Brainstrume #5 ┼ O Orkut morreu ? ┼

Você está visualizando atualmente Brainstrume #5 ┼ O Orkut morreu ? ┼

Recente estudo da consultoria comScore apontou que o Twitter e o alvo da coluna, o doce e famigerado, Orkut, estão encolhendo em acessos no Brasil. O Facebook cresce no mundo todo, assim como o Twitter, principalmente nos EUA. Porém, o Orkut, tadinho, está dando dó! Caiu 43% no último ano.

Numa falta do que fazer sem precedentes, lembrei da tônica do Orkut, que era exatamente isso, o ócio.

Não! Maldade… Era um grêmio, recreativo ou especulativo, boativo ou odiativo. A função do Orkut era reunir pessoas, vivas e mortas, para ostentar fotos de viagens pelo mundo, pagas parceladamente no cartão de crédito, mexer na fazendinha e mudar o visual e humor de seu Buddy Poke.

Mas, o motivo de falar do site no passado? É que ele morreu, não foi enterrado, mas bem que cabe um RIP, porque o ancestral sítio já foi desta para melhor.

Desculpem, o site não foi tirado do ar, mas, a audiência caiu. Aparentemente, tenderá a se estabilizar, com os resistentes e acostumados ordenhando até a última gota de leite dessa pedra social.

As pesquisas dizem que, diferentemente do Feice, o Ork não se modernizou, não se renovou, oferecendo novos serviços. Ficou para trás.

Entretanto, parece ser exatamente o que sua audiência cativa espera. Embora o site tenha sofrido uma substanciosa maquiagem, fruto de uma estratégia não muito remota – do tempo em que acreditavam em sua capacidade de fazer frente à concorrência, a verdade é que ele estagnou em sua última configuração, singela e com as velhas ferramentas de sempre.

Você deve estar se perguntando e o quico? e o que eu tenho a ver com isso?! Nada. Perco meu tempo com o escrutínio de tal miséria apenas porque já fui fanboy do site e, por isso, lembrei de acessá-lo depois de meses de simples descaso, e, uma vez nele, digitei em sua ferramenta de pesquisas: O Orkut morreu?

Nos resultados, logo surgiram comunidades com essa mesma pergunta, mas em forma de sentença! Na comunidade mais cheia, um estóico recado do administrador dava conta de que o Orkut havia acabado e que os quase seis mil participantes tinham se mudado para um outro site, o… o… sei lá.

Já na segunda maior comunidade, chamada  ‘O Orkut já morreu’, a participante ‘neli espanhol’ respondeu à pergunta, afirmando: “Pra quem gosta de modismo, sim pra eles ja morreu, como vai morrer o Facebook quando se entediarem de novo”.

Já ‘Marco Polo’ crê que “ficará igual ao que aconteceu ao Fotolog, que teve seu auge e, hoje, mesmo sem o status de antes, ainda tem usuários”. ‘Cordenador Ivo Campos’ completa, lembrando outro ex-mobilizador de atenções da internet: “O ICQ também foi assim. Tem usuários, mas sem popularidade”.

A vida é dura na Internet. É como alguém disse uma vez: evolua ou morra. Bem, quem sabe? Se há lugar para CDs, discos de vinil e Master System, deve haver para um Orkut vintage.

Rodrigo Sava

Arqueólogo do Impossível em alguma Terra paralela

Este post tem 3 comentários

  1. Pablo Casado

    Tem mais é que morrer mesmo. Depois que colocaram o “cadeado”, perdeu o sentido ter Orkut para encontrar velhos amigos ou fazer novos – ou mesmo só bisbilhotar gostosas. Faceboba também já ficando muito viadinho e já estou querendo mandar ele pra PQP. Gosto do twitter no entanto, ele avisa logo quem são os putos que “protegem seus tuits” e mando eles logo a merda sem nem clicar para perder tempo. 

Deixe um comentário