Star Wars e as “Re-Edições Fantasmas”

Você está visualizando atualmente Star Wars e as “Re-Edições Fantasmas”

Já que estamos nessa onda pós venda de Star Wars para a Disney, eu gostaria de falar sobre essa mania de fazer novas versões de filmes famosos, que começou a tomar forma na internet após um rapaz ter ficado descontente com Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Por incrível que pareça, ainda há pessoas que desconhecem a história, mesmo que isso tenha se passado há uns bons dez anos.

Ocorreu que um sujeito, autodenominado “The Phantom Editor”, pegou uma cópia em VHS do filme e fez algumas mudanças na intenção de tentar torná-lo, digamos, mais agradável aos fãs que possivelmente também pudessem estar desgostosos com as ideias do senhor George Lucas. O clássico letreiro inicial da saga foi modificado pelo nosso amigo e as suas palavras dão a dimensão exata do sentimento que ele tinha.

Dizia o seguinte:

Episódio I.II

THE PHANTOM EDIT

Antecipando a chegada do mais novo filme de Star Wars, alguns fãs, como eu, ficaram extremamente desapontados com o produto final.

Sendo alguém da “Geração George Lucas”, eu re-editei uma versão padrão em VHS de “A Ameaça Fantasma” no que eu acredito ser um filme muito mais forte, aliviando o espectador das muitas redundâncias na história, ações e diálogos sem sentido de Anakin, e Jar Jar Binks ao máximo.

Eu criei essa versão para trazer uma nova esperança a um grande grupo de fãs de Star Wars que se sentiram insatisfeitos com o lançamento aparentemente equivocado nos cinemas de “A Ameaça Fantasma”.

Ao Sr. Lucas e aqueles que eu possa ofender com essa re-edição, lamento. 🙁

-THE PHANTOM EDITOR

jedis

Basicamente, ele retirou pouco mais de vinte minutos da montagem final excluindo quase todas as cenas em que o maldito Jar Jar Binks deu as caras. Também editou e removeu grande parte dos diálogos idiotas entre os dróides de batalha, assim como algumas cenas que se aprofundavam desnecessariamente em aspectos políticos na trama. Outras mudanças envolvem o pequeno Anakin Skywalker, com ênfase nos vergonhosos “Yippies” e “Ops” ditos pelo personagem. Algumas sequências foram re-arranjadas para coincidir com o estilo da trilogia original. E por último, acabou com a relação entre os odiados “midichlorians” e a natureza da Força.

jar-jar_binksIsso mesmo idiota. Você está fora.

O resultado? Na minha modesta opinião, é impressionante. Diz a lenda que o próprio George Lucas chegou a elogiar a edição. Um dos melhores comentários que li a respeito foi o de Daniel Kraus, do site da revista salon.com, afirmando que “materializado do nada, havia um bom filme escondido dentro de uma desastrosa versão original”. E, realmente, você tem uma sensação completamente diferente assistindo a tal “PHANTOM EDITION”.

Várias cópias do VHS refeito pelo Phantom Editor foram espalhadas por colecionadores de bootlegs no ano de 2001. Posteriormente, a edição também se tornaria conhecida através dos DVDs e compartilhamento P2P. Logo, uma matéria do jornal The Washington Post revelaria a verdadeira identidade do agora aclamado Phantom Editor: seu nome é Mike J. Nichols, um editor de filmes morador de Illinois, EUA.

phantom-edit-intro

E, se você acha que o nosso herói ficou acanhado após a brilhante re-edição, saiba que está enganado. Ele voltaria a atacar aplicando a sua genialidade em cima da sequência de “A Ameaça Fantasma”. ATTACK OF THE PHANTOM foi o nome dado para a sua reinvenção de Star Wars Episódio II: O Ataque dos Clones. Mesmo não tendo alcançado um resultado tão impressionante quanto na sua primeira investida, esta segunda re-edição também se mostra um filme imensamente superior ao corte original. Mais de trinta minutos foram retirados, incluindo a maioria das cenas piegas envolvendo o romance entre Anakin Skywalker e Padmé Amidala.

É possível assistir ambas as versões através do YouTube, embora, infelizmente, elas estejam no idioma original e sem legendas. Se bem que para os fãs da saga isto não será um problema, visto que a maioria conhece muito bem todos os diálogos e situações. E não se sinta culpado se você posteriormente resolver amaldiçoar aos filmes na forma como eles foram originalmente concebidos.

Administrador Iluminerd

A mais estranha figura nesse grupo: não posta, não participa de podcast, mas foi ele quem uniu todas as pessoas dessa bagaça...

Este post tem 6 comentários

  1. Deka

    Ah cara, tinha esquecido dessa versão, já tinha ouvido falar muito mas nunca vi, vou procurar.

  2. Rosinha

    George Lucas e sua extraordinária habilidade de extrair cada vez mais dinheiro de fãs otários.

      1. Rosinha

        Eu sei, Aurrai. Eu só citei essa habilidade do Lucas, não que isto tenha estreita relação com a re-edição (os filmes picotados e com cenas idiotas, e como eles foram inicialmente concebidos).

        E apesar de conhecer a importância da Regra 12, eu não tive a intenção de pô-la em prática neste post.

  3. Renver

    E por último, acabou com a relação entre os odiados “midichlorians” e a natureza da Força.
    Eu não acho ruim esse pormenor, mas, infelizmente não foi mais explorado.

Deixe um comentário