MARVEL & Caverna do Dragão – A prisão sem muros

Você está visualizando atualmente MARVEL & Caverna do Dragão – A prisão sem muros

Caros nerds iluminados, essa é a minha primeira matéria nesse sagrado site e venho falar de Marvel Comics. Como um true believer  do bom e safado Stan Lee, o universo da Casa das Idéias não poderia estar ausente na minha primeira vez (ui). Me senti na obrigação de aproveitar essa oportunidade única e fazer o que mais gosto de fazer – assim como  beber coca-cola e cuidar de macacos, além de  uma série de coisas que não posso mencionar aqui, pois envolvem fetiches – mostrar as ligações existentes entre diversos universos e mídias!

Homem-Coisa

Mas o que Caverna do Dragãotem em comum com quadrinhos? Ora… a editora de Stan Lee era uma das produtoras do desenho. Curioso que os sobrenomes dos garotos homenageiam personagens icônicos da DC… mas, fetiches à parte, além de diversas referências aos monstros do jogo D&D que co-produzia a série – o Tiamat, o Observador, os Orks e tantos mais. No episódio sete da primeira temporada, batizado de Prisão sem muros, temos uma referência visual forte a um clássico da Marvel que estreiou em Savage Tales – revista de terror e ficção que vendia horrores e era o carro chefe da editora muito antes da era dos heróis – de maio de 1971 e viria a “inspirar” a criação de seu concorrente “pantanoso” na DC, dois meses depois: eu estou falando do… Homem-Coisa!

Nesse episódio de D&D, O Mestre dos Magos envia os garotos para um vale onde moram gnomos. Ao chegar, eles descobrem que os gnomos foram escravizados pelo Vingador, que os obriga a trabalhar na mineração de pedras místicas. Para liberta-los, os garotos precisam procurar por Lukion, o feiticeiro cuja magia protege o vale dos gnomos por séculos. Lukion foi colocado em uma prisão sem muros. “Mas que raios de prisão era esta que não tinha muros?” – perguntavam os personagens. Neste ínterim eles são atacados por um monstro horrível no Pântano das Lamentações, lutam e fogem.

No decorrer da história, descobrem que este monstro nada mais é do que o mago que estavam procurando, ele estava naquela forma porque foi enfeitiçado pelo vilão Vingador. Ou seja, a prisão sem muros era, na verdade, a forma monstruosa em que ele se encontrava e não conseguia dela se libertar. E advinha com quem essa criatura se parece???

A criatura do episódio: Prisão sem muros

Não sou partidário dessa richa   entre os fãs das duas editoras, adoro ambas, procuro é me encantar com boas histórias apenas e confesso que é visível as dezenas de imitações de personagens que o Lee fez de criações da DC…mas, no caso do Monstro do Pântano, do veterano Len Wein, por mais maravilhoso que ele seja, o “trombudo”  da Marvel é o original dessa vez.

Criado por Stan Lee e Roy Thomas, o Homem-Coisa é uma criatura empática de olhos vermelhos, porte enorme, movimentos lentos, vagamente humanóide e que vive nos Everglades na Flórida perto da reserva Seminole. A série é considerada um clássico e tem seu próprio culto! Influenciou escritores como Neil “Sandman” Gaiman que posteriormente veio a escrever o Monstro do Pântano, para a DC Comics. Mas quem é essa coisa???

Na obra de Lee, O bioquímico Theodore Sallis foi contratado pelo governo para desenvolver um soro que tornasse os soldados resistentes às doenças, para estarem protegidos em caso de uma guerra biológica. Ted conseguiu desenvolver uma fórmula funcional, mas que tinha como efeito colateral transformar as cobaias em monstros. Por causa disso, o governo enviou o cientista para uma base secreta situada nos Everglades, com o objectivo de aperfeiçoar a fórmula e criar uma nova versão do soro do super-soldado, semelhante ao que criou Capitão América.

Quando estava quase a obter resultados, a base foi atacada por uma unidade terrorista com o objectivo de roubar a fórmula. Ted Sallis para impedir que a fórmula caísse em mãos inimigas, injetou-se com ela, sendo morto pelos terroristas e atirado para o pântano. Passado algum tempo, surgiu uma criatura de olhos vermelhos, formada por lodo e plantas,no local onde o cientista tinha sido atirado ao pântano. Esta criatura era uma simbiose do corpo e da alma de Ted Sallis com o próprio pântano produzida pela fórmula incompleta do soro do super-soldado.

O ser resultante dessa simbiose, o Homem-Coisa, é um empata com uma inteligência primária e sem traços de humanidade que queima com o seu toque as pessoas quando estas sentem medo. Quem conhece a origem do Monstro do Pântano já entendeu tudo agora, não preciso dizer mais nada… o Homem-Coisa ultimamente está sendo usado na série Thunderbolts escrita por Jeff Parker e diga-se de passagem, muito bem usado. Vale a pena conferir. Existe também um filme de 2005 do trombudo, feito pra TV.

Pra quem ficou com saudade do desenho do Eric e sua turma e quer ver o episódio Prisão sem muros aqui está ele, vale lembrar que as  vezes as prisões da vida não tem muros, estamos aprisionados em pensamentos obscuros, ideias erradas, pensamentos fundamentalistas. Tudo isto na tola crença de achar que estamos livres, quando, na realidade, somos prisioneiros de nós mesmos.

Colaborador

Colaborador não é uma pessoa, mas uma ideia. Expandindo essa ideia, expandimos o domínio nerd por todo o cosmos. O Colaborador é a figura máxima dos Iluminerds - é o novo membro (ui) que poderá se juntar nalgum dia... Ou quando os aliens pararem com essa zoeira de decorar plantações ou quando o Obama soltar o vírus zumbi no mundo...

Este post tem 2 comentários

  1. podernerd

    Nunca ía imaginar origem dessa “coisa aí” se vc não me “falasse” rs …
    Continue assim, escrevendo ótimas matérias ^^
    Amo esse episódio *_* Presto, meu preferido, é destaque nele.

Deixe um comentário