Antes e Depois – Maniac Mansion

Você está visualizando atualmente Antes e Depois – Maniac Mansion

Para você que não conhece, Antes e Depois é uma série com o objetivo de jogar jogos que marcaram época (para mim, pelo menos) e descobrir qual a minha opinião sobre eles atualmente. Primeiro, eu escrevo o que lembro; depois, descrevo as características do jogo; e daí, jogo novamente para expor a nova impressão.

Para ver os outros títulos da série, clique sobre o nome do jogo: Excitebike, Contra, Battletoads, Trojan, Strider e Phantasmagoria.

O que era

maniac_mansion_amigaDevia ser um jogo leve, com gráficos simples, pois rodava no meu PC da década de 1990. Eu tinha a caixa com o jogo até pouco tempo atrás, mas nunca mais joguei.

Nunca zerei. Acho que jogava até empacar em algum momento e desistia… Na época, não existiam tutoriais facilmente disponíveis, então tínhamos de comprar revistas para saber os macetes – o que nem sempre acontecia.

Nós controlamos três jovens magricelos e cabeçudos com o objetivo de salvar alguém dentro de uma mansão. Não me lembro se era difícil ou se a falta de um inglês decente impediu a solução dos puzzles. De qualquer forma, ficava perambulado pela mansão com os personagens, clicando em tudo e tentando combinar qualquer item entre si – como se faz em Phantasmagoria. Eventualmente, alguma coisa dava certo.

E da mesma maneira que em Altered Beast (que eu falava “Altered Best”), este jogo não era Maniac Mansion, era “Maniac Mason”.elencoO que é

Originalmente lançado em 1987 para computador (e para NES em 1990) pela Lucasfilm Games (atual LucasArts), Maniac Mansion é um jogo de aventura (tipo room escape) inteiramente controlado pelo mouse – algo inovador, porque a interface dispensava a necessidade de digitação, pois apresentava, na parte inferior da tela, ações para serem combinadas com os objetos do ambiente (Script Creation Utility for Maniac Mansion, ou SCUMM).tela inicialsandy

O objetivo do jogo é salvar Sandy, namorada de Dave Miller, raptada pelo cientista Dr. Fred e aprisionada em uma mansão. O jogador controla três amigos: Dave (obrigatório) e mais dois a sua escolha (Syd, Michael, Wendy, Bernard, Razor ou Jeff).

Com uma narrativa não-linear, os personagens escolhidos na tela inicial podem explorar a mansão separadamente. Cada um possui características que podem atrapalhar ou ajudar na solução dos enigmas (Bernard, o nerd, sempre foge ao ver um inimigo, mas tem a habilidade de consertar eletrônicos, por exemplo).

O que passou a ser

Eu gosto muito de jogos de mistério que utilizam o mouse. Talvez a lentidão dos meus PCs nos primórdios tenha adestrado o meu gosto, mas sempre achei o máximo vagar pelo ambiente tentando combinar itens ou abrir portas, sem aquele frenesi dos jogos de ação usuais (mas eu gosto deles também).mm-calaboussoPosso definir a experiência de jogar novamente Maniac Mansion como a imersão em um Filme B de terror adolescente com personagens de desenho animado. Monstros, adolescentes em perigo, mansão assombrada, cientista louco, calabouços, sangue… Está tudo lá (em maior ou menor escala, claro).

Joguei a versão Deluxe (2004), que utiliza o mouse, mas o original que havia jogado na década de 1990, o cursor era controlado pelas setas – o que dificultava um pouco… Os gráficos e os sons desta versão estão um pouco melhorados, contudo ainda permanecem bem simples sem prejudicar o gameplay.

Para quem nunca jogou, vale a pena dar uma olhada. Mas lembrem-se: este é um jogo de 1987, tenha sempre em mente isso…detalhe

Gustavo Audi

Se fosse uma entrevista de emprego, diria: inteligente, esforçado e cujo maior defeito é cobrar demais de si mesmo... Como não é, digo apenas que sou apaixonado por jogos, histórias e cultura nerd.

Este post tem 7 comentários

  1. MaxRicardi

    configuração mínima:
    PC 386
    monitor VGA
    8 MG de RAM
    ou algo assim

Deixe um comentário