Décima JEDICON Rio de Janeiro, o maior evento nerd da cidade!

Você está visualizando atualmente Décima JEDICON Rio de Janeiro, o maior evento nerd da cidade!

Mais uma vez os seres poderosos e detentores do conhecimento secreto e mais elevado da existência, também conhecidos em alguns planetas – dentro e fora do Império – como Iluminatis, me convocaram para assumir o treinamento de jovens padawans – termo usado para aprendizes na mitologia da série – de forma que uma vez graduados como Jedis, assumam a nobre tarefa de promover a paz e ordem no universo. Compromisso que essa ordem monástica vem fazendo há séculos. Mesmo antes e após o fim das duas trilogias do mago George Lucas.

Por outro lado, os Jedis que perderam a fé no caminho da harmonia, controle sobre suas paixões, retidão e simplicidade, abraçando o lado sombrio da Força, idolatrando o poder como seu deus e sendo, a partir desse momento, denominados “siths”, a cada dia mais ameaçam a ordem das coisas. Assim sendo, eventos como a Jedicon se fazem necessários para que descubramos em cada novo frequentador o potencial para se tornar um campeão da vida.

Antes de falar do que se trata esse evento, para quem não conhece ou esteve os últimos trinta e cinco anos prestando serviço na USS Enterprise, indo onde nenhum ser humano jamais esteve, ops! Não vamos misturar as estações! Pode até dar morte isso e apenas mestre Yoda e mestre Qui-gon-Jinn conhecem a técnica de superar a ida definitiva para a terra dos pés juntos, não é o meu caso. Vamos então explicar o que é a Força!

Segundo as palavras do mestre Obi- Wan – Kenobi: “a Força é um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; ela mantém a galáxia coesa.” A Força é vida, e a vida é a Força. Alguns pensam na Força como uma entidade sensível, dotada de pensamento inteligente — quase como se fosse um tipo de Deus — enquanto outros a consideram algo que pode ser manipulado e usado simplesmente como se fosse uma ferramenta, como o mau e velho – e bota velho nisso, afinal o prolongamento da vida é uma técnica Sith – Darth Sideous, acredita…

No sábado, dia 27 de outubro, o público carioca e muitos outros amigos de outros Estados da federação que vieram para a Cidade Maravilhosa prestigiar esse evento tiveram uma experiência inesquecível em termos de convenções com o tema: cultura pop. A JEDICON 2012 RIO DE JANEIRO foi inegavelmente um estrondoso sucesso de público, contando com a presença de 7.012 pessoas, fora as que não puderam ser contabilizadas pelo Planetário, ficando do lado de fora do prédio sem a possibilidade de entrar, o que provavelmente se traduz no maior feito de um grupo de fãs brasileiro e independente.

Esse evento, que contou com as parcerias da Fundação Planetário e com o apoio da 20th Century Fox Film do Brasil, teve como tema o primeiro filme da saga criada por George Lucas. O evento comemora os 35 anos do lançamento do longa original “Star Wars, a New Hope” de 1977. No Brasil, o filme só chegaria um ano depois e seria conhecido como “Guerra nas Estrelas”.

A entrada ao evento se dava com a contribuição de um quilo de alimento não perecível. A resposta do público para a nossa campanha de doação de alimentos – que foi entregue para a Igreja Batista Farol da Lapa, apoiada pela APPAI – foi maravilhosa, certamente o material recolhido atenderá às necessidades dos jovens e crianças que tanto precisam. Esse é mais um reconhecimento do público, com este gesto humano e de fraternidade por uma sociedade cada vez mais igual para todos. Provando o quanto os ideias de compaixão dos Jedis são importantes também aqui na Terra.

A apresentação foi feita por Fernando Caruso, do grupo “Comédia em Pé” e do canal Multishow, que também comandou uma mesa de colegas humoristas sobre a saga, entre eles o nobre Ulisses Mattos, um dos mais nobres cavaleiros Jedis que conheço. Tivemos palestras com críticos de cinema, uma exposição de imagens e lobby cards originais da época, além de uma réplica oficial e motorizada do R2-D2, o droide mais amado do cinema!

