Freixo ou Fraga? Candidato a Prefeito do Rio de Janeiro usa “Tropa de Elite 2” no horário político.

Você está visualizando atualmente Freixo ou Fraga? Candidato a Prefeito do Rio de Janeiro usa “Tropa de Elite 2” no horário político.

Muitos dizem que política dá trabalho. Contradição? Talvez… Ironia? Quase uma certeza. A política faz parte do homem, de sua história e, abusando da memória curta da população, ano após ano, as mesmas figuras se firmam no poder antes questionado. Corrupção, violência, apadrinhamentos e jogo de interesses, esses são os mecanismos da atual democracia. Vitórias populares nesta época são poucas e, sem sangue derramado, realmente é duvidosa sua proveniência.”  SCARAMELLA. V

Gostaram da frase acima? Não? Por acaso acham política um tema chato? O azar é de vocês, pois esta é uma notícia sobre tal temática!

Faço questão de falar da novidade que anda rondando o horário eleitoral para aqueles gatos pingados que ainda permaneceram por aqui. Não sei de qual estado vocês são, ou se acompanham minimamente a política nacional. Todavia, na segunda-feira (27) o PSOL, juntamente com o seu candidato a Prefeitura, resolveu entrar de vez na briga pelo segundo turno nas eleições do Rio de Janeiro.  E, para conseguir tal feito, além de contar com a antipatia do principal rival e das trocentas cagadas que o mesmo  fizera durante o seu mandato, finalmente jogaram seu maior trunfo.

Showmícios? Extensão do horário político através de dezenas de coligações? Dinheiro desviado para agência de publicidade? Marcos Valérios da vida? Nada disso! Simplesmente se utilizaram do filme mais visto da história do cinema brasileiro, com um total de 10.736.995 espectadores acumulado após nove semanas de exibição! Isso mesmo, meus caros! Marcelo Freixo,  Deputado Estadual reeleito e atual candidato a prefeito da cidade do Rio de Janeiro, junto a seus representantes finalmente vincularam sua campanha com o personagem Diogo Fraga, (interpretado por Irandhir Santos),  além de contar  com vários outros membros da produção, incluindo Wagner Moura, o Capitão Nascimento!

Agora voi me perguntam:  “Tá bom, e daí?” O que vocês, blogueiros nerds, tem a ver como a candidatura do cara que simplesmente serviu de inspiração para um dos personagens mais comentados do segundo filme?

Io lhes respondo: – Tutti!  Afinal,  um dos nossos carros-chefes é  a crítica a qualquer assunto pertinente às massas, incluindo o cinema, não é verdade? Então ragazzo, agora lhes pergunto. Por acaso, não é um tema de nossa alçada?

Em terras onde, sfortunatamente, ouvimos e/ou vemos políticos se utilizando da identità segreta do Superman ou até de canzoni de animes como Pokemon e Dragon Ball Z, pela primeira vez em anos de propaganda eleitoral, vi uma referência sendo bem utilizada, e confesso, foi gratificante. Strategia que há tempos já deveria ter sido usada, tendo em vista que qualquer ser humano em sã consciência jamais relegaria a segundo plano um personagem que dividiu tantas opinioni.  Principalmente, quando o  atual prefeito da cidade em disputa e grande candidato à reeleição, fora fotografado (2009) ao lado de milicianos, para o acerto do processo licitatório que concedeu às cooperativas o direito de circular na Zona Oeste . É nesse momento que podemos ver que a ficção, pode estar simplesmente imitando a realidade.

Atualmente com 12% dos votos, de acordo com a última pesquisa do Ibope, divulgada na semana passada, Freixo pretende levar a disputa para o segundo turno:

“No segundo turno é tudo igual. Não tem essa de um candidato ter mais de 16 minutos e outro um pouco mais de um minuto na televisão. Estaremos em condições igualitárias, e aí, a história é outra.”

 Buon pomeriggio nerds di grandi tette! 

Don Vitto

Escritor, acadêmico e mafioso nas horas vagas... Nascido no Rio de Janeiro, desde novo tivera contato com a realidade das grandes metrópoles brasileiras, e pelo mesmo motivo, embrenhado no submundo carioca dedica boa parte de seu tempo a explanar tudo que acontece por debaixo dos panos.

Deixe um comentário