Curtindo a vida adoidado ainda funciona nos dias de hoje?

Você está visualizando atualmente Curtindo a vida adoidado ainda funciona nos dias de hoje?

curtinfoOlá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Aproveitando que o carnaval está chegando e, em tese, isso significa alegria e diversão, resolvi assistir mais uma vez Curtindo A Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off) no Netflix.

Se você parar para pensar, o filme não é apenas um filme de uma geração, e sim, O MELHOR FILME PARA TODAS AS GERAÇÕES. Isso ocorre por um simples motivo, sua mensagem: “(…) a vida passa rápido demais e, se você não parar de vez em quando para viver a vida, acaba perdendo o seu tempo”.

Não vou escrever sobre nostalgia, lembranças do passado, dizer que esta ou aquela época foi melhor (mas quem nasceu em 80 se deu muito bem), ainda assim vou tentar justificar porque esse filme representa para várias gerações e, principalmente, para as que virão.

O filme foi feito em 1986, mas por que ele ainda serve para os dias atuais? Simplesmente porque não vejo mais os jovens vivendo a vida, e me refiro literalmente sobre viver a vida.Temos uma geração que não sai de casa, uma geração que faz culto ao virtual: “tenho 1.000 amigos no Facebook”. No entanto, com quantos, de fato, você convive pessoalmente? Com quantos você sai para tomar aquele chope, ou mesmo fazer uma mini reunião com os amigos em casa?

É perceptível que os jovens preferem ficar trancados em seus quartos jogando seus PS3’s e XBOX’s do que  de sair (eu mesmo às vezes me caio nessa rotina). Curtir a realidade virtual presos em seus quartos ao invés de conhecer mais seus amigos e, principalmente, criar um elo familiar. Acredito que grande parte da culpa deva ser associada a própria educação que os pais (não) deram e, consequentemente,  tentam “comprar” seus filhos com jogos que o próprio videogame em si.

Curtindo A Vida Adoidado nada mais é do que uma grande lição de vida. É fato que, hoje, não conseguiríamos fazer nem 10% do que Ferris aprontou no filme, mas ele nos ensina algo muito mais importante: Viver a juventude antes de ficarmos maduros/velhos, ou seja, vamos aproveitar enquanto não temos responsabilidades como pagar contas, sustentar uma casa e cuidar dos filhos.

Outro aspecto desse filme é focado na amizade. A relação entre Ferris, Cameron e Sloane é algo que também não vejo mais hoje em dia devido a essa vida virtual que comentei no parágrafo anterior. O legal, nesse tipo de amizade, é que há uma preocupação com o outro, vide Ferris e Cameron. Atualmente não temos mais isso, quem se importa com o outro de verdade? Hoje, se fico doente, posto no Facebook – com direito a foto da minha comida tirada pelo Instagram -, e o máximo que recebo são curtidas e “melhoras”. Ligações e visitas ficam apenas para namorada(o) e família. Às vezes, nem família aparece.

Amigos são aqueles que te acompanham na horas boas e, principalmente, nas ruins. São eles que te ajudam quando você tem uma dificuldade, te ajudam a enfrentar seus medos, te apoiam, mas também te criticam. Aqueles que sempre concordam com você não são os seus verdadeiros amigos.

E para finalizar, não se pode deixar de mencionar a música do Yello – “Oh, Yeah!!!”

http://www.youtube.com/watch?v=cC8UbZbf4pk

Abraços

 

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Este post tem 24 comentários

  1. Victor Vaughan

    Lógico que funciona hoje em dia! E que muito mais gente com menos de trinta anos veja esse filme. Mandou muito bem, Delarue!

  2. JJota

    CLÁSSICO! Anos-luz à frente de muita comediazinha meia-boca de hoje em dia.

  3. toddy

    mandou muito bem senhor delarue! com certeza a juventude de hoje, ñ sabe oq é ter amigos de verdade! mas tambem existem dois lados da moeda! os pais hoje em dia meio q forçam os filhos a ficarem em ksa com video games e computadores ultra rapidos, mas muito porque o mundo mudou muito! veja, eu cresci no rio de janeiro no inicio dos anos 90, e kra era época q a gente poderia ficar na rua a qualquer hora, eu lembro de ficar jogando fliperama nos bares da vida, até quase meia noite( depois tomava um cacete da minha avó), hoje em dia isso já ñ é mais possivel! mas como vc disse nós q nascemos nos anos 80 aproveitamos e muito! mas o mundo mudou e isso, é o normal, tudo mundo, até mesmo nós! e cansei dessa conversa chata pra caraalho, vou tomar uma cerveja e entrar no xv…! licensa

    1. Sandra Mel

      antes tomava cacete da avó, hoje toma cacete da esposa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        1. Sandra Mel

          uia, ta querendo, né Delarue? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          1. Inacreditavel_Neo

            Ele eu não sei, mas…

            EU QUERO! EU QUERO!

          2. Sandra Mel

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Neo

    2. Leonardo Delarue

      Resumindo e tudo Toddynho, hoje os pais preferem que o filho fique jogando para não terem “trabalho”, mas o problema é que o resultado disso só aparece anos depois.

      1. toddy

        com certeza, resultados como esses vemos o tempo todo na televisao, né, infelizmente! valeu

  4. Sandra Mel

    Quanta nostalgia, amigo Delarue…Esse filme é muito show. Agora, esse povo que fica no Steam o dia todo, no “feicibuki”, assistindo filmes da década de 80, de samba canção com estampa de coração, tomando toddynho, realmente precisa sair, respirar novos ares, jogar peteca, e não esquecer de fotografar tudo isso, e postar no “feicibuki” 🙂 …bjosss

  5. Inacreditavel_Neo

    Muita gente reclama que a realidade do Ferris é diferente e que não tem sentido gostar dessa história.

    Ou seja, não entenderam a mensagem.

    1. Bigby Wolf

      Peço desculpas em nome da minha geração, que com certeza são os únicos que reclamam desse filme.

      Eu acho o filme foda.

Deixe um comentário