Iluminamos: O Último Programa do Mundo

Você está visualizando atualmente Iluminamos: O Último Programa do Mundo

SoultimoprogramadomundoCapa

Monty Python foi atrás do sentido da vida. O Último Programa do Mundo investigou o sentido de um programa de televisão.

Com liberdade, anarquia, subversão e saborosas doses de filosofia, os enfant terribles da desmoronante MTV Brasil, tocam o terror numa espécie de manifesto da comédia audiovisual pós-moderna, um amálgama (você aprendeu o significado dessa palavra na revista DC versus Marvel) de um talk-show desesperado que entrevista técnicos da emissora e jornaleiros com um reality show absurdo, que encena a experiência esquizofrênica de se fazer o último programa de um canal em extinção.

Esse clima apocalíptico e espetacular, tipo Chacrinha e Regina Casé do avesso no liquidificador, foi criado pelo coletivo da revista/fanzine Quase, que virou canal no You Tube.

1240415_164093257117332_798982110_n

Daniel Furlan é o rapaz franzino e insano, mescla de Bruce Banner e Hulk, que tenta apresentar o programa enquanto o destrói, juntamente com as suas e as nossas esperanças.

Juliano Enrico é o Vice-Cônsul de Honduras, falido animal diplomático que chora a saudade de seu país caribenho enquanto atua como um assistente de palco idílico e carinhoso, embora com tendências violentas e dançarinas.

1186251_164093500450641_1957197561_n

A consistência do programa é gelatinosa, e nada está a salvo nele, nem mesmo seus elementos cênicos, utilizados e destruídos constantemente, caso da mesa e do extintor, ou seu cenário, cujo chroma key fica para trás, com a suposta desativação do estúdio no qual era gravado.

Em que pese sua errática estrutura, em algum momento podemos nos deliciar com os merecidos tapas na cara recebidos por Furlan ao pronunciar as mais diversas frases imortais ou esquecidas durante o quadro “Frases que valem tapa na cara“, pinçadas de outros programas, letras de música, provérbios ou conversinhas ignóbeis que já repetimos por aí.

1185059_164689850391006_566222260_n

Como disse na choradeira matéria sobre o Furo MTV, esse programa é um dos poucos lares da idiossincrasia na televisão, da experimentação do humor, e blá blá blá, a salvação da lavoura, que, infelizmente, está morrendo junto com a MTV Brasil, com a diferença de que a emissora que, tal como um super-herói da Marvel, está morrendo somente para ressuscitar na semana seguinte.

Ou não, senhoras e senhores e transgêneros: Assistam o programete enquanto a MTV ainda está no ar (ela acaba na próxima segunda, dia 30/9). Se gostarem, basta formar uma comunidade no Orkut ou passar uma corrente de emails pedindo doações para que eles possam se alimentar e continuar com tudo no canalzinho do You Tube.

1187209_164692160390775_2071871634_n

Vamos lá, amiguinhos! Não deixem esses caras irem para o Zorra Total ou acabarem escrevendo no Iluminerds.

Rodrigo Sava

Arqueólogo do Impossível em alguma Terra paralela

Este post tem 6 comentários

  1. toddy

    O programa até que é maneiro mesmo, o cara dá uma voadora no outro sem sentido algum, huahuahuahauha! Muito bom

  2. Há séculos que não assisto MTV, mas com tudo o que foi falado, e sabendo que tem a mão do pessoal do TV Quase, que fizeram aquele hilario vídeo do Coco, vou conferir para ver se é isso tudo mesmo.

  3. Canoa Furada

    Achei esse programa bem engraçado. Até porque está cada vez mais difícil assistir programas de humor nacional.

    E o lado bom da “nova” MTV é que vão exibir South Park.

Deixe um comentário