Nerdstalgia: O Garoto que coleciona Homem-Aranha

Você está visualizando atualmente Nerdstalgia: O Garoto que coleciona Homem-Aranha

Sim. Antes que digam alguma coisa, sei que meus posts andam mais atrasados que salário de alguns times brasileiros, mas quero aproveitar esse Dia das Crianças para retomar minha seção aqui no Iluminerds trazendo uma das minhas histórias preferidas: O Menino que coleciona Homem-Aranha. Antes de continuar, devo frisar que este post contém spoilers do final da história (Sim! Conto sem dó!) leiam por sua conta e risco.

A história começa com o Aranha fazendo uma visita a Timothy Harrisson, um garoto tido como seu maior fã, segundo uma reportagem do Clarim. Obviamente, ao ver o Aranha, os olhos do garoto brilham de felicidade e ele custa a acreditar que o herói tirou um tempinho para conversar com ele.

O garoto então começa a exibir sua coleção de objetos ligados ao herói aracnídeo. Timothy possui desde recortes de jornal, passando por filmes e fotografias, até balas tiradas de uma parede que havia sido palco de um combate do Aranha…

Pouco a pouco, o Aranha vai se deixando levar  e acaba contando um pouco de sua história para o garoto. Como conseguiu os poderes, porque começou a combater o crime…

 Quando já estavam se despedindo, Tim pede algo que até então o Aranha nunca havia cogitado: revelar sua identidade secreta.

Após uma hesitação inicial o herói surpreendentemente concorda e tira a máscara para o garoto.

Até então não sabemos porque o Aranha está fazendo tudo isso pelo garoto. O que ele tem de especial? Seria apenas felicidade por finalmente encontrar um fã (o último havia sido o Flash Thompson há muuuito tempo)?

Porém. quando o Aranha vai embora finalmente vem o soco no estômago:

Na verdade, Tim sofria de leucemia e só tinha mais algumas semanas de vida. Mesmo triste, o Aranha vai embora esperando ter  feito o melhor para alegrar os últimos dias do garoto…

Não é segredo: o Homem-Aranha é meu personagem preferido. Gostei do herói desde o começo porque ele tinha um lado humano acentuado. Na verdade a Marvel sempre foi conhecida por, ao contrário de outras onde os personagens são certinhos e super poderosos(e por isso mesmo chatos pra burro), ter personagens que, além de super poderes tivessem algum problema seja ele familiar, genético, financeiro etc. E o Aranha é um dos melhores exemplos disso: quando foi picado, o jovem Peter tinha, além de derrotar o vilão da vez, se preocupar em conseguir dinheiro, sobreviver aos valentões da escola, ser rejeitado pelas garotas e se preocupar com a tia eternamente doente (mas que até hoje com 93846235472356 anos ainda não morreu). Ou seja: Peter Parker poderia ser qualquer jovem que lia os quadrinhos. era fácil de se identificar com ele.

O Garoto que coleciona Homem-Aranha está sempre em qualquer lista que se preze de melhores histórias do aracnídeo. Por quê? Simples: ela mostra esse lado humano do herói. Não tem vilão, não tem reviravoltas mirabolantes, não tem pactos com capetas. É apenas uma história simples e emocionante. Dá um aperto no coração, principalmente quando relemos a história sabendo do final. Foi uma das histórias que definitivamente me conquistaram, me fazendo continuar acompanhando as aventuras desse herói tão maltratado pelos roteiristas ao longo dos anos. Sempre que o personagem passa por alguma fase negra em matéria de roteiro (digamos os últimos 10 anos) releio essa história e me lembro que, apesar dos pesares, sempre posso contar com o Amigão da vizinhança. Obrigado a Roger Stern e Ron Frenz por essa obra prima.

Pra terminar, O garoto que coleciona Homem-Aranha foi adaptada(mesclada com outra história clássica e com uma garota no lugar do Tim) nos episódios “Faça um desejo” e o “Ataque do Octobot” da série animada do Homem-Aranha. Episódios que deixo abaixo.

 Faça um desejo #1

Faça um desejo #2

Ataque do Octobot #1

Ataque do Octobot #2

Administrador Iluminerd

A mais estranha figura nesse grupo: não posta, não participa de podcast, mas foi ele quem uniu todas as pessoas dessa bagaça...

Este post tem 4 comentários

  1. Rosinha

    Essa história é foda, e realmente emocionante. Apesar de que eu, sempre que possível, gostar de frisar o quanto o Aranha é um personagem bucha, essa história é realmente muito tocante, isso eu admiro.

    É interessante como o Roger Stern conseguia escrever tantas boas HQs, principalmente em sua fase com o Capitas, e levar as histórias de um modo simples, mas sem furos e fatos mirabolantes, nem trabucos, nem pochetes, nem canhões a laser e personagens massavéios que a cada personagem que matam, proferem 2 frases de efeito.

    Apenas uma bela HQ, curta, singela, porém de uma emoção ímpar.

    1. Victor Vaughan

      Po Rosinha, seu comentário falou tudo! Não sobrou muita coisa para eu falar do Roger Stern!!!  Disse toda a verdade!

  2. Victor Vaughan

    Macgaren, você acertou em cheio, cara! Parabéns! Que você demore e atrase sua coluna o quanto tiver que ser, mas que venha sempre depois com matérias lidas como essa!!!!

Deixe um comentário