Crossover na TV! Amor à Vida & Big Brother Brasil

Você está visualizando atualmente Crossover na TV! Amor à Vida & Big Brother Brasil

valbbb4

Muito se pode fazer por dinheiro nesta vida; posar pelado, vender a própria mãe, concorrer a uma vaga para o Big Brother Brasil.

É. Só que é preciso coragem para qualquer uma dessas atitudes, né não? Pois, mesmo que a grana não seja garantida no fim das contas, a vontade prevalece; às vezes o dinheiro estimula a criatividade, ah, isso ele faz. É o caso da Rede Globo.

Não é a primeira vez que vemos acontecer um crossover, um encontro de personagens de franquias diferentes, programas diferentes, universos diferentes. Aconteceu com CSI, aconteceu com Jornada nas Estrelas, com a Marvel e a DC.

Agora, juntar uma personagem tragicômica de uma novela que está no ar a um grupo de pessoas reais num reality show é uma ideia maluca… E muito boa, principalmente quando envolve uma atriz em ascensão, cujo talento para o humor e a improvisação é o diferencial.

7b51af99-6a17-4db6-8292-1bdd4b1ae381_4

E essa personagem da telenovela Amor à Vida, Valdirene, em sua intensidade característica, percorreu, em poucas horas de participação no BBB, o caminho comum de uma verdadeira Big Sister (ou Brother, se você for um purista). Curtiu uma festa, sensualizou, paquerou, discutiu, aprontou, foi pro edredom com um cara, malhou e chorou.

Ah, e participou de uma prova, é claro. Perdeu, foi eliminada, e, obviamente, se recusou a sair. Tentou dar um olé na produção e acabou sendo expulsa, carregada por aqueles ninjas de capuzes pretos. E ainda assim, fez piada de tudo. É o estilo dela.

Caracoles, o que foi a piradinha roubando frutas e escondendo em seu colchão? E, durante uma briga, ter jogado uma batata num grandalhão, dizendo que a dele estava assando?

Tatá Werneck, a intérprete da personagem, veio da MTV pronta para o estrelato. Sua participação no BBB foi meteórica, mas inspirou uma avalanche de reportagens em sites e comentários em redes sociais, alguns inclusive alimentando teorias da conspiração, como as que diziam que uma das participantes do reality show era uma atriz inserida na casa para discutir com a periguete ficcional.

975d2fd9-c6e2-4b97-98ca-d51f75d18566_2

Repercussões à parte, parece que a Globo calculou mal o alcance da sua iniciativa. Ao subirem as legendas do capítulo de quarta-feira de Amor à Vida, Valdirene se dirigia, de carro, à casa mais vigiada do Brasil. Seria natural que sua entrada na casa se desse na edição de quarta-feira do BBB, que vai ao ar após a novela.

#Só que não. Ela entrou depois, e somente quem tinha pay-per-view literalmente pagou pra ver seu debút. Os meros mortais da TV aberta a viram somente no intervalo de Homeland, já na madruga.

E, digo mais, se o capítulo da última quinta-feira (16) de Amor à Vida foi espetacular, na relação entre o real e o imaginário, ao casar as cenas de Valdirene no mundo (quase) real do BBB aos takes dos personagens no universo da telenovela, não se pode dizer o mesmo do pobre Big Brother Brasil, que limitou-se a mostrar poucas cenas da personagem, ignorando a verdade nela, supervalorizando seu conceito maquiado de show de realidade.

Diversas vezes levantaram teorias de que o BBB era armado, de que os conflitos eram inventados, e mesmo alguns de seus participantes. E, quando surge a oportunidade, quando a ironia finalmente toma conta desse universo com a entrada da piradinha surgindo para questionar os paradigmas do formato, eles limitam-se a fazer o que sempre fazem, que é também o que fazem melhor, embora sejam extremamente criticados pelo mesmo motivo: Eles editam.

Editaram Valdirene. Cortaram a Val Delícia, trataram-na como performance, como quimera, como produto.

16jan2013---em-amor-a-vida-valdirene-e-recebida-por-multidao-apos-ser-eliminada-do-bbb-1389865377092_615x300

Pior pra eles. No mundo de Amor à Vida você viu o que lhe sobrou da experiência: …ela ficou famosa. E o resto é história. E continua nesta sexta, depois do Jornal Nacional.

Rodrigo Sava

Arqueólogo do Impossível em alguma Terra paralela

Este post tem 10 comentários

    1. Bizarro

      Um Bugman que faz post´s com frequência? Meu Deus, Corram!

      1. JJota

        Só espero que o Sava não comece a banir a galera… Com a nossa audiência, se banir três podemos fechar as portas.

  1. Harvey_o_Adevogado

    tanto talento para comédia alternativa, sendo desperdiçado na telinha da globo…

    1. Tela da Grobu é um veículo muito bom pra projeção. Daí pra diante, ela pode tentar outras coisas, sem estar ligada à imagem da emissora. Acho válido. Só não pode se engessar no formato imposto pela direção, e ficar nesse tipo de coisa (novelas e etc.) ad eternum, como vários atores de lá, brilhantes, acabaram fazendo…

Deixe um comentário