Iluminamos: O Silmarillion – Um livro que não é para todos

Você está visualizando atualmente Iluminamos: O Silmarillion – Um livro que não é para todos
O Silmarillion - J. R. R. Tolkien - Ed. Martins Fontes
O Silmarillion – J. R. R. Tolkien – Ed. Martins Fontes

Lembro até hoje de como fiquei empolgada quando encontrei uma edição deste livro na biblioteca da faculdade. Também me lembro de sempre ter visto o coitado ali, intocado, a não ser pela ação dos anos na estante.

Para quem não conhece, O Silmarillion começou a ser escrito por J. R. R. Tolkien em 1917, mas só foi publicado em 1977, depois da morte do autor. O filho dele, Christopher Tolkien, foi o responsável pela compilação da versão original com outros materiais escritos pelo pai por vários anos.

Nessa obra composta por cinco partes, viajamos pelo universo de Tolkien, presenciando desde a canção que criou  (Mundo), até a descoberta do responsável pela forja dos Anéis de Poder. E sim, tudo isso se passa antes dos acontecimentos de O Senhor dos Anéis, e antes de O Hobbit também.

Cada detalhe dessa obra é inspirado em coisas próximas da nossa realidade, começando com o mito da criação, que podemos encontrar na civilização romana ou grega, por exemplo, até os seres folclóricos e o mito da queda de Atlântida.

E claro, não podemos esquecer os idiomas criados pelo próprio Tolkien, como os idiomas dos elfos e o dos anões. Pelo que pesquisei, ele criou, ao todo, 10 idiomas, alguns que inclusive só seriam citados mais tarde, no Senhor dos Anéis.

No entanto, se tornou comum ouvir gente que leu a obra dizendo que ela é chata, cansativa, entediante…Posso até concordar com o cansativo, mas não com o chato e o entediante, justamente porque coisas acontecendo não faltam. Por isso já aviso, se você adora livros de fantasia e gosta das obras de Tolkien, vá em frente e devore esse livro, existe a chance de colocá-lo no seu top 10! Caso contrário, você pode ler (é ótimo que leia!), mas não me venha com mimimi se não gostar, afinal O Silmarillion não é um romance que todo mundo lê enquanto está no ônibus ou no metrô, só para distrair.

Da canção às jóias

Como já disse, O Silmarillion é composto por cinco partes, cada uma referente a uma passagem específica da temporalidade em que se passa o universo criado por Tolkien. Muitos consideram esse livro uma “Bíblia by Tolkien”, mas só pela parte do Antigo Testamento, porque qualquer um dos personagens desse livro está longe de ser um Jesus da Terra Média.

A primeira parte é composta pelo bundalelê Ainulindalë. É aqui que vamos descobrir como  (aka Mundo) foi criado. Já vi muita gente se embaralhar nesse pedaço por causa dos nomes, mas não sei exatamente por que. “Ah, é tudo muito difícil de pronunciar…” – Simples, não tente pronunciar! Guarda o jeito que você acha que se fala na tua cabeça, mesmo que esteja errado, e foca na história, assim não dá pra se perder. Mas, se o teu problema em entender não for esse, comenta embaixo do texto para podermos discutir isso e facilitar a leitura de muita gente, ou não, sorry.

Continuando. Existe um ser chamado Eru, que depois fica popular na Terra Média pelo nome de Illúvatar. Ele é o equivalente a Deus, e também foi quem criou os primeiros Ainur, “Os Sagrados”, gerados a partir de seu pensamento (eles são a ‘ordem’ dos Valar e dos Maiar).

Um dia Eru os chamou e propôs um tema para criarem uma canção. Conforme a música era cantada, os Ainur tinham visões daquele mundo que estavam criando com sua melodia, inclusive com as perturbações provocadas pelo pensamento de Melkor, um dos Ainur. Mesmo assim, muitos deles ficaram encantados com as visões e se mudaram para , a fim de torná-las realidade.

Depois disso temos o Valaquenta, que são os escritos dos elfos sobre os pontos de vista dos Valar e dos Maiar sobre Arda (a Terra). Nessa parte somos apresentados aos Valar e suas funções em Arda, e também não demoramos a perceber que o maior ‘encrenqueiro’ é Melkor, que foi o primeiro senhor do escuro. E, se você está se perguntando, Sauron já existia, e era um Maiar, servo capacho de Melkor.

Telperion e Laurelin. Árvores de Luz de Valinor.
Telperion e Laurelin. Árvores de Luz de Valinor.

E agora vem o recheio de todo esse papo, o esQuenta Silmarillion, a história das Silmarills, as primeiras jóias responsáveis por uma grande guerra.

O principal sobre essa parte é descobrir como surgiram todas as raças de , e com elas a primeira grande batalha entre o bem e o mal. De um lado, Fëanor, filho do primeiro rei dos Noldor (um grupo dos elfos), considerado o maior e mais foda elfo de todos os tempos, e também um grande artífice, responsável pela criação das Silmarills – três gemas com luz própria feitas a partir das árvores de Luz de Valinor.

Do lado negro da forçaMelkor, agora livre e tramando contra os Valar e os elfos. Ele rouba as Silmarills, destrói as árvores de Luz e é amaldiçoado por Fëanor, passando a ser chamado de Morgoth (Senhor do Escuro). Por causa da ira sangue no ‘zóio’ do elfo e de sua busca frenética por vingança, os Noldor são levados à maldição.

Desse ponto em diante é só guerra. E algumas das histórias que seguem podem ser vistas como contos. Dois exemplos são as histórias de Beren e Lúthien e de Túrin Turambar.