Para quem já estava sentindo saudades dos filmes originais, a saga clássica de Star Wars foi projetada na cúpula Carl Sagan, para ajudar a lembrar das cenas e dos personagens. Mais interatividade impossível na “Jedi Arena”, onde qualquer pessoa presente poderia participar mostrando habilidade na simulação dos duelos com sabres de luz.

Esse que vos fala ficou a frente da “Academia Jedi”, onde dezenas de turmas de pequenos Padawans, durante todo o dia, participaram de uma experiência lúdica para aprender sobre a Força, como construir seu próprio sabre de luz (nada de sabres vermelhos aqui!) e por fim se tornar um Cavaleiro Jedi certificado.

Claro que não poderia faltar o tradicional “Concurso de Fantasias”, realizado no Auditório Sérgio Menge, com a apresentação das customizações mais originais e irreverentes de roupas e armaduras dos personagens, criadas pelos próprios fãs, em categorias adulto e infantil.

George Lucas pode ter dito que não mais faria seus filmes sobre esse fantástico universo, mas a missão de formar novos guerreiros da luz contra as forças das trevas ainda recai sobre nós. Ou vocês acreditaram que com Lorde Vader jogando Sideous no fosso da Estrela da Morte, no último episódio da trilogia, todos os siths acabaram? E assim, com muita honra, me aproprio de uma frase de nosso hino nacional para dizer: “O filho teu não foge à luta!”, que venham mais Jedicons e que cada vez mais essa franquia de sucesso mostre a vitalidade que comprova há mais de três décadas, com seu fã clube nunca envelhecendo e formando cada vez mais novas gerações de leais Jedis por todo o universo!

Que a força esteja com vocês!

Colaborador

Colaborador não é uma pessoa, mas uma ideia. Expandindo essa ideia, expandimos o domínio nerd por todo o cosmos. O Colaborador é a figura máxima dos Iluminerds - é o novo membro (ui) que poderá se juntar nalgum dia... Ou quando os aliens pararem com essa zoeira de decorar plantações ou quando o Obama soltar o vírus zumbi no mundo...

Este post tem 34 comentários

  1. Xnandocorex

    mto bom esse post e deve ter sido maravilhoso esse evento.

  2. Jason Campelo

    Puxa, queria ter ido… Você sabe se há já um calendário previsto pra esse evento ano que vem, Victor?

    Abraços.

  3. Halison Harlley

    Morrendo de inveja aqui de quem foi…

    Pelas fotos e matéria, deve ter sido muito show!
    Parabéns pela matéria V3!
    E algum ano irei contigo!

  4. Mauricio Vieira

     Eu me sinto triste por não poder ter ido a este evento por estar trabalhando no dia e teria aprendido muito.É um evento muito rico de informações e sem contar que descobriria detalhes que me escaparam das historias.Mas tudo bem…na proxima espero estar lá!!!

  5. Sandra Mel

    Parabéns…que bacana essa mistura de solidariedade com a formação de novos Jedis…Pena que moro longe, sei que oportunidades não faltarão…Continuem com esse trabalho belíssimo…Que a força esteja com vocês!!!!! 

  6. Diego Kaviz

    Gostei muito das fotos, próximo encontro Jedicon quero ir.
    Tem até oficina para crianças hehe 

  7. Luiz Carlos Dallegrave Júnior

    Deve ter sido um evento incrível! Pena que foi numa galáxia muito distante, digo, a cerca de mil e quinhentos quilômetros de distância da minha casa! 

    Contigo instruindo os jovens padawans, VVV, estou certo de que teremos uma nova geração de cavaleiros Jedi, todos exímios no manejo do sabre de luz e muito versados nos segredos da Força! Sinto que esses guris têm as Midi-chlorians!

  8. franguinho_do_capeta

    Realmente, muito bom. Eventos como esse raramente tem tanta qualidade. Quem sabe ano que vem não vou aí pro RIO prestigiar esse evento que me pareceu tão foda? De quebra levo meu irmão e boto ele no caminho!

    VVV tu é FODA!

  9. Fred Bastos

    Esse evento foi BATUTA!!! (Batuta? Estou ficando MUITO velho), parabéns para os realizadores, levei meu garoto para ser INICIADO pelo Venerável (no bom sentido, sem pedofilia…Acho) e se tornar um jovem Jedi e pela carinha de felicidade que ele saiu da Academia, tenho certeza que passou momentos mágicos!!!
    Que a Força esteja com vocês!!!

