Antes e Depois – Batman

Você está visualizando atualmente Antes e Depois – Batman

Veja os outros títulos da série…

Excitebike, Contra, Battletoads, Trojan, StriderPhantasmagoriaManiac Mansion, Mappy, Pit-Fighter, Superman, Kung-Fu Heroes e Kung-Fu.

O que era

Com cenários mecânicos, possuía um ar sombrio. É um jogo de plataforma baseado no filme estrelado por Michael Keaton, e nele, obviamente, controlamos o Batman. Não me lembro do objetivo do jogo, mas tínhamos de matar inimigos e passar por obstáculos físicos (bastante comum…). As armas eram os batrangs e algumas outras que não me recordo. E acho que ele possuía um gancho para se deslocar.

Provavelmente, o cenário de que me lembro é apenas o da primeira fase, pois acredito que era um jogo difícil na época, então eu ficava mais tempo nela. Havia obstáculos com ácidos, deste modo, um dos inimigos do jogo talvez fosse o Coringa.

Realmente, na minha cabeça, há apenas a cena de um fundo escuro com o Batman agachado socando um inimigo que desaparece ao morrer. Entretanto, ainda considero o jogo legal. Veremos…

Batman-nes-gpO que é

Produzido pela Sunsoft, Batman foi lançado para NES e Gameboy em 1989. O objetivo do jogador é controlar o herói através de cinco níveis e derrotar o chefe final. Os comandos são pulo e soco, além de algumas armas, como Batrangs e uma pistola.

inimigo-chato

Lançado alguns meses depois do filme de Tim Burton, o jogo segue a mesma história do longa metragem: Batman deve salvar Gotham City do Coringa.

O que passou a ser

Algo que nunca comentei aqui, mas sempre sinto quando jogo estes games novamente, é a diferença entre o teclado do computador e o joystick. Jogo a maior parte dos títulos através de roms ou em versões on-line, fazendo com que a sensação seja outra. A materialidade dos joysticks de Phantom, NES e Mega Drive é fundamental para a experiência e, com certeza, não utilizá-la prejudica muito. Jogar Batman com o controle do Phantom seria bem mais legal…

Batman_2Algo que facilitou a partida – e que não foi pensado quando jogava na infância – foi voltar à tela onde há um inimigo e matá-lo novamente, pegando o item que ele deixa no chão ao morrer. Macete simples que permite recuperar a vida e a munição. Se tivesse pensado nisso, com certeza, o jogo teria sido muito mais fácil na época.

De qualquer maneira, foi interessante jogá-lo novamente – principalmente por ser bem parecido com Ninja Gaiden. De fato, o jogo é baseado no filme do fim da década de 1980. Entre uma fase e outra, uma pequena “cutscene” aparece indicando o progresso na história.

E não tem gancho nenhum.

Gustavo Audi

Se fosse uma entrevista de emprego, diria: inteligente, esforçado e cujo maior defeito é cobrar demais de si mesmo... Como não é, digo apenas que sou apaixonado por jogos, histórias e cultura nerd.

Este post tem 3 comentários

Deixe um comentário