Escola Secundária – Festival do Rio 2012

Você está visualizando atualmente Escola Secundária – Festival do Rio 2012

 

As estatísticas vêm afirmando que a chamada “Lei Seca” tem aumentado a consciência dos motoristas, minimizando o consumo de álcool entre eles. Em algumas cidades, juízes eleitorais editaram portarias com o mesmo objetivo: Proibindo o consumo de bebidas alcoólicas antes das eleições, como medida conscientizadora do eleitor.

Conscientização passa por proibição? Educação política ajuda também? Buscando refletir sobre tais questões, consegui ingressos para a sessão de sábado à noite (sim, na véspera das eleições municipais) de “Escola Secundária”, no Festival do Rio.

O documentário volta suas atenções para uma escola pública argentina, acompanhando o dia-a-dia dos alunos durante as eleições para o Conselho Estudantil.

E é incrível observar como a cultura vigente nas eleições, incluindo o uso de frases de efeito, de ataques contra os adversários, bem como de defesa veemente dos pontos de vista, frente a questionamentos de incongruências no discurso por parte dos eleitores, encontra guarida nos corações e mentes dos alunos candidatos.

Ao final da projeção, a diretora Celina Murga simpaticamente respondeu a perguntas da plateia, revelou que seu próximo filme será uma ficção (cujo título, ‘Tres Orishas’, inspira-se em conto de Guimarães Rosa), e recebeu do público a sugestão de inscrever seu documentário no Festival ‘É tudo Verdade’, dedicado ao gênero.

“Escola Secundária” terá nova sessão na terça, 9/10, às 18h, no Estação Vivo Gávea.

Rodrigo Sava

Arqueólogo do Impossível em alguma Terra paralela

Deixe um comentário