Revista # 7 – Fora de Controle – o seriado que você precisa (e poderá) conhecer

Você está visualizando atualmente Revista # 7 – Fora de Controle – o seriado que você precisa (e poderá) conhecer

Tropa de Elite tornou-se o expoente da ficção policial no Brasil ao arrebatar o publico na tela grande. Nas telinhas, cada vez maiores e mais incrementadas, da Tv, alguns seriados com foco em policiais têm se destacado, como Força Tarefa, da Globo, e A Lei e o Crime, na Record.

Enquanto não chega a prometida A Teia, da Globo, aponto meu controle remoto (alguns o chamam de mouse) para um seriado que traz Milhem Cortaz, intérprete do corrupto Capitão Fábio, de Tropa de Elite, no papel de um delegado carioca obstinado e raivoso.

Fora de Controle foi comparado a Lei e Ordem, que não acompanho, embora saiba que trata de investigações policiais. Nesse aspecto, posso comparar o primeiro a CSI, ao menos pela estrutura. Isto é, os 2 primeiros episódios que assisti centravam-se na investigação de uma morte suspeita.

Olho por olho Ehr… Cabeça por… Deixa pra lá!

Diferentemente de CSI, que, vale esclarecer, é excelente, Fora de Controle concentra-se mais nas falhas dos mocinhos, e nos ganha por isso. Nossa torcida por eles independe, ou quase, de seus desvios morais, alguns bastante divertidos, outros sombrios.

A tela que pintam de um grupo de policiais cariocas soa plausível, embora seja curioso como ficamos com a mesma impressão que às vezes temos ao assistir CSI: a de que os agentes da lei não precisam de descanso, sequer algo tão supérfluo quanto uma noite de sono.

A 1ª temporada contou com 4 episódios, e teve uma equivocada estratégia de lançamento, pois, a despeito da boa publicidade em torno do programa, foi exibida após uma fracassada telenovela da Record, Máscaras, que lhe entregava uma audiência muito baixa.

A princípio, a qualidade da produção e, quem sabe, o prestígio do roteirista Marcílio Moraes (que criou para a Record A Lei e o Crime e Vidas Opostas), fez com que a emissora anunciasse que seria exibida uma nova temporada, em que pese o baixo ibope obtido. No início de 2013, porém, a Record comunicou que não produziria mais a série, alegando que seu formato não era popular e que a audiência era baixa.

Como recém tornado fã, soube que há algumas semanas a indecisa emissora voltou a cogitar a produção da série, uma vez que, segundo a colunista Cristina Padiglione, do Estadão, há uma tentativa de captar recursos por meio da Ancine.

Mais um pra conta do argentino.

E, investigando aqui e ali na própria Ancine, descobri que em 28/02/2013 foi publicada no Diário Oficial da União uma deliberação garantindo a busca de recursos necessários para a produção da 2ª temporada de Fora de Controle. Isto sim que é sobrevida.

Rodrigo Sava

Arqueólogo do Impossível em alguma Terra paralela

Este post tem 8 comentários

  1. Don Vittor

    Vi a primeira temporada inteira, sendo que no site da Record tinha para a exibição completa. Vale a pena conferir e anexar ao post.

  2. Felipe Lima Ferreira

    Bom seriado que eu não pude acompanhar. Acho que nós temos muita competência em realizar filmes e séries , o problema é a falta de espaço que eles têm na TV. Já vi ótimos filmes brasileiros e infelismente apenas as comédias românticas da globo são televisionadas e assim esquecem de filmes bons , e são muitos em. Parabéns pela matéria.

  3. Vilipendiador Unperucked

    Um seriado policial que se concentra nas falhas dos personagens?
    THE SHIELD é a série. A melhor que eu vi até hoje neste viés.

  4. Rodrigo Sava

    Don Vittor, boa dica a sua! Quando acessei o site, passei batido pela seção de vídeos. Pensei que disponibilizavam apenas cenas, mas não. A temporada inteira parecer estar ali.

  5. Rodrigo Sava

    Oi, Felipe. Bom saber que curtiu o texto. Concordo com a falta de espaço na tv aberta para filmes e séries daqui. Na fechada há mais chance de novos e bons materiais serem exibidos, inclusive devido à mudança na legislação aplicada a ela. Se não me engano, agora é obrigatória a exibição de conteúdo nacional nos canais por assinatura no horário nobre. Um abraço.

  6. Rodrigo Sava

    Vilipendiador, tenho ouvido elogios a The Shield. Está na lista!

Deixe um comentário