Amnesia: The Dark Descent

Você está visualizando atualmente Amnesia: The Dark Descent

am02Olá Nerds e Nerdas, tudo bom? Serei sincero com vocês. Poucos jogos me deram medo (Resident Evil, Silente Hill e Fatal Frame). O gênero Survival Horror ultimamente não tem me agradado muito, pois os jogos, na minha opinião, ficaram baseados em apenas dar sustos (Resident Evil 4 e 5, Doom 3), mas ao jogar Amnesia (só a noite e com fone de ouvido), MEU DEUS!!!! Voltei a ter sensações horríveis. Na verdade o que sentia jogando Amnesia era medo, muito medo.

Já tinha lido a respeito desse jogo e em todos os textos só havia elogios, então resolvi comprá-lo na Steam e posso dizer a vocês, leitores: um dos melhores jogos que joguei. Se você quer um verdadeiro jogo de Survival Horror, Amnesia tem que estar na sua lista.

Amnesia: The Dark Descent, da Frictional Games, se passa no começo do século XX, o personagem principal é Daniel e tudo começa quando você, na pele de Daniel, acorda em um castelo e lê um bilhete que o instrui a assassinar o dono do castelo, Alexander, além de alertá-lo de uma força sobrenatural que o persegue. O interessante é que o bilhete foi escrito pelo próprio protagonista. O interessante é que você não lembra o que aconteceu e a história vai se desenrolando conforme você encontra os demais bilhetes e diários espalhados pelo castelo.

O jogo possui visão em primeira pessoa, você não possui nenhuma arma, seus equipamentos são apenas uma lamparina e fósforos e seus objetivos são sempre encontrar alguma forma de transpassar os obstáculos e/ou resolver enigmais. No fundo a mecânica principal do jogo é um “Point and Click” e a interação com os objetos é bem simples e direta.

Apesar do sistema parecer simples, assim como os gráficos, isso não diminui o jogo em nenhum momento, pois para mim é justamente por isso que o jogo é excelente. Ele se utiliza da expressão ” menos é mais”. Logo, como disse antes, esta simplicidade é a grande sacada do jogo. Sem mencionar que o que torna o jogo tão horripilante é a sua ambientação. Praticamente todos os cenários são escuros e como disse anteriormente, a sua única “arma” é uma lamparina.

O problema não está no cenário escuro, sombrio e macabro, mas sim na tal “força sobrenatural” que o persegue. Logo, já que você precisa fugir de algo que você não vê e não sabe o que é, manter a sanidade é fundamental nesse jogo. Os amantes de H.P. Lovecraft e de Cthulhu Mythos se identificarão com esses cenários. E como enfrentar tal força sem armas? Simples, não enfrentando, mas sim fugindo e/ou se escondendo. O desespero acontece justamente por que você não sabe do que estás fugindo ou se escondendo e essa sensação faz com que o jogar tenha que controlar a sua sanidade e você como jogador controlar os nervos . E se não bastasse isso, a luz atrai ao tal “força sobrenatural”, logo o mesmo ambiente sombrio escuro que te deixa nervoso, desesperado e o faz perder a sanidade também te faz ficar “invisível” aos olhos do que o persegue.

OBS: Isso eu percebi da pior maneira, pois acendia tudo que era vela e na hora de fugir não consegui me esconder por causa da luminosidade, consequência? Morria.

Em resumo: Amnesia é um excelente jogo, apesar de ter uma mecânica bem simples, sem grandes enigmas difíceis, mas o que torna ele realmente interessante é a sua atmosfera, o seu ambiente sombrio e macabro. Levei muitos sustos jogando e posso dizer para você que o medo vivido pelo personagem é o mesmo que o jogador possui.

Amnesia: The Dark Descent é uma experiência no gênero Survivor Horror, ele sim é o verdadeiro significado de um horror de sobrevivência.

Percebam o quão tenebroso é o jogo. Eu mesmo tive algumas reações parecidas.

Abraços

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Este post tem 12 comentários

  1. Sandra Mel

    Parabéns Delarue, logo estarei jogando Amnesia, uma coisa eu sei, vou rir pacas…Minha irmã estará jogando também, é diversão na certa kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Muito boa a resenha sobre o jogo! Amnesia é realmente um jogo que te deixa imerso na história. Quando joguei, me senti o próprio Daniel, perdido dentro daquele local tenebroso, fugindo de algo que você não sabe exatamente o que é, e isso é o que mais assusta. Vale a pena jogar (e, e quebra, ter um ataque cardíaco AUHSIUAHSIUAHS)

    1. Leonardo Delarue

      Obrigado Alessandra. Realmente o ponto alto do jogo é você ficar imerso na história, como você mesmo disse, sentindo ser o próprio Daniel.

  3. toddy

    ah kra, ñ me arrisco nesses jogos ñ, porra tenho medo! a última vez q eu assiti aquele filme da mina q saía da televisao, daquela fita cassete! rapaz eu ñ fui no banheiro, fiquei apertado a noite toda, esses negocios dão medo de verdade! valeu

    1. Leonardo Delarue

      Toddy, admito que tenho medo de filmes de terror, mas o único que ainda me dá medo, não importa quantas vezes eu assista é O Exorcista!!!

      1. toddy

        assiste o exorcista! kra vc é a coragem em pessoa, eu ñ assisto nem o trailler desse filme, nem eu nem meu cachorro, q tambem é muito medroso( é eu sei, esse cachorro é uma vergonha), mas ele é muito bom jogando play2 e cantando rock! podem acreditar

        1. Leonardo Delarue

          Mas quando eu disse que “assisto” .. não quer dizer que eu consiga assistir O Exorcista sem olhar para trás, sem fechar os olhos, sem acender a luz hahahaha

Deixe um comentário