  10. Sir Jones Kast, Ph.D.

    A DISNEY devorou STAR WARS, agora é deles.

  11. Rodrigo Sava

    Essa Jedicon foi muito sortida em atrações, conquistou o público de várias idades, e o fato de se instalar no planetário foi marcante, para o bem (ambiente misto de laboratório de tecnologia e observatório à meia-luz), e para o mal (corredores estreitos e calooor). Não consegui ver tudo, mas o debate entre os humoristas foi muito bom! Só pelo “Ma Lando” e pela polêmica do tarado por pêlos de Chewbacca já teria valido! Que venha a próxima!

  12. Jorge Luiz Fernandes

    SHOW!!!Queria muito ter ido,mas não deu!Mas prometo que na próxima eu irei(espero não ser um dos barrados por falta de espaço)!Eu sabia que seria um sucesso(como tudo que você faz,Venerável)!Que a Força esteja com você!

  13. Lucas Torres

    Parabéns pela matéria Vitinho! (Iluminerds KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK)

  14. Deo C'sar

    Parabéns pelo evento… Muito bom ver isso! Cultura saudável!

    Só não gosto muito do termo nerd… eheh
    Valeu Vic… A força sempre com vc!

  15. Deo C'sar

    Parabéns pelo evento… Muito bom ver isso! Cultura saudável!
    Só não gosto muito do termo nerd… eheh
    Valeu Vic… A força sempre com vc!

  16. Ryuuzaki Lawliet

    Que a fúria de Atrócitos sempre o inspire e a Luz do Ódio da lanterna vermelha nunca se Apague em seu Coração Sangrento(Nem se Torne Verde ou Azul).

  17. Vinicius Verde

    Pelo jeito o evento foi sensacional!Tenho que ir no próximo!Parabéns Venerável e a todos os realizadores!

  18. Anthonio Stark

    O Evento foi irado!!!Pena que não fui(problemas na Armadura),mas vou no próximo sem falta!Faço uma entrada triunfal!Um abraço,amigo Venerável!

  19. Inacreditavel_Neo

    Muito legal, triplo V. Parabéns aos organizadores, por ensinar aos jovens Padawans os caminhos da Força e da solidariedade.

  20. Pedro Bahia

    Grande evento! Deu até vontade de estar lá. adorei as fotos.

  21. Rodrigo Garrit

    É muita concentração de energia do lado bom da Força num lugar só! Que bom viver num planeta onde coisas assim acontecem… a imaginação se transforma em histórias que marcam gerações, e as histórias por sua vez nos permitem nos conectar com nosso lado lúdico, nos liberando ou amenizando as agruras do dia a dia, e proporcionando eventos deliciosos como esse, onde pessoas de bem se encontram para fazer o bem. Não é esse o verdadeiro sentido a “Força”? 

    Parabéns Victor, pela sua atuação em mais essa Jedicon e obrigado por compartilhar conosco esse momento mágico! 

    Que a Força e a Fonte estejam com você! 

  22. Pablo Ramos

    Sem dúvida o maior evento nerd da cidade e olha que tem outras Jedicon por todo o país, muitas até superiores! Parabéns! Fui e adorei.

  23. Alex D'ates

    Não em presença física, claro, mas em manifestação da Força, EU ESTAVA LÁ!!! 😀

    Longa vida a meu Mestre, Ven.Vic.Vau.Doom!!!! (ops!)

  24. Leticia Fiuza

    Adorei a matéria. Maior sentimento de saudosismo! =D

    O evento parece ter sido maravilhoso, sinto por não ter ido, mas nos próximos, com certeza estaremos mantendo nossa disputa pelos aprendizes e mesmo que seja uma turma, ainda vou converte-los em Siths =DDDD

  25. Aguardando a próxima Jedi Con : (, só agora comecei a ir nos eventos que eles participam/promovem. Trabalho com eventos há uns anos e acabei montando uma agenda própria, o http://nerdhub.com.br . Parabéns pela matéria, nos vemos no próximo : )

Deixe um comentário