Iluminamos: Far Cry 3

Você está visualizando atualmente Iluminamos: Far Cry 3

FC01Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Nas últimas semanas, passei boa parte do meu tempo jogando (afinal, a Steam entrou em promoção). Um dos jogos que detonei foi o excelente Far Cry 3.

Em Far Cry 3, o jogador controla Jason Brody, um garoto rico e mimado que resolve passar férias com os seus irmãos e amigos em uma linda ilha. Ainda no vídeo de introdução, descobrimos que Jason e sua turma são todos raptados por piratas e o jogo começa (em forma de tutorial) com você, controlando Jason, tentando sair do cativeiro.

Os piratas são comandados por Vaas, o grande personagem do jogo. Ao longo da trama, conhecemos outros personagens interessantes. Na verdade, em Far Cry 3, apenas os vilões, com destaque para Vaas, são extremamente interessantes e divertidos. Podemos dizer que, Vaas é o típico vilão que amamos odiar. Com relação à narrativa do jogo, nosso protagonista, Jason, começa como um garoto inseguro e vai se transformando, radicalmente, em um “guerreiro”.

Assim como Skyrim, Far Cry 3 foi um jogo sandbox que me agradou muito e a sua durabilidade é extensa, principalmente por causa das missões secundárias e dos desafios, bem como da exploração da ilha.

A locomoção, por ser um um jogo de “Mundo Aberto”, é algo a se destacar. Jason, para explorar a ilha, utiliza diversos modos de locomoção – pela terra (carros e motos-quatro), pelo céu (asa-delta e para-quedas) e pelo mar (Jet-Ski, lanchas e barcos). Com esses veículos, a exploração da ilha se torna muito agradável e divertida, até porque você pode encontrar os piratas durante o caminho.

FC02

Far Cry 3 é um jogo que segue o modelo FPS/RPG, ou seja, visão em primeira pessoa e, por meio de experiência adquirida, Jason distribui os pontos. As habilidades são divididas em 3 categorias: Garça (estimula e aumenta sua precisão de morte à distância e sua mobilidade), Tubarão (estimula e aumenta seus takedowns, ou seja, mortes à curta distância e sua saúde) e Aranha (estimula e aumenta seus assassinatos em stealth e sua sobrevivência).

O ponto alto da jogabilidade é a possibilidade de o jogador escolher como ele prefere enfrentar os desafios, ou seja, podendo ser modo furtivo, “Rambo” (peito aberto no meio dos inimigos e atirando para todos os lados) ou o modo Sniper. Eu particularmente joguei no modo furtivo (porque sou meio gordo e meio viado tímido) e depois que estava bem adiantado na história utilizei as armas de longa distância.

Outro elemento que encontramos em Far Cry 3 é o mesmo sistema encontrado em Red Dead Redemption, ou seja, para aumentar sua mochila e armazenar mais itens e munição, é necessário coletar pele de animais, enriquecendo ainda mais o jogo e sua exploração, conforme comentei anteriormente.

FC03

Todos esses elementos favorecem para que o jogador possa, não obrigatoriamente, seguir a narrativa embutida do jogo. Ou seja, se o jogador preferir primeiro caçar animais, ou dominar postos observação, ou desativar as torres de transmissões antes de cumprir as tarefas que o próprio game impõe, ele pode. Foi exatamente isso que eu fiz, depois de uma certa parte do jogo, resolvi explorar a ilha, ganhar pontos de experiência e só depois de atingir um certo “nível”, resolvi fazer as missões principais.

Resumindo: Far Cry 3 é um excelente jogo, que te oferece uma gama de possibilidades de exploração e estilos de jogo.

Ficha técnica:

Jogo: Far Cry 3

Plataforma: PC, PS3, XBOX

Gênero: Ação/Aventura

Produtora: Ubisoft

Metacritic: 88

 

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Deixe um comentário