Ilumidicas: Nove canais literários que você precisa conferir

Você está visualizando atualmente Ilumidicas: Nove canais literários que você precisa conferir

Há muito tempo, em um reino distante, as pessoas entravam em livrarias e escolhiam seus livros através da sinopse, de uma capa bonita, da sagrada indicação de um amigo, professor, ou até mesmo dos vendedores ‘sabiamente qualificados’ para lhe oferecer a próxima leitura.

A presença da crítica literária era muito limitada. Havia alguns canais de televisão – mais vendendo o livro do que realmente o analisando –, e talvez algum relato biográfico dos autores e suas obras, sempre exibidos após a meia-noite, em canais que poucos se lembram da existência. Além, claro, dos pequeninos comentários vinculados a minúsculas fotografias, inclusos em revistas empenhadas na propaganda. E, vez ou outra, um comercial sobre uma obra voltada a crianças.

141113_Literatura-na-internet

Hoje, uma sinopse interessante, capa curiosa, o inofensivo atendente lhe dizendo, “Ei, este livro saiu bastante este mês” ou programas televisivos dispostos a lhe vender o santo perdem seu valor num piscar de olhos se postos contra uma repercussão negativa na Internet. Comentários, grupos de discussão e postagens no Facebook; notas e Resenhas do Skoob; blogs pra dar e vender, e canais literários, a cibercrítica pode destruir a reputação de uma obra ao redor do mundo em poucos minutos.

Contudo, pode também impulsioná-la de uma forma que os escritores da década passada jamais teriam sonhado. Antes de piraterar comprar um livro, ou simplesmente acrescentar um título a sua lista de “Vou Ler” no Skoob (e depois chegar a conclusão de que tem mais registros em Vou Ler que em Lidos), você encontrará em algum lugar opiniões empolgadas como: “Oh meu deus, eu preciso deste livro!”.

f433dd9b-9431-4d5e-845a-b8bd42a5a86

Além dos blogs literários, os canais no Youtube do gênero cumprem este papel de vangloriar, ou desgraçar, o nome de um livro ou autor, ajudando os consumidores a evitar qualquer tipo de escolha feita às cegas, diminuindo o tradicional sintoma de: “não deveria ter comprado esta porcaria. Se pelo menos alguém tivesse me avisado…”, seguido de, “deixa aí na estante mofando para todo o sempre”.

É difícil negar que este avanço na sinceridade e na acessibilidade das críticas literárias ajuda não só leitores, como também os escritores e editoras, e até mesmo o dono da livraria e seus inofensivos atendentes. Nada como uma resenha ou um vídeo tag, pra que uma luz caia sobre o caminho que o mercado editorial deveria ou não seguir.

Enfim, aqui estamos, para transmitir a você, leitor, editor, escritor, uma bela lista com nove canais que vão ajuda-lo dentro deste mundo louco que é a literatura.

1- Ratos Letrados

Canal idealizado por Videl Carvalho, Ratos Letrados indica vários títulos interessantes, sejam eles velhos, novos ou totalmente desconhecidos. Resenhas, leituras do mês, tags, quadrinhos, inboxs, bookshelf tours,e um pouco sobre filmes, séries, curtas e animações.

2- Lido lendo

Conhecida como Isa (não acho o nome inteiro desta mulher) por seus inscritos, Lido Lendo apresenta resenhas de diversos gêneros literários, desde juvenil até os mais adultos, assim como tags, e tudo o que envolve o universo literário, sempre com muita simpatia.

3- Perdido Nos Livros

Canal de Eduardo Cilto, Perdido Nos Livros está focado, em minha humilde opinião, principalmente no público juvenil (até porque este Youtuber é ultra jovem). Apesar de algumas de suas resenhas valorizarem muito mais o lado positivo de cada obra, vale a pena conferir. Eduardo também trata de outros temas da cultura literária, tal como filmes, músicas e séries, além de, sempre que possível, soltar algum vídeo paródia, ou uma gracinha entre as frases, que vai lhe arrancar muitas risadas.

4- Tiny Little Things

Tatiana Feltrin ,responsável pelo canal Tiny Little Things, promove desafios literários, mangás e HQs, poesia, sorteios, tags, indicações de música, bookshelf tours, e muito mais. Para todas as idades, o canal inclui desde Percy Jackson até Hilda Hilst.

O Tiny Little Things indica também obras em inglês, além de dicas de como começar a ler na língua.

5 – Show do Luan

https://youtu.be/ebysT1NP-Pc?list=PLXoGwDbg87NjoLkOZUI1ScKloyZoUSEfd

Show do Luan, produzido e dirigido por Luan Felipe, vai trazer resenhas, tags, e toda esta parte de literatura, além de comentar alguns filmes e outras aleatoriedades, sempre com uma pitada de humor.

6 – Minha Estante

https://youtu.be/7fu0ZyRtgjM?list=UUdBc0Mhc3QJIKVQjFIS5yXg

Com muito carisma , Bruno Miranda apresenta resenhas, in box, o quadro ‘Julgando pela capa’, tags , enquetes, vlogs e discussões sobre filmes , séries e literatura. Encontramos no canal Minha Estante, a ligeira predominância da literatura juvenil e jovem adulta. Arrisco dizer que ‘Minha Estante’ lembra-me um pouco ‘Perdido nos livros’.

7 – Garota It

Pâmela Gonçalves, através do canal Garota It, apresenta resenhas, tags, discussões, e tudo o que um vlog literário tem direito. É raro, porém, o canal apresentar literatura cujo público seja maior de 18 anos. Ou seja, Sim Chick lits, Não Hilda Hilst.

8 – Eu que leio Vlog

Henrique Marques e companhia trazem para o canal resenhas esclarecidas, inbox, tags, entre outros quadros literários. O canal faz análises, geralmente sem spoilers, de forma completa, do tipo a ressaltam até mesmo as formas verbais utilizadas.

9 – Cabine Literária

O Cabine Literária, que começou apenas com Danilo Leonardi (responsável oficial pelo canal), hoje tem uma grande equipe que atua nos vídeos. Além de apresentar resenhas bem elaboradas, desafios, promoções, entrevistas, dicas para leitores e escritores, e tags, o canal também traz ao público notícias do mundo da literatura, opiniões sobre filmes e séries, músicas inéditas, tudo com bastante organização.

Ficou faltando algum canal? (Dã, claro que sim)

Deixe nos comentários! Quem sabe não rola uma segunda lista?!

Colaboradora: Nathasha Yeva

Colaborador

Colaborador não é uma pessoa, mas uma ideia. Expandindo essa ideia, expandimos o domínio nerd por todo o cosmos. O Colaborador é a figura máxima dos Iluminerds - é o novo membro (ui) que poderá se juntar nalgum dia... Ou quando os aliens pararem com essa zoeira de decorar plantações ou quando o Obama soltar o vírus zumbi no mundo...

Deixe um comentário