Iluminamos: Neverwinter

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Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom?

Mais um MMO está no ar. Estou me referindo a Neverwinter. Para os jogadores de RPG, esse nome não é estranho. Entretanto, se você nunca ouviu falar Neverwinter, trata-se de um jogo baseado no reino mais famoso de Dungeons and Dragons – Forgotten Realms.

Esse jogo de tabuleiro teve sua estreia nos games em 2002 com o excelente Neverwinter Nights e suas expansões (Shadows of Undrentide e Hordes of the Underdark). Depois disso, em 2006, saiu a sequência Neverwinter Nights 2 que também ganhou algumas expansões (Mask of the Betrayer, Storm of Zehir e Mysteries of Westgate).

Também em 2006 a desenvolvedora Turbine lançou o MMO Dungeons and Dragons, que se baseava principalmente na regra 3.5. Joguei muito pouco o D&D Online e odiei o mecanismo.

Pois bem, agora em 2013, precisamente em 20 de Junho, a Cryptic Studio nos apresenta um novo MMO, Dungeons and Dragons: Neverwinter. Quando joguei pensei: “é D&D Online?” O pensamento veio porque o tutorial do jogo é praticamente idêntico ao antecessor, mas, depois dos “primeiros passos”, percebemos que as semelhanças acabaram.

Nitidamente D&D: Neverwinter é uma espécie de “D&D Online 2”, ou seja, gráficos melhorados, sistema baseado na mecânica D&D 4.0 e uma jogabilidade muito melhor que a de seu antecessor.

Neverwinter te oferece 7 raças iniciais e 5 classes (divididas em DPS, tank e healer). Como todo jogo, testei todas as raças e classes até que, para minha própria surpresa, decidi jogar com um Clériga Meio-Elfa (healer).

Todas as classes tem um total de 8 ataques ativos (2 daily; 3 encounter; 2 at will e 1 mechanic) e 2 poderes passivos (class feture).

Árvore de poderes do Clérigo
Árvore de poderes do Clérigo

Segue um gameplay do jogo:

Achei tudo isso muito interessante. O que mais me chamou atenção foi o sistema The Foundry – um sistema que permite o jogador criar a sua própria aventura. No fundo, é o mesmo mecanismo que se tinha em Neverwinter Nights e tornava o jogo tão interessante. Quem jogou City Of Heroes (já que a Cryptic criou o jogo) vai perceber que o The Foundry é bem parecido com o sistema The Architect, mas, desta vez, a Cryptic aprendeu com os erros. Apesar de você encontrar missões que te dão muitos XP’s de forma muito fácil, o sistema trava o seu ganho, pois percebe que seu personagem está apresentando um “Boost”. Isso é sensacional, foi um dos grandes motivos para que o CoH se tornasse um jogo chato, com gente chegando em 3 dias do level 1 ao 50 (level máximo) sem saber nada do mecanismo.

Outro sistema interessante é opção Companion. Diferente de outros MMO, seu companion não é apenas para fazer figuração, ele te ajuda e, principalmente, ele é uma classe, ou seja, você pode jogar como healer e ter um DPS ou Tank ou Controller ou até mesmo um outro Healer como companheiro.

Resumindo: Gostei muito de Neverwinter, mas admito que não tenho mais tempo ou paciência para outro MMO em minha vida. Se você busca um MMO com tema fantasia e que não seja World Of Warcraft, então, Neverwinter é uma excelente opção.

Ficha técnica:

  • Plataforma: PC
  • Desenvolvedora: Cryptic Studio
  • Ano de lançamento: 2013
  • Gênero: MMO

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

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