Prazer culpado na Troca de Esposas

Você está visualizando atualmente Prazer culpado na Troca de Esposas

Esse título é realmente familiar. A Tv Record tem experiência em reality shows, e parece experimentar sempre com os mais curiosos. Quem não se lembra da bizarrice de A Casa, pouco mais de um ano atrás?

Com Troca de Esposas (versão nacional do reality Wife Swap), a emissora do bispo retoma o interessante formato de Troca de Família (adaptação local de Trading Spouses), muito similar a esse novo programa, no qual acontece o confronto/choque de realidades de famílias e culturas diferentes.

E, como bem ressaltado pelos comentários do Twitter que pulularam no vídeo durante todo o episódio de estreia (que atingiu os Trending Topics), não faltou treta na primeira troca: uma vegana radical indo parar na família de Aritana, cozinheira pop, carnívora e velha conhecida de realities tão díspares quanto Masterchef, Power Couple e A Fazenda.

Com mínima participação (para nossa sorte) da insossa Ticiane Pinheiro, o programa mostrou-se um belíssimo trabalho de edição, captando as nuanças de cada esposa e suas famílias, suas estratégias, alegrias e decepções, seja em imagens ilustrativas, seja em cenas meramente sugestivas, como as que exibiam olhares inicialmente inocentes e expressões de falsa compassividade, quando demonstravam ter muito mais a dizer.

Como naquelas antigas comédias da Sessão da Tarde em que, num passe de mágica, pessoas totalmente diferentes trocavam de corpo e tinham de, literalmente, aprender a viver a vida da outra, Aritana e a vegana-cujo-nome-esqueci tiveram de lidar com pessoas estranhas com hábitos ainda mais estranhos (a partir de seus pontos de vista, pelo menos), torcendo para o feitiço se reverter logo (ou, no caso das duas, para a semana de gravações acabar).

Para quem estava do lado de cá do vídeo, a história do desencontro das duas mulheres fluiu como água, numa espécie de suspense que foi sendo construído aos poucos, num ritmo crescente, repleto de surpresas e bons anticlímaxes.

A dicotomia escolhida para o primeiro episódio foi certeira, pois o embate entre carnívoros e veganos gerou tensão e, inafastavelmente, uma reflexão, funcionando como uma leitura particular do clima de FlaXFlu em que nossa sociedade se encontra atualmente, na qual tensões políticas, culturais e comportamentais são friccionadas até o limite do radicalismo e da violência verbal.

Troca de Esposas provocou tudo isso, mas nem precisava. Já é suficiente valer como curiosidade ou prazer culpado. E só tudo isso que muitos programas almejam. E seus telespectadores.

Rodrigo Sava

Arqueólogo do Impossível em alguma Terra paralela

Deixe um comentário