas entre os humildes e excluídos aos quais se juntara, falece no dia de seu aniversário de forma natural e sem dor. Porém, os relatos são contraditórios quanto a esse óbito ter se dado realmente na hora e momento declarado pela família, já que foi visto por inúmeras testemunhas farreando com seus leais “Homens Q” pelas ladeiras do Pelourinho, horas após sua primeira morte. O homem voltou da morte? Nunca saiu da vida? Assim como Quincas Berro d’Água, Xavier também é uma figura inspiradora e paterna, será que esse tipo de gente costuma morrer várias vezes?

Esse mês, na saga Vingadores VS X-men (ATENÇÃO, SPOILER!!!) o Professor X é morto (NÃO AVISEI???) na tentativa de salvar o mundo e seu mais proeminente aluno da influência destruidora da Força Fênix… O problema é que essa não é nem de longe a primeira vez que o líder telepata-cabeça-de-ovo morre.

Anos 70 – Durante a passagem de Roy Thomas e Neal Adams pela revista dos X-men, Charles Xavier “morre” pela primeira vez. No caso foi uma morte de “brincadeirinha” e de muito mau gosto. Afinal nem para seus alunos, com exceção da ruiva Jean Grey, ele contou o fato. Decidido a se preparar para uma iminente invasão alienígena, o careca trocou de lugar com um mutante transmorfo enquanto se isolava de tudo e de todos na intenção de fortalecer sua mente para melhor defender o planeta. Dessa forma, Morfo assumiu seu lugar e identidade na equipe por um tempo e em uma situação desagradável veio a perder a vida (enquanto o verdadeiro Xavier estava são e salvo e só viria a dar as caras vinte e três edições depois). Foi o primeiro grande drama que os alunos originais do Professor passaram, ainda adolescentes. E, possivelmente, uma atitude desesperada de alavancar as vendas do título que estava, como direi, quase morto.

Anos 80 – Já na passagem do talentoso e até então “não gagá” Chris Claremont, mais uma vez alienígenas maus foram os responsáveis pela segunda morte do incansável Professor de mutantes. Seguindo a onda de sucesso do filme Alien – o oitavo passageiro (1979), Xavier foi infectado por um ovo de uma raça chamada Ninhada. O problema, então, era ter um monstrinho de outro mundo crescendo dentro do corpo do telepata mais poderoso da Terra. Os X-men tiveram que sacrificar o coroa. Porém, com a ajuda da super tecnologia da raça amiga Shi´ar (amiga? sei… Xavier comia a Imperatriz deles), um clone jovem e viril de seu corpo foi confeccionado, e sua mente transferida para ele.

Anos 90 – O Professor Xavier sofreu um ataque cardíaco durante o julgamento de seu amigo e arquiinimigo (que DR essa relação daria, hein?) Magneto, por crimes contra a humanidade, quando essa sessão foi atacada por jovens mutantes terroristas. Anos depois, mas na mesma década, quase foi morto pelo clone maligno de Cable, sendo infectado com o terrível vírus Legado (uma analogia à AIDS?). Porém, o sempre muito bem preparado En Sabah Nur, o mutante mais feio e poderoso do mundo, Apocalypse, por uma dívida de gratidão, curou o azarado mestre.

Anos 2000 – Agora já virou palhaçada!

Tudo bem, depois da primeira morte já era mesmo… Legião, o filho de Xavier, imensamente poderoso e com sérios problemas mentais, para fazer bonito com seu pai, conclui que se ele não tivesse gasto importantes recursos e tempo combatendo Magneto todos esses anos, teria podido ajudar muito mais mutantes com problemas pelo mundo (inclusive os seus) e possivelmente já ter tornado real o sonho da coexistência pacífica entre as duas espécies. Então, David Haller empreende um plano ousado: usando seus poderes, volta no passado com o intuito de assassinar o Mestre do Magnetismo, antes que ele se torne um estorvo para seu pai e para o mundo. As coisas não acontecem como deveriam (Oh! Sério?) e Charles Xavier sacrifica a sua vida para salvar a de seu amigo, recebendo o ataque de Legião que deveria ser para Magneto. O que aconteceu por causa disso? O pior momento da humanidade, afinal, sem o Professor X e suas ações, que minaram por décadas os planos de Apocalypse, esse não viu oposição significativa real para assumir o controle da Terra e impor o seu regime da sobrevivência do mais forte. Assim, era criada a saga até hoje cultuada por fãs e importantíssima para a cronologia da Marvel: A Era do Apocalypse. Eventualmente os X-men desfizeram essa cagada do Legião (Oh! Sério?).

