Iluminamos: Maluquinho pelo mundo

Você está visualizando atualmente Iluminamos: Maluquinho pelo mundo

Exatamente! Meu review da vez é sobre esse garoto do qual tenho certeza que todos têm um pouco. Certamente,  é sempre bom vê-lo em ação com sua turma.

Acreditem ou não, nosso querido mestre Ziraldo completou 80 anos no último mês de outubro.  Nesta data tão especial, nós, fãs, ganhamos o presente, este álbum inédito d’ O Menino Maluquinho. Em mais de cinco décadas dedicadas por Ziraldo aos quadrinhos, talvez seu personagem mais conhecido seja este simpático garoto com uma panela na cabeça que, por mais maluco que pareça, já tem trinta e dois anos de idade.

Neste novo álbum, Maluquinho conversa através do computador com vários garotos ao redor do mundo, de características semelhantes e tão malucos quanto nosso amiguinho brasileiro. Cada capítulo começa com uma típica conversa de chat, que continua na forma de história em quadrinhos.

Em cada capítulo aprendemos sobre a cultura dos países de origem dos personagens, sobre suas tradições, costumes, e até preconceitos e esteriótipos que os estrangeiros têm sobre nós, Brasileiros, os quais nosso representante logo faz questão de desmentir. Na lista de correspondentes Internacionais temos garotos dos Estados Unidos, Índia, Reino Unido, França, Argentina e vários outros.

Assim como maluquinho, sua patota também possui versões internacionais: Bocão, Junin, Julieta, Shirley, Lúcio… todos estão lá com modificações em cada país. A versão que achei mais curiosa foi a Nina da argentina, que é a cara da Mafalda, criação máxima de Quino.

Apesar da idade que avança, o talento de Ziraldo permanece intacto, pois a qualidade de suas histórias se mantém a mesma de décadas atrás. Ele continua mostrando sua versatilidade, afinal poucos artistas conseguem produzir histórias para o público infantil e adulto conseguindo agradar as duas vertentes.

Como aqui temos histórias infantis, aos olhos dos mais crescidos, as aventuras dos maluquinhos internacionais podem parecer muito inocentes e ingênuas. Para mim, é justamente aí que está a graça: o maluquinho representa a fase da vida onde todos fomos inocentes, e cada brincadeira e aventura que vivíamos com nossos amigos para nós era mágica.

O mais legal desse livro é pensar que pode, sim, ser possível a existência de vários maluquinhos ao redor do mundo, assim como temos vários aqui no Brasil, como eu e você. Porque como recentemente disse Maurício de Sousa…



Nota: 9,0

Maluquinho pelo Mundo
Ziraldo
112 páginas
formato 19 x 27,5 cm
Editora Globo
 R$ 32,00.

Administrador Iluminerd

A mais estranha figura nesse grupo: não posta, não participa de podcast, mas foi ele quem uniu todas as pessoas dessa bagaça...

Deixe um comentário