Literatos: Nos Bastidores da Nintendo

Você está visualizando atualmente Literatos: Nos Bastidores da Nintendo

nintendo01Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? No ano de 2011, foi lançado aqui no Brasil o livro escrito por Jeff Ryan, Nos Bastidores da Nintendo: O Jeito Wii de reinventar negócios e transformar clientes em fãs. Lembro que o comprei no mesmo ano e, recentemente resolvi relê-lo. Um dos resultados desse retorno ao livro é a presente resenha.

O livro, é claro, é focado mais na parte administrativa da empresa – como ela surgiu, sua ascensão, domínio no mundo dos jogos, queda e ascensão novamente. O livro é ideal para aqueles que desejam conhecer mais como é uma empresa por dentro, se você estiver procurando textos relacionados a jogos talvez fique um pouco desapontado.

O interessante do livro é que ele nos conta a história da Nintendo, conforme citei anteriormente, por meio de uma leitura fácil e dinâmica. Isso faz com que, apesar de ser um livro “administrativo”, não seja chato e pretensioso. Arrisco a dizer que o livro seria de rápida “degustação”.

Ao longo dos 24 capítulos de Nos Bastidores da Nintendo, nos são apresentadas quem são as pessoas por trás da marca. Ou seja, o presidente, os designers, os músicos etc., algumas curiosidades e alguns acertos e erros da empresa. Outro ponto interessante é a briga mercadológica entra a Nintendo e a Sega – a famigerada briga entre Mário e Sonic na história dos consoles. Diferente de toda a informação que conhecemos (porque a vivemos) a batalha entre bigode e ouriço é mostrada aqui sob o ponto de vista corporativo, o que ainda dá mais pano pra manga…

Infelizmente, o livro possui uns erros de português (porque ou foi mal traduzido ou mal revisado) e tem certos trechos que não fazem sentido. Acredito que tenha sido algum problema de interpretação na hora de traduzir o texto original.

Minha única reclamação quanto ao livro fica por conta da queda na Nintendo no mercado. A meu ver, a obra não aborda com muitos detalhes esse momento negativo da empresa. Mas, apesar disso, o conteúdo é excelente e, apesar dos elogios feitos a empresa, não é um livro puxa-saco.

Resumindo: Nos bastidores da Nintendo é um ótima oportunidade para aqueles interessados na história não só da Nintendo como a história dos vídeos-games.

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Deixe um comentário