BRAINSTRUME #1 – A ótima descoberta chamada Rádio Malpaís.

Você está visualizando atualmente BRAINSTRUME #1 – A ótima descoberta chamada Rádio Malpaís.

Fala Galera! Para deixar as coisas mais claras, venho explicar que  a  coluna Brainstrume é uma ironia referente a expressão brainstorming, na qual procuramos trazer novidades e também algumas reflexões sobre a “naturalidade” do cotidiano. Não. Não é um cazzo!

Como primeira matéria dessa coluna resolvi falar de algo pouco cultuado em blogs ditos de cultura nerd, a música, e abdicando das habituais negociatas, assim como do cheiro de cova rasa hoje vamos fugir da minha principal temática. Também não irei escrever sobre os grandes ídolos  nacionais como Michel Teló, Luan Santana ou Gustavo Lins, e, muito menos, de bandas mundialmente aclamadas, como Calypso. Falarei de uma descoberta originada do meu maior hobby pessoal, a caça de novas bandas!

Num desses belos dias sem ter muito que fazer,  afinal nerd é preguiçoso, decidi buscar novas bandas pela internet e, como sempre tive, uma queda pela música latino-americana, após algumas sondagens pelo cyber-espaço descobri a modesta Rádio Malpaís. De início não dei muito crédito, pois, no momento que a conectei, tocava algo que me lembrou o nosso velho sertanejo alfabetizado. No entanto, resolvi dar mais uma chance. Para minha felicidade, pude contemplar um puta repertório de bandas completamente desconhecidas aqui no Brasil, como Calle 13, Yaco,  Los Ajenos, e Cocofunka.

A meu ver, algumas situações chegam a ser engraçadas, uma vez que,  esse post seria sobre a banda Calle 13 e sua gama de estilos. Todavia, ao buscar material, acabei optando por mudar a temática principal, afinal, sem a referida rádio jamais teria chegado a esta, que hoje, é a minha banda predileta.

O que mais me interessou neste projeto, foi a oportunidade de desfrutar  da música latino-americana, incluindo Costa Rica, ação que, se dependesse das principais emissoras nacionais ou internacionais, jamais teríamos acesso. Uma grande perda, pois, a partir de um click, descobri ótimos artistas que, por intermédio de suas letras desvinculadas do objetivo comercial, contemplam somente a verdade do que acreditam,  ao mesmo tempo nos  informando sobre a atual situação política, econômica e dos movimentos sociais de nossos vizinhos.

Aqueles que vierem a dar uma oportunidade à rádio, só lhes peço um pouco de paciência , pois, dependendo da programação, serão exibidas somente músicas tranquilas, voz e violão, que mesmo fugindo da minha temática predileta (rock, RAP e raggaeton) –geralmente recheadas de ironias e críticas sociais –, possuem ótimas letras, além de serem excelentes para aqueles que buscam se familiarizar com o idioma castelhano.

Para quem quiser  desfrutar dessa bela dica, segue o link:  http://www.radiomalpais.com/

Un po ‘ mais sobre a rádio:

A Rádio Malpaís nasceu em julho de 2007, como uma  iniciativa de difusão da música nacional e alternativa através da  internet,  uma novidade na Costa Rica.  Atualmente, a rádio é um dos meios de comunicação costa-riquenho com maior presença nas redes sociais. Seu principale propósito acaba sendo a expansão da cultura nacional para além, em países como: Espanha, Estados Unidos, México, Itália, Honduras, Guatemala, Argentina, Venezuela, Colômbia e “muchos más” que pouco a pouco vão aderindo ao suono, vide o meu exemplo.

Abaixo,  dois vídeos de bandas transmitidas pela Rádio citada.

Calle 13 – Johm El Esquizofrenico, com animações baseadas nas obras de Tim Burton:

Yaco – Welcome to Paradise

Don Vitto

Escritor, acadêmico e mafioso nas horas vagas... Nascido no Rio de Janeiro, desde novo tivera contato com a realidade das grandes metrópoles brasileiras, e pelo mesmo motivo, embrenhado no submundo carioca dedica boa parte de seu tempo a explanar tudo que acontece por debaixo dos panos.

Deixe um comentário