Dicas para artistas de jogos

Você está visualizando atualmente Dicas para artistas de jogos

Ian BowdenOlá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Recentemente li uma entrevista no Gamasutra com o ex-diretor de artes da Rockstar Games, Ian Bowden. Nessa entrevista ele dá dicas para que quer seguir a carreira de artista no mundo dos games. Assim como fiz no post sobre Como conseguir um emprego no mercado de jogos, traduzirei o texto, com algumas observações, para vocês. Quem quiser o texto original é só clicar AQUI.

Para aqueles que não o conhecem, Ian Bowden, foi o diretor de arte por quase 10 anos da Rockstar Leed, empresa criadora do GTA. Abaixo segue a tradução da entrevista.

Observe as tendências, mas seja original:

Então como é que um artista atua em um ambiente comercial, tal como o mercado de vídeo game?

“Você poderia seguir o que todo mundo está fazendo, e você vê isso nos jogos – um grande jogo sai e todo mundo quer usar aquele visual – É praticamente o mesmo nos filmes – Alguma coisa passa a ser a moda da vez. Essa é a maneira de se fazer arte comercial.”

O artista não deve apenas seguir a arte visual dos jogos, mas também dos filmes, das artes, publicidade e tudo mais. Ele precisa ficar atento em novos tratamentos de logotipo, novas cores que estão se tornando moda, novas formas de se tratar as imagens. Bowden enfatiza para absorver todos os detalhes envolta para usá-lo como referência e criar o seu próprio estilo.

“Você não quer copiar”, diz ele. “[Isso] não é a maneira de fazer boa arte, não é a maneira de fazer alguma coisa diferente ou incomum e melhor do que qualquer outra pessoa. Vocês mantêm essas [influências] no fundo da sua mente, mas você deve senti-las.”

“O mundo inteiro está mudando, o mundo inteiro está se desenvolvendo”, diz ele. “Nós temos que olhar para isso, e não o que outras pessoas estão fazendo, e copiar.”

Os artistas de videogame se inspiraram em coisas fora dos jogos e isso tem influenciado outros meios de comunicação. Através da exclusividade, os jogos podem se tornar mais culturalmente relevantes, diz ele.

Não economize na qualidade visual nos jogos para mobile

A qualidade precisa ter o mesmo alto nível, mesmo que seja para uma tela menor. “É preciso abordá-lo com a mesma quantidade de atenção aos detalhes, a mesma busca pela perfeição”, diz. “Procurar o que é perfeito para o jogo em si e perfeito para o projeto.”

“As pequenas telas não significam que você pode poupar na qualidade. Muitos desses jogos vivem ou morrem por causa da qualidade visual.”

E “qualidade visual” não significa ultra-realismo ou um monte de polígonos. Por exemplo, o visual da Flappy Bird é simplistas, mas há um charme. “Gráficos como esses podem realmente prender a imaginação”, diz Bowden.

Apelo visual de um jogo móvel passa a ser um atrativo a mais. Com tantos aplicativos e jogos disputando a atenção, até mesmo ícones pequenos precisam ser apelativos para conseguir a atenção das pessoas.

“Se você quer ganhar dinheiro neste mercado, é necessário tornar o ícone atraente, ou seja, é necessário ter detalhes. Você não pode simplesmente colocar o material do jeito que é.”

Leve um sketchbook (caderno de rascunho)

Esteja sempre pronto para examinar seus arredores – estar atento e praticar a sua arte, diz Bowden.

“Eu carrego um caderno onde quer que eu vá”, explica ele. “Eu anoto os pequenos detalhes, faço pequenos desenhos. Mantenho isso como um registro visual. Olhar para cada detalhe torna a sua mente uma biblioteca de referências visuais. Desde rostos das pessoas, como rachaduras nas lajes, folhas, dobras de tecido, etc. Esses detalhes ajudam você a ter mais noção com relação a luz e sombra, forma, volumes etc. Passar essas coisas de uma arte 2D para 3D me ajudou nos trabalhos em GTA.

Experimente com novas ideias

A melhor maneira de expandir seus horizontes é tentar coisas novas, diz Bowden. “Se você ficar preso em uma maneira de fazer as coisas, isso é tudo que você vai fazer. Você nunca vai sair dessa rotina. É necessário experimentar, procurar soluções – geralmente a solução mais simples é o caminho a seguir, mas olhe sempre em volta.”

Seja sempre humilde

“Esteja aberto para a ideia de que há sempre alguém melhor do que você”, ele acrescenta. “Você sempre pode aprender alguma coisa – seja com uma pessoa ou em um fórum, ou até mesmo de outros jogos, ou seja, é só olhar para o mundo.”

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Deixe um comentário