Iluminamos: Amor

Você está visualizando atualmente Iluminamos: Amor

Amor02Olá Nerds e Nerdas, tudo bom? Gostaria de começar meu texto perguntando a vocês: o que vocês fariam por amor?

O vencedor do Oscar, na categoria Filme Estrangeiro, Amor é um filme muito bom. Podemos dizer que um dos temas que ele aborda é o sacrifício. Muitos o chamaram de “um filme forte”. Não concordo muito com esse adjetivo, acredito que o que as pessoas querem dizer é que o filme é real, muito real. Real no sentido que a situação apresentada no filme é algo, até mesmo, comum para muitas pessoas, principalmente os idosos.

Mas antes, vamos à sinopse do filme:

“Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados, que costumava dar aulas de música. Eles têm uma filha musicista que vive com a família em um país estrangeiro. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste”. Fonte: Adoro Cinema.

A grande questão do filme é que Georges, por amor a sua esposa, promete que não mais a levaria ao hospital, a pedido da própria. O resultado de tal decisão é que a situação de Anne, vai piorando com o tempo, e Georges, sozinho, precisa se adaptar a ajudar sua esposas com atividades comuns, como comer, ir ao banheiro, tomar banho.

Apesar da insistência da filha, em levar a mãe para um hospital, Georges mantém sua posição. Conforme a saúde de Anne vai se agravando, Georges, fica sem saída, pois não há nada que ele possa fazer.

Amor é um filme triste e pesado. Seu final é bem “forte”. Particularmente tive um familiar querido que chegou a ficar em um estado parecido com o de Anne e é muito triste quando você sabe o que irá acontecer e não há nada que você possa fazer para ajudar. Acredito que essa identificação que o filme me passou foi o mesmo para outras pessoas e por isso o adjetivo “forte”, mas eu prefiro dizer que o filme é realista e não forte.

Abraços

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Este post tem 12 comentários

  1. JJota

    Eu não faria nada. No fim (e, acreditem, terá, sim, um fim), dificilmente teria valido a pena.

    1. JJota

      Ora, que é isso? Só porque o… BORGO???!!!????

      Putz, deve ser de doer…

  2. Felipe Lima Ferreira

    Gosto de romances realistas, me lembrei de um e se algum de vcs viram vão concordar comigo. Se chama ” Pontes de Madison ” . Ainda não vi ” Amor ” , acho que é francês e eu adoro .

    1. Isso mesmo Felipe. O filme é francês. Não assisti “As Pontes de Medison”, mas a Sra. Delarue disse que é um ótimo filme.

      1. Felipe Lima Ferreira

        Então vc vai gostar, chorei mt no final e é com o Clint Eastwood

      1. Renata

        É outro filme que vou chorar feito uma desesperada?
        Bom, contanto que seja bem feito, tá valendo. O que não rola é drama meia-boca.

Deixe um comentário