Iluminamos: O resgate do Vapor Willie

Você está visualizando atualmente Iluminamos: O resgate do Vapor Willie

rsz_img022

As aparências enganam.

Quando soube do lançamento desta edição, gostei muito. Adoro de ver os títulos da Disney em tamanhos diferentes do formatinho, e, quando soube que era do Mickey, melhor ainda.

Passando isso, quando abri a revista e descobri que o roteiro era assinado por Tito Faraci e os desenhos por Corrado Mastantuono, nomes conhecidos por quem, além da Disney, acompanha os Fumetti da Bonelli, tudo levava a crer que seria uma edição memorável! Mas não é.

rsz_img022(1)

A sinopse é interessante: depois de décadas desaparecido no fundo do rio Cotovelo do Diabo, o Vapor Willie, barco usado por Mickey em sua primeira animação é encontrado, fazendo Mickey e João Bafo-de-Onça literalmente em uma aventura de resgate do barco que os tornaram famosos para o mundo inteiro. Recheiam a história os desenhos do já citado Mastantuono parecem muito com os de Giorgio Cavazzano, mas se tratando de Disney estão ok, mas quem quiser ver o máximo da Arte de Mastantuono sugiro que o acompanhe nas histórias do Tex.

rsz_img024

Dizendo tudo isso, vamos aos erros da edição: Esta história foi publicada em um especial em comemoração aos 75 anos do Mickey na Itália, onde tem o nome de Topolino. A edição original tem 300 páginas e conta (obviamente) com várias outras histórias além dessa, mas em formatinho. Aqui só nos sobrou então estas 50 páginas que contam com a aventura principal da edição italiana, numa edição nacional que se vai da segunda até a terceira capa! Com isso, a primeira página de quadrinhos foi cortada, perdendo o título da história para dar lugar ao expediente da Abril.rsz_img025

E sabe qual é o pior? Esse ano, o Mickey faz 85 anos e até o que me consta, esta revista fininha de 50 páginas é a edição de comemoração de aniversário dele aqui no Brasil! Eu não conheço o conteúdo integral da edição italiana, mas ir de 300 páginas iniciais para 50, é de estragar a festa de aniversário de qualquer um.

E, infelizmente, vejo um certo descaso com o Mickey por parte de Abril de uns anos pra cá, basta lembrar que quando o mesmo completou 80 anos nem edição comemorativa teve! Ano passado a revista Mickey completou 60 anos nas bancas brasileiras e essa data também não foi lembrada.

rsz_img024

O nosso querido Zé Carioca, por outro lado, foi condecorado com duas ótimas edições para comemorar seus 70 anos de vida, isso sem contar com o retorno por parte da Abril em produzir novas histórias ao personagem. E se não fosse bastante o contraste com o papagaio, no fim do ano já estão programadas duas edições para celebrar os 60 anos da revista do Tio Patinhas! Enquanto isso o Mickey se contenta com essa edição anêmica, será que a Abril só gosta de aves?

A Abril, que vem fazendo um bom trabalho com a linha Disney para leitores casuais e colecionadores, por esses problemas e contrastes, soprou as velhinhas de aniversário do Mickey em seu lugar e ainda deixou perdigotos no bolo, fazendo desse um dos aniversários mais sem graça deste querido camundongo.

Nota: 4,0

Administrador Iluminerd

A mais estranha figura nesse grupo: não posta, não participa de podcast, mas foi ele quem uniu todas as pessoas dessa bagaça...

Este post tem 2 comentários

  1. toddy

    Me lembrou o desenho em que o Mickey , Pateta e Donald moravam num trailler, era muito bom! valeu

  2. Inacreditavel_Neo

    Até hoje não achei as edições comemorativas do Zé. O trabalho em republicar histórias clássicas é muito bom. Mas a maldita distribuição setorizada só permite que o pessoal do Norte/Nordeste só recebe as revistas meses depois. Ou, como aconteceu com o Zé, nem receba.

Deixe um comentário