Antes e depois – Pit Fighter

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Para mais nostalgia:

Excitebike, Contra, Battletoads, Trojan, Strider, Phantasmagoria, Maniac Mansion ou Mappy.

O que era

Jogo de porrada com atores reais. Joguei primeiro em fliperama, mas acho que foi lançado também para Mega Drive. Havia, creio, três personagens para escolher – um deles era um baixinho bem forte de calça azul…

Havia uma galera em volta, bem estilo briga de rua. Mas era um campeonato e tínhamos de ir vencendo até chegar ao oponente final – um tipo sadomasoquista…

Era um jogo bem legal. O fato de usar seres humanos como personagens, apesar de meio tosco, fazia o jogo ficar mais interessante. Acho que o fato de tê-lo jogado na época de Grande Dragão Branco, Kickboxer, Ninja Americano e outros filmes de porrada, fez com que gostasse ainda mais dele.

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O que é

Untitled-1Lançado pela Atari em 1990 para arcades e, no, ano seguinte, para consoles, Pit-Fighter é um jogo de luta que inovou ao utilizar atores reais como personagens. Os comandos são simples: soco, chute e pulo, podendo apertá-los junto para realizar outros movimentos.

O jogo não possui história; o objetivo é vencer o campeonato de luta para ganhar dinheiro e mulheres… São disponibilizados três personagens: Buzz, Ty e Kato.

O que passou a ser

Ele bem que podia ter mais sangue…  Normalmente, os socos e chutes só causam o aparecimento de suor (ou traços brancos). Só quando usamos uma faca ou quebramos algo no oponente que o sangue aparece (ou traços vermelhos).

O fato de ser feito com base em seres humanos reais realmente é um diferencial. Entretanto, o jogo não passa de um apertar frenético de botões – é um bate e foge, bate e foge…

O Ty é o mais fodinha.

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Gustavo Audi

Se fosse uma entrevista de emprego, diria: inteligente, esforçado e cujo maior defeito é cobrar demais de si mesmo... Como não é, digo apenas que sou apaixonado por jogos, histórias e cultura nerd.

Este post tem 14 comentários

  1. Tinha a versão sanguinolenta desse jogo sim, Audi. Alguns flippers Hackeados exibiam essa versão, e depois ela foi lançada pro Genesis/Mega Drive. Bastava fazer um comando secreto (se não me engano, no menu de opções), e todos os suores e traços brancos eram substituídos por vermelho espesso. Adorava esse jogo, mas era de uma jogabilidade tosca, um bate-e-corre sem nenhuma técnica.

  2. Vilipendiador Unperucked

    O jogo não era tb esse apertar frenético de botões que vcs tanto falam não. Apesar de ser muito mais divertido sair baixando a porrada freneticamente, dava pra jogar com técnica sim. O problema é que, apesar de aumentar suas chances, não era garantia de sucesso. As vezes os golpes não pegavam.

    A esquiva (dois toques para os lados) te ajudava bastante, mas naquela época isso era um movimento que a galera não tava acostumada. Aliás, creio eu, Pit Fighter foi pioneiro neste comando. Os jogos de luta na época não tinha esse recurso. Até onde me lembro, só a SNK começou a usar a esquiva em seus jogos com frequência, e anos depois.

    1. Cara, se jogar com técnica não era garantia de sucesso, então não era um jogo de técnica. Ponto.
      Você lembrou de um ponto ruim da jogabilidade tosca desse jogo: muitas vezes, você batia, e o soco “atravessava” o seu adversário. Lutar com fantasmas é frustrante.
      A esquiva nem sempre funcionava. Muitas vezes tentei fazê-la, o boneco dava um passinho pra trás e tomava porrada do adversário.
      Realmente, Pit Fighter foi um dos primeiros jogos a ter a função esquiva (se não o primeiro), mas daí a você conseguir usá-la efetivamente, são outros 500…
      (Putinha da SNK mode on) SNK É PHODD@!!!! (Putinha da SNK mode off)

      1. Vilipendiador Unperucked

        Caralhos! O que eu quis dizer é que o jogo tinha movimentos mais tecnicos, diferente do primeiro Street Fighter. Este sim, você tinha que balançar o controle e apertar botões freneticamente se quisesse algum golpe. Se pensar bem, tire os golpes especiais do segundo SF e tb teremos um jogo de apenas chutes e socos.
        Os movimentos tecnicos (como a esquiva) não funcionarem é mais problema de desenvolvimento do game que ausência deles. O detalhe de atravessar golpes é um exemplo. Mesmo vc baixando a porrada o problema continuava.
        Ainda assim, com todos os revés, você conseguia ir mais longe no jogo sendo paciente do que dando só chutes giratórios do Ty. Funciona muito no inicio mas os inimigos vão ficando mais “inteligentes”.

        1. Pô, mas comparar Pit Fighter com o primeiro Street Fighter é baixaria! O Street Fighter 1 era uma porcaria em matéria de jogabilidade, por si só… Ainda mais se compararmos com Pit Fighter… Agora, a diferença entre o primeiro e o segundo Street Fighter é tão grande que nem cabe comparação. Você só pode comparar maçãs com outras maçãs. Não dá pra comparar maçã com uvas, e o segundo Street Fighter é uma vinícola inteira de diferença, comparando com o primeiro: as animações dos lutadores do SF II são monstruosas, comparadas com as animações de 2 quadros por segundo do SF I. Além disso, o jogo tem uma profundidade de jogabilidade, quanto a timing de golpes, física dos movimentos, a criação dos golpes especiais e do movimento de defesa… etc. Tem tantas diferenças e progressos que não dá pra chamar SF II de um jogo de “apenas chutes e socos”.

          Mas concordo que, com paciência e jogando muitas mesas e cadeiras, você conseguia chegar até aquele pesadelo sadomasô que era o chefe final.. Só com paciência mesmo, que na técnica era difícil… HAHAAHAH

    2. Senhor Suíno "Suínomito"

      O problema é que a jogabilidade do jogo era tão imprecisa que não adianta estratégia. Você acaba pra lá e pra cá socando os botões e não conseguindo nada.

  3. SanCrow

    Pit Fighter!!! Karalhou! jogava muito isso
    eu e outros mulekes na época até fizemos o nosso “Pit Fighter” kkkkkkk
    quem nunca?

  4. Senhor Suíno "Suínomito"

    Pit-Fighter antes: lixo
    Pit-Fighter depois: lixo
    Tudo bem que na época do lançamento desse jogo praticamente todos os jogos de luta eram ruins, mas alguns eram menos ruins que outros, e alguns desses jogos seguiam justamente o estilo de Pit-Fighter, como Street Smart e Solitary Fighter.
    Esses eram Pit-Fighters mais precisos (mas ainda assim cansativos pra caramba). E enquanto os outros jogos tinham personagens genéricos, Solitary Fighter tinha um personagem chamado LICK JOE, que segundo a biografia mostrada no começo do jogo é um wrestler que “teve sua profissão revocada porque matou 13 outros lutadores enquanto brincava”. LICK JOE! É como uma ordem, “lamba, Joe!”
    Nada supera Lick Joe e o engrish sensacional de Solitary Fighter.

    1. MaxRicardi

      joguei muito street smart. mas é uma bela merda mesmo!

    2. Vilipendiador Unperucked

      ahuehuahuehuha… Eu acho Solitary Fighter lixo pra caray.
      E Street Smart é dificil pra cacete. Dava raiva o inimigo ser tão resistente e sacana.

  5. MaxRicardi

    rapaz, de vez em quando boto essa bomba no emulador

    dou uns 3 socos e desligo hahaha

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