Antes e Depois – Mappy

Você está visualizando atualmente Antes e Depois – Mappy

Para mais nostalgia:

Excitebike, Contra, Battletoads, Trojan, Strider, Phantasmagoria ou Maniac Mansion.

O que era

Pelo que me lembro deste jogo, o personagem principal é uma mistura de Mickey com Topo Gigio e Jerry. Basicamente, temos que coletar itens e fugir de inimigos pulando em uma espécie de cama elástica e abrindo portas. Não temos de avançar para a direita, mas alternar entre umas cinco plataformas divididas em três colunas (esta arquitetura provavelmente está errada…).Mappy

A lembrança que tenho é que Mappy era um jogo para menininhas. Personagem fofinho, inimigos fofinhos, objetivo bobinho, ficar dando pulinhos… Provavelmente, na época, quem me deu não sabia que eu era um gamer hardcore motherfucker.

O que é

Lançado originalmente para fliperama em 1983 pela Namco (Famicom e outros só em 1984), Mappy é um jogo de plataforma cujo objetivo é recuperar itens distribuídos por seis plataformas ligadas por trampolins. Os comandos são apenas o direcional (esquerda e direita) e um botão para abrir portas.Mappy tudoO personagem principal é Mappy, um rato policial. Sua missão é recuperar os itens roubados por uma gangue de gatos. Os objetos são eletrônicos, cofres e pinturas que estão espalhados na mansão Meowky.

É um jogo pouco conhecido, pois fez mais sucesso no Japão que nos EUA.

O que passou a ser

Ok. São seis andares e três colunas para fugir de gatinhos rosa e um gatão vermelho…

1777-3-mappy-for-nesPrimeiro, eu não lembrava o nome do jogo. Então, para achá-lo, tive de pesquisar no Google por “NES gato pulando”, “jogo gato plataforma”, “jogos antigos NES gato pulando” entre outros. Só descobri ao procurar por imagens de “jogo escroto de rato mané fugindo de bichinhos cor de rosa”.

Achei bem bobo. Tudo bem que jogos deste tipo não precisam justificar racionalmente cada elemento, mas, mesmo assim, é besta até para os padrões de jogos de celular… Você abre uma porta e sai uma espécie de som que carrega os gatinhos para longe (e te dá pontuação). Que m* é essa?!

Mesmo contendo elementos sem sentido e para meninas (essa impressão continuou), Mappy não é fácil – fugir do “Tom rosado” depois de um tempo fica difícil (podemos substituir a palavra difícil por chato também).Mappy costas

Gustavo Audi

Se fosse uma entrevista de emprego, diria: inteligente, esforçado e cujo maior defeito é cobrar demais de si mesmo... Como não é, digo apenas que sou apaixonado por jogos, histórias e cultura nerd.

Este post tem 5 comentários

  1. B.Beto

    Mappy não tem nada de jogo pra menina. Aliás, naquela época quase não existia esse negócio de jogo pra meninas… Mappy é de moderado a difícil, cheio de manhas, musiquinha chiclete.

Deixe um comentário