Na saga “Dinastia M” ele foi morto, depois trazido de volta, mas sem seus poderes. No arco do cultuado escocês Grant Morrison: “Planeta X”, novamente ferido e encadeirado; na saga “Complexo de Messias” foi mortalmente ferido e logo após desapareceu. Mas você acha que acabou por aí? Não!!! Temos ainda o universo Ultimate da editora! Magneto, durante a saga do horrível e deprimente Jeff Loeb, chamada “Ultimatum”, conseguiu controlar os poderes do poderoso martelo encantado, Mjolnir, e, assim, inverter os Pólos Magnéticos da Terra, causando muita destruição e sofrimento para a humanidade. Claro que antes disso, ele passou na Mansão X e… Matou Charles Xavier, de novo! Só que agora num universo alternativo da Marvel…

A última morte do Professor X, semana passada, foi no penúltimo capítulo da mega saga Vingadores VS X-men e agora o editor chefe da Casa das Idéias de Gerico afirma que enquanto estiver à frente da empresa, essa é a definitiva. Pois é… Charles Xavier teve muito mais mortes que nosso amigo brasileiro Berro d’Água, porém nenhuma delas foi, sequer, tão rica de alegrias e amor verdadeiro que o ilustre cachaceiro baiano teve em suas únicas duas passagens dessa para melhor. Que pelo menos seu legado sobreviva inalterado na mente e no coração de seus alunos. Pois o de Quincas continuou vivo por muito tempo no de sua filha e seus leais amigos de farra. Não sei se os mistérios da morte de Quincas Berro d’Água, assim como os sucessivos desencarnes de Charles Xavier, podem ser completamente decifrados, mas eu tentarei fazê-lo. Como o próprio Quincas aconselhava: o importante é tentar, mesmo o impossível.

Na próxima semana começa a campanha: Jorge Amado nos roteiros da Marvel!

O velho Quincas, morto, na maior farra com seus amigos!

Colaborador

Colaborador não é uma pessoa, mas uma ideia. Expandindo essa ideia, expandimos o domínio nerd por todo o cosmos. O Colaborador é a figura máxima dos Iluminerds - é o novo membro (ui) que poderá se juntar nalgum dia... Ou quando os aliens pararem com essa zoeira de decorar plantações ou quando o Obama soltar o vírus zumbi no mundo...

Este post tem 44 comentários

    1. Victor Vaughan

      Verdade… Muita incompetência matar o cara porque os editores não sabem o que fazer com ele no momento. Tira o cara do planeta, deixa ele em paz até um grande momento… Mataram a Lillandra pouco atras também. Falo nada.

  1. Mauricio Vieira

     Boa,Iluminerds,muito boa a matéria…ri bastante com as idas e vindas do
    psor X mas ele deve continuar morto pela mesma força que mantém Jean
    Grey sepultada.A força espectadora.Como é minha 1ª vez aqui,trazido pelo
    comentario de um amigo,[Valeu,Eliel]espero poder voltar + vezes e
    postar + trocentas vzs…parabéns a todos que se dedicam a este blog e
    que o sucesso de cada um alcance as esdtrelas.
     

    1. Victor Vaughan

      Se depender dos poderes ocultos que regem o mundo que conhecemos de forma desconhecida, isso acontecerá! Merci, senhor Vieira.

  2. Diego Kaviz

    Charles Xavier é lenda, de todos era o que tinha o talento mais interessante, mais refinado.
    ótima matéria ! esta de parabéns!

    1. Victor Vaughan

      Meu pegador dos X-mem preferido… Bá! Quem eu to querendo enganar, qualquer personagem que ganhou vida no traço do rei Jack Kirby é meu preferido… 

  3. Fred Bastos

    Charles Xavier assim como Quincas Berro Dágua, também soube gozar a vida e curtir boas e lindas mulheres!!! Que conste no seu obituário! Boa matéria!

    1. Victor Vaughan

      E que retorne logo, Jean Grey antes, se Beyonder quiser. Pois o rabo siliconado da Rainha Branca precisa ser chutado!

