Iluminamos: Grandes astros do Faroeste.

Você está visualizando atualmente Iluminamos: Grandes astros do Faroeste.

Nessa minha primeira resenha para o Iluminerds resolvi esmiuçar o encadernado Grandes Astros do Faroeste, título de longa data, mas reformulado para o universo dos novos 52 da DC trazendo Jonah Hex como protagonista.

Os que gostam de Jonah Hex no Brasil, podemos dizer que somos privilegiados: Este encadernado foi lançado por aqui antes mesmo dos EUA! Isso mesmo, este encadernado só sairá em seu país de origem em novembro, esta antecipação talvez possa pesar caso o encadernado norte-americano traga algum extra, mas isso é assunto para o futuro.

Até hoje acho genial a ideia de John Albano e Tony Dezuñiga de criarem em uma terra de mocinhos e bandidos um personagem que se encaixa em nenhum dos dois grupos. Jonah Hex é um pistoleiro de aluguel solitário, com um rosto desfigurado e ódio de sobra, já é o suficiente para dar certo.

 

Nesta sua nova encarnação, agora em Os Novos 52, Hex desembarca em Gotham City nos primórdios da sua fundação e encontra como parceiro ninguém menos que Amadeus Arkham, o mesmo fundador do famoso asilo que se torna seu parceiro de aventuras e problemas. Estas e outras referências à Gotham que conhecemos recheiam a edição.

Ao contrário de sua fase anterior, as aventuras de Hex agora são divididas em arcos, e não one-shots. No primeiro arco, temos Jonah à caça de um misterioso assassino de prostitutas, e no segundo, Hex investiga o desaparecimento do filho de um milionário empresário de Gotham.

Além disso, temos histórias curtas do personagens El Diablo e Espírito Bárbaro, que mesmo não sendo tão boas quanto as de Hex, são uma leitura interessante. Além disso, ao fim da edição temos uma matéria sobre a vida editorial de Hex no Brasil muito bem detalhada com todas as encarnações do cruel pistoleiro por aqui.

Mas, infelizmente, temos alguns problemas na edição:  já na contracapa, não temos lá a especificação de quais edições originais este encadernado engloba, como todos os encadernados da Panini fazem, se nem nos EUA esse título foi lançado, não dava pra saber MESMO o que estaria no conteúdo a não ser que comprasse a edição! Pode parecer estranho, mas na lombada só temos o título de “Grandes Astros do Faroeste” como se fosse uma edição única, mas como temos um gancho ao fim da publicação, é claro que, salvo de algum cancelamento, teremos mais encadernado por aí.
Mais um problema: nas páginas 85 e 86, temos três vezes a repetição errônea da palavra “desinteria”, o correto é disenteria.

Apesar dos erros, a edição vale a pena, mas me traz alguma apreensão: Em sua encarnação anterior, tivemos pela própria panini a publicação de 6 encadernados de Jonah Hex por aqui, contendo das edições 1 à 36, nos EUA tivemos 70 edições e a pergunta que fica no ar é: A Panini mesmo com a chegada d’Os novos 52 prosseguirá com os volumes anteriores de Jonah Hex de onde parou ou deixará MAIS UM título incompleto? Só o tempo dirá a resposta.

Nota: 8,5

Ficha Técnica:
Aurotes: Justin Gray e Jimmy Palmiotti (roteiro) e Moritat (desenhos)
Editora: Panini
Número de páginas: 180
Lançamento: Agosto de 2012

Administrador Iluminerd

A mais estranha figura nesse grupo: não posta, não participa de podcast, mas foi ele quem uniu todas as pessoas dessa bagaça...

Deixe um comentário