Passe o feriadão no mundo encantado de Liniers!

Você está visualizando atualmente Passe o feriadão no mundo encantado de Liniers!

 

         

Corra! O evento que segue apresentando aos cariocas a engraçada, sensível e estranha obra do cartunista argentino Liniers termina domingo (09/09).

A mostra Macanudismo foi aberta em 09/07 numa dobradinha Liniers/Cheba Massolo: Enquanto o músico Cheba, acompanhado de Maximiliano Padin, executou as canções do álbum Coyazz (cuja capa foi ilustrada pelo desenhista), Liniers animadamente pintou o que viria a ser mural de abertura da exposição.

Nos dias que se seguiram, tidos como a primeira fase do projeto, Liniers realizou uma sessão de autógrafos da 5ª coletânea das tiras de Macanudo lançada em terras tupiniquins, proferiu uma palestra sobre o universo de suas criações e ainda ministrou uma oficina sobre tiras.

         

Na segunda fase do evento, entre 04 e 06/09, uma coleção de artistas que possuem uma ligação afetiva ou identidade estética com o cartunista argentino foram escalados para um construtivo revezamento entre oficinas e mesas-redondas, tratando de quadrinhos de observação a minizines.

A exibição em espanhol do filme Liniers, El Trazo Simple de Las Cosas, de Franca González encerra as atividades paralelas hoje (06/09), às 19h.

Já a exposição de originais, que, como dito, só termina no domingo, é fascinante. Se você é fã das pirações fofinhas do autor, irá se surpreender com obras dele praticamente desconhecidas no Brasil, como seus cadernos de viagem, nos quais desenvolve HQs longas, de página inteira, repletas de hachuras. E também arregalará os olhos para várias grandes ilustrações rebuscadas e delirantes, reproduzindo cenas clássicas do cinema, de Chaplin a King Kong.

Agora, se o cara é um ilustre desconhecido para você, digo que irá se impressionar com suas aparentemente simples telas pintadas com cores quentes e personagens saídos de sonhos e pesadelos, e com o conjunto de capas de livro pintadas à mão que formam um grande desenho multicolorido numa das paredes.

    

Aproveite o feriado da Independência e leve a família toda para viajar nas criações do artista contemporâneo de Maitena e do gênio Quino. E não perca o catálogo da exposição, um autêntico item de colecionador, dobrado em formato de sanfona, reunindo informações sobre o autor e suas criações, recheadas de ilustrações lindas, e vááárias tirinhas no verso, tudo coloridíssimo!

Em Liniers, o que importa é se aventurar. Você não passa incólume por seus desenhos, por suas tiras. Há sempre espanto, há sempre emoção.

Nos próximos dias, acompanhe aqui em Iluminerds a cobertura das mesas-redondas, nas quais participaram Adão Iturrusgarai, Fábio Zimbres, André Dahmer, Allan Sieber, Rafael Coutinho, Arnaldo Branco e André Valente.

A Mostra Macanudismo rola na Caixa Cultural (Av. Almirante Barroso, 25, Centro), de 10h às 21h. Acesse o site: www.macanudismo.com.br

Rodrigo Sava

Arqueólogo do Impossível em alguma Terra paralela

Deixe um comentário