Depois começa o diabete Akallabêth, a Atlântida da Terra Média. É a história da criação e ascensão de Númenor, na Segunda Era, desde o ápice da civilização humana até sua queda, causada pela húbris dos próprios numenorianos com um pouco da ajuda do bom e velho Sauron.

E, na última parte, descobrimos como foram feitos os Anéis de Poder, inclusive o Um Anel, agora com Sauron como o Senhor do Escuro.

Capa de Nightfall in Middle-Earth.
Capa de Nightfall in Middle-Earth.

Curiosidade

Muitos devem saber, mas mesmo assim vale lembrar. O Silmarillion serviu de inspiração para o álbum Nightfall in Middle-Earth, da banda alemã Blind Guardian, lançado em 1998. O disco tem 22 faixas, cada uma retratando um trecho do livro com direito a spoilers.

Colaborador

Colaborador não é uma pessoa, mas uma ideia. Expandindo essa ideia, expandimos o domínio nerd por todo o cosmos. O Colaborador é a figura máxima dos Iluminerds - é o novo membro (ui) que poderá se juntar nalgum dia... Ou quando os aliens pararem com essa zoeira de decorar plantações ou quando o Obama soltar o vírus zumbi no mundo...

Este post tem 24 comentários

    1. Stella

      Gostaria de saber qual a principal ideia e mensagem do livro?
      Por favor me ajudem

  1. Leonardo Delarue

    Barbarella, excelente resumo. Simples e direto. Silmarillion é uma das melhores, quiçá, a melhor obra do Tolkien. Já o li umas 4 vezes e por sua causa lerei outra vez.

  2. Felipe Lima Ferreira

    desse eu ainda não li. Quero muito ler As aventuras de Tom Bombadil .Acho que é o que mais se aproxima ao meu gosto .

    1. Felipe, vale a pena ler, mas é aquilo que eu disse, se você não é super fã do estilo, há chance de você achar chato. Sobre As Aventuras de Tom Bombadil, não li e admito que não me empolga muito haha xP

  3. Renver

    Um dos maiores livros da minha vida!!!!

    Quem fala que esse livro é chato… e medíocre (sim já vi falarem tamanha besteira no MDM) não sabe o que é apreciar leitura… é tenso e exige dedicação, mas é uma obra de arte da humanidade!!!!!!

    1. Concordo!! É muito mais legal que O Senhor dos Anéis na minha humilde opinião… e meio que me divirto de ver os elfos se ferrando.. sou do partido dos Homens, embora os idiotas arrogantes de Númenor estraguem tudo achando que podem controlar o “demônio”. Só fazem nossa espécie passar vergonha rs

  4. Renver

    Eu já lia a Bíblia 2x e realmente muitos elementos dessa obra se assemelham, a derrocada dos elfos devido ao orgulho e ambição lembra muito elementos bíblicos…

    Spoilers:

    Sem contar que chega uma hora que a situação fica tão preta na terra média, que os deuses resolvem intervir e pegar Morgoth a força… lembra muito eventos como amargedons e tal e tal…

    1. Dalton Almeida

      O Tolkien era extremamente católico. Inclusive, ele que converteu o C. S Lewis ao cristianismo (o amigo se tornaria um importante teólogo popular protestante voltado aos leigos). A diferença é que Tolkien não era favorável a uma evangelização tão clara como Lewis fez nas Crônicas de Nárnia, achava que deveria haver uma base moral cristã, indicações, mas não proselitismo claro. o próprio Senhor dos Anéis entre outras obras dele tem muito cristianismo permeando as histórias. Indico a leitura de “O dom da amizade” . Um livro fantástico! http://www.skoob.com.br/livro/31924-tolkien-e-c-s-lewis

  5. Brujo CorvoS MC

    Esse livro é Bom Pra cara#$%….. kkkk Animal
    Achei interssente a resolução do Senhor dos Anéis inteiro em alguma Paginas rsrs e sanou uma duvida que eu tinha de com quem estava a guarda dos 3 aneis restantes muito fod##

    Viva a Tulkas porradeiro!!
    Morgoth meu preferido!!

  6. Yohav

    Esse resumão ficou legal e bem humorado. Comecei a ler O Silmarillion recentemente e estou achando tudo incrível. Ele é daquele tipo que deve ser saboreado em lugar ermo para que não seja perdido nenhum detalhe. Sensacional.

  7. Marcos Almeida

    Mais uma curiosidade: a banda de rock progressivo Marillion usou durante algum tempo o nome Silmarillion mas por conta de ameaças da família Tolkien teve de encurtar o nome.

  8. Mestre Dc

    Silmarillion é um centro de pesquisa constante.
    É por isso que esse livro fascina, além de ser uma história excelente repleta de referências bíblicas e mitológicas, seus diversos personagens de vários povos amarrados em suas ”árvores” familiares dão o ritmo de cada capítulo, e cada vez que o livro avança a história incha de modo que sua cabeça explode com tanta coisa maravilhosa que se acumula.
    Tolkien é um gênio…

  9. Olavo Lima

    adoro esse livro e consegui ler ele facilmente, eu acho que é bem acessível, mas cada um cada um

  10. Pedro de Alcântara

    Este livro vai ser sempre o melhor de todos no que se diz a Terra Média.
    Da para ler ele várias e várias vezes.
    Não tem outro igual.
    Acho que nunca vão conseguir adaptar ele para uma obra no cinema, mesmo com os efeitos de hoje em dia.

    obs: Tenho uma tatto de uma Silmarill. Ela é linda e cheia de histórias..
    The best ever!!

Deixe um comentário