  4. Eliel Ribeiro

    Oh Homi pra morrer ou homi pra ressuscitar!!  eu hem? O que daqui uns dias ele volta foi um clone que morreu!! ele foi para outra dimensão onde caçou dinossauros e depois pegou uma carona nas ondas do tempo e voltou para seus alunos!! O que editores desesperados não fazem para aumentar as vendas! Outro dia estava lendo o livro de Scott McCloud onde ele fala ascensão e queda do mercado de quadrinhos ali pelo meio dos anos 90 e de como ainda há a necessidade de Reinventar os quadrinhos. Acho que o pessoal da Casa das Ideias de Doido e a DeCadente  não leram ainda esse livro. Estão precisando com urgência!

  5. podernerd

    Essa “técnico” do “morre, não morre” é muito usada mesmo quando a venda tá baixíssima …
    Mas vamos combinar que exageraram “um pouquinho”, rs

    Como sempre, Venerável, uma ótima matéria … sempre alegrando meu dia ^^

  6. Jorge Luiz Fernandes

    Vi o filme,”A morte de Quincas Berro D’água” e algumas das mortes do professor X. Adorei o texto e a inusitada comparação dos dois.

  7. Pablo Ramos

    Eu sempre achei o Charles um gato, agora então está provado! Tantas vidas assim só os felinos hahaha

  8. Bianca Wernecky

    Charles Xavier, pode vir em mim que pra ele eu estou facinha! Adoro um homem poderoso e careca! Isso não significa que eu vá pegar o Lex Luthor…

      1. Bianca Wernecky

        O Bugman tem um corpão!!! Se tiver dinheiro também, eu vou!

  9. JJota

    Cara, não só o Professor X, mas os X-Men morrem e voltam demais!

  10. Rodrigo Garrit

    O poder mutante do Charles Xavier é ser um highlander… sofrendo inúmeros reboots… 

    1. Victor Vaughan

       Mas sabe, quando clonaram um corpo novinho para ele e saudável no passado, acharam que era melhor ele continuar sem cabelo? Nunca vi um Shi’ar careca… AH a desculpa são os poderes dele….

  11. Alex D'ates

    Que tristeza ver que roteiristas tem de apelar pra essa porcaria de solução fácil toda a hora!

      1. Rosinha

        Os scans salvam os nerds dos esquemas safados de mixes dos carcamani da Panini.

  12. Nuno Amado

    Ué??
    Eu também quero! Mi mata, vai!
    lol
    Muito abuso mesmo! É por isso que eu gosto muito da HQ europeia. Quando morrem… morrem!
    E em muitas HQs vão envelhecendo até morrer, e aí acaba a série, ou continuam com os filhos!
    Diferença cultural, ou de inteligência?
    😉

    Abraço

  13. A morte é algo nas Hqs que na verdade acaba me dando nojo, pois no final o cidadão fica morto uns dias e logo trazem ele de volta.

    Houve um tempo, em que a morte até fazia alguma diferença na história, mas hoje o cara morre e a gente fica se perguntando por quanto tempo a criatura continuará no céu ou no inferno.

    1. Victor Vaughan

      Pare com esse nojinho, vai que da próxima vez quem morre é o Hulk verde? Você vai arrancar a cueca por cima da calça! ai ai ai, João!

  14. Guy Santos

    O Xavier é um dos personagens mais legais dos X-Men, não acho que ele deveria morrer, ele vai voltar!

    1. Victor Vaughan

      GUY DINÀ…. Tomara que não demore tanto quanto o Alonso, editor chefe da Marvel, está dizendo cheio de orgulho besta.

  15. Atrevido 2.0

    Acho que se pega pra  comparar com alguns personagens ele até que morreu pouco.

    E teve o Newsarama ou qualquer site do tipo listando morte que nem foi lá bem morte de verdade na historiografia de mortes do cara, como a morte do futuro alternativo de onde a Rachel veio.

    1. Victor Vaughan

      Verdade Atrevido, essa morte aconteceu em um futuro alternativo, poderia contar, mas achei melhor que não fizesse parte da listagem, afinal…Em futuros alternativos até o WOLVERINE morre… auhauahaauhaauh

  16. Vinícius

    Cara, tem que rever umas coisas no seu post. Por exemplo: A Era do Apocalipse não foi nos anos 2000, foi em 1995 e o Charles Xavier “Morreu” né, é uma história de viagem no tempo.

Deixe